logo

31/8/2023 04:14

Técnico do Cruzeiro terá missões nos bastidores e em campo; veja lista e elenco à disposição

Clube busca novo comandante, após resultados e relação com parte do elenco atrapalharem Pepa

Técnico do Cruzeiro terá missões nos bastidores e em campo; veja lista e elenco à disposição

O Cruzeiro segue em busca de um técnico para o restante da temporada, após a saída de Pepa. Um comandante que chegará com objetivos a curto prazo, para serem realizados até dezembro. Missões que vão do vestiário ao campo de jogo.

Trajetória de Pepa no Cruzeiro foi marcada por altos e baixos

  • Mais notícias do Cruzeiro
  • Ronaldo acompanha treino da base do Cruzeiro na Toca da Raposa
  • No Cruzeiro, Paulo Autuori vira primeira opção para assumir o time até o fim da Série A
  • O que abreviou a trajetória de Pepa no Cruzeiro foi um somatório dos resultados ruins (apesar de bom desempenho em parte dos jogos) com a quebra de confiança junto ao grupo de jogadores. O português teve atritos na reta final em Belo Horizonte, quando emendou sete jogos sem vitória no Brasileirão.

    União com elenco

    Com a janela de transferências fechada no Brasil, o novo comandante do Cruzeiro terá à disposição um elenco com 27 jogadores (veja a lista no fim da matéria) , desconsiderando Ramiro (que voltará de lesão só em 2024) e garotos que estão em transição do sub-20. A missão primária do treinador será ter o grupo nas mãos.

    D’Alessandro, gerente de futebol, é uma figura considerada importante para a retomada do bom ambiente entre o novo técnico e o elenco. Vale ressaltar que o clima entre os jogadores, especificamente, não é considerado ruim.

    D'Alessandro e Paulo Autuori Cruzeiro — Foto: Staff Images/ Cruzeiro

    D'Alessandro e Paulo Autuori Cruzeiro — Foto: Staff Images/ Cruzeiro

    Recuperação de jogadores

    Justamente em função da impossibilidade de contratações, o técnico também terá a missão de ajudar o atual elenco na retomada do melhor nível de atuações. Nesse contexto, há atletas que ainda não conseguiram boa sequência no ano, além de outros que passam por instabilidade, após boas atuações.

    O principal caso de jogador que esteve bem, mas terminou a trajetória de Pepa em baixa foi Bruno Rodrigues. Ele ainda é o artilheiro e o garçom do time no ano, mas não conseguiu atuações de destaque nas últimas rodadas. Marlon e William também acompanharam a instabilidade do time, assim como Arthur Gomes, após começo avassalador. Vital também está em baixa.

    Nikão Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro

    Nikão Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro

    Pelo lado de jogadores contratados sob destaque, mas que não conseguiram desempenhar, os principais exemplos são Gilberto e Nikão. O centroavante não marca gol há mais de 100 dias e esteve na mira da torcida em protestos recentes. O camisa 10, por sua vez, esteve cotado para sair na janela de inverno, mas permaneceu no elenco e ainda tenta protagonismo. Tem dois gols e ainda não deu assistência, após 17 jogos na temporada.

    Objetivos na Série A

    Em relação ao campo, é claro que a diretoria buscará um profissional que considera capaz de dar um padrão de jogo à equipe, mantendo também bons aspectos do trabalho de Pepa, mas que possa, acima de tudo, aliar o desempenho aos resultados. Afinal, pegará um time a apenas quatro pontos do Z-4 (se estrear diante do Bragantino, no domingo).

    O Cruzeiro tem dois objetivos pensando na tabela do Brasileirão. O primeiro deles é se manter na elite. O segundo, que inclusive foi colocado pela diretoria aos profissionais no início do ano e que também era externado por Pepa, é devolver o time ao cenário de competições internacionais para 2024.

    Pensando na permanência na Série A, o “número mágico” dos pontos corridos com 20 equipes é de 45 pontos. Há um entendimento de que a média cairá em 2023. De qualquer forma, para chegar aos 45, o novo técnico precisa de 20 pontos em 51 possíveis. Um aproveitamento de 39% - exatamente igual ao atual, após 21 jogos.

    A missão em relação à Sul-Americana é mais complicada. A diretoria estabeleceu os 53 pontos como meta. Para isso, são necessários mais 28. Ou seja: o time precisa conquistar 55% dos pontos que serão disputados nas 17 rodadas restantes. Aproveitamento de G-6.

    Números como mandante

    Para conquistar os objetivos, o técnico do Cruzeiro precisará também retomar a força do time como mandante. Mesmo com boa média de público, a equipe tem somente a 17ª campanha em casa no Brasileirão, com três vitórias, três empates e cinco derrotas. Restam oito jogos (24 pontos) em disputa nessa condição.

    Neste momento da temporada, o Cruzeiro retornou de vez ao Mineirão, após atrito com a administradora do estádio, no início do ano. Jogando no Gigante da Pampulha, no entanto, fez cinco jogos e não conquistou nenhuma vitória em 2023. Fez apenas um gol.

    Cruzeiro ainda não venceu no Mineirão neste Brasileiro — Foto: Staff Images / Cruzeiro

    Cruzeiro ainda não venceu no Mineirão neste Brasileiro — Foto: Staff Images / Cruzeiro

    Eficiência do ataque

    Sob comando de Pepa, o Cruzeiro conseguiu bom desempenho ofensivo, mas somente no que diz respeito à criação de oportunidades. A conversão dessas chances em gols foi baixa: apenas 23 marcados em 25 partidas.

    Gilberto lamenta chance no Cruzeiro — Foto: Fernando Moreno/AGIF

    Gilberto lamenta chance no Cruzeiro — Foto: Fernando Moreno/AGIF

    Depois de um início bom no Brasileiro, com quatro vitórias em seis jogos, o Cruzeiro conquistou apenas dois triunfos nas 15 rodadas seguintes, ainda com seis derrotas e sete empates. Nesse recorte, foram apenas nove gols marcados, sendo que somente em dois deles o time foi às redes mais de uma vez: 2 a 2 com o Bahia, e 3 a 3 com Athletico.

    Elenco disponível para o novo técnico

  • Goleiros: Anderson, Gabriel Mesquita e Rafael Cabral
  • Laterais: Helibelton Palacios, Kaiki, Marlon, Wesley Gasolina* e William
  • Zagueiros: João Marcelo, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Neris
  • Meias: Fernando Henrique, Filipe Machado, Ian Luccas, Mateus Vital, Matheus Jussa, Matheus Pereira* , Nikão
  • Atacantes: Arthur Gomes, Bruno Rodrigues, Gilberto, Paulo Vitor, Rafael Bilu* , Rafael Papagaio, Robert, Stênio e Wesley
  • * Jogadores que estão no departamento médico, mas têm previsão de retorno com a temporada em andamento.

    1419 visitas - Fonte: ge




    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.