O setor ofensivo do Cruzeiro será ponto de atenção na próxima janela de transferências por parte da gestão de Ronaldo Fenômeno. O rendimento das peças de ataque e situações de contrato farão o time se movimentar no mercado.
+ Seja o primeiro a saber as notícias do Cabuloso! Clique aqui e siga o ge Cruzeiro no Whatsapp
Resultados da rodada do fim de semana aproximaram o Cruzeiro da zona de rebaixamento
A gestão do futebol cruzeirense tem como prática manter constante a análise de mercado e de peças que podem vir, no futuro, servir o time mineiro, assim como a avaliação do elenco atual. O planejamento para 2024 será intensificado na reta final de ano, mas será bastante afetado pelo que ocorrer no Brasileiro.
Com uma permanência na Série A, o orçamento é um, e há expectativa de um crescimento nos investimentos. Se caso ocorrer o que todos no Cruzeiro não querem – uma volta à Série B – o tipo de investimento será outro, com um outro perfil a ser buscado para tentar voltar à elite.
Gilberto, do Cruzeiro, é consolado após falha que resultou no gol de empate do Corinthians — Foto: Gilson Lobo/AGIF
A confiança é que o time melhore na reta final de Brasileiro, com Zé Ricardo encontrando a melhor formatação ofensiva e que faça o setor render. Mas há a certeza que o setor não respondeu como deveria em 2023 e passe por mudanças.
Rendimento
Neste momento, o ataque do Cruzeiro é o segundo pior do Brasileiro, com 24 gols marcados , um a mais que o Internacional, pior no quesito. O time tem vivido um período de escassez e eficiência na competição. Contratado como homem-gol da equipe em 2003, Gilberto vive o maior jejum da carreira e não conseguiu se firmar no time.
Ao mesmo tempo, o Cruzeiro liberou Henrique Dourado, que também não vinha mantendo atuações regulares, e perdeu Rafael Papagaio, com uma lesão no joelho esquerdo, que ainda vai tirá-lo de algumas atividades com o grupo . Neste momento, somente Gilberto é opção como "camisa 9".
Nikão foi testado como falso 9 do Cruzeiro — Foto: Staff Images/Cruzeiro
Entretanto, como o atacante não vem respondendo com gols, Zé Ricardo vem testando novas formações do setor ofensivo, com o chamado "falso 9" . Nikão foi observado, por exemplo, contra o América-MG. O treinador já indicou que poderá utilizar Bruno Rodrigues nesta função.
Contratos
O Cruzeiro tem quase a totalidade do elenco ofensivo garantido para 2024. Justamente quem mais correspondeu com gols é que tem cenário indefinido. Emprestado pelo Tombense, Bruno Rodrigues tem ainda situação indefinida, apesar de ter demonstração pública do Cruzeiro do interesse de renovar.
Meia ofensivo, Nikão também está emprestado até o fim do ano ao Cruzeiro pelo São Paulo. Ainda não há definição sobre a situação do jogador, que vive uma temporada de irregularidade, até o momento.
Bruno Rodrigues pelo Cruzeiro — Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Os demais jogadores do setor ofensivo têm contrato com o Cruzeiro , pelo menos, até o primeiro semestre do próximo ano. Rafael Bilu, ainda se recuperando de lesão, e Matheus Pereira (emprestado pelo Al Hilal) são os mais próximos com vínculo a vencer .



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!