O Cruzeiro decidiu trocar, pela segunda vez na temporada, o treinador. Pepa deixou o comando após 25 jogos , e agora a gestão Ronaldo Fenômeno busca, com certa urgência, o novo treinador. A saída do português foi alavancada por mais uma série ruim de resultados, mas também pelo ambiente, considerado não mais como um dos melhores como no início.
Cruzeiro anuncia demissão de Pepa; técnico estava no clube desde março
Durante as últimas semanas, Pepa acumulou não só resultados ruins, como também desgastes com parte do grupo de jogadores. O ambiente não era mais o mesmo como de início, segundo apurou o ge .
Alguns atletas vinham buscando mais oportunidades com o treinador, que já tinha sua linha de trabalho e preferência de escalação e estratégias de jogo. O que é normal em qualquer trabalho de treinador. Neste fim de janela, o Cruzeiro conseguiu acertar a saída de alguns jogadores.
Entretanto, jogadores que vinham tendo pouco espaço com o treinador requisitavam mais oportunidades. Outros, não vinham tendo bom rendimento e continuavam recebendo chance. Gerou questionamento. Até por isso, o clima entre os próprios atletas não era mais considerado o mesmo.
Pepa, técnico do Cruzeiro, durante o jogo contra o Atlhetico-PR — Foto: Robson Mafra/AGIF
Pepa, técnico do Cruzeiro, durante o jogo contra o Atlhetico-PR — Foto: Robson Mafra/AGIF
O desgaste com o treinador começou a aumentar após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, com gol no minuto final, na última rodada do primeiro turno. Ampliou-se com o empate sofrido, no último lance, com o Corinthians, quando o treinador fez mudanças na equipe.
A tentativa do treinador - escalou quatro peças atacantes (Bruno Rodrigues, Wesley, Arthur Gomes e Rafael Papagaio) - foi algo inédito no trabalho e estava dando certo até o último lance do jogo. Nele, uma série de erros que culminou no gol paulista. Gilberto perdeu a bola no campo de ataque, o meio-campo não deu o combate necessário e, no terço final, Palacios e Marlon não conseguiram conter a investida corintiana. Pepa não gostou nada da situação e expôs isso publicamente.
Sem conseguir tirar resultados com o elenco, o treinador viu o estopim chegar com o fraco rendimento no 3 a 0 sobre o Grêmio. Uma atuação nunca antes vista – nem esperada – pela direção do Cruzeiro . Foi a chave para buscar a mudança. As declarações na coletiva também não foram bem recebidas.
O treinador ficou pressionado . O diagnóstico é que o momento do Cruzeiro não é só por causa de Pepa. Há também parcela dos jogadores – alguns em momento de baixa. Por isso, haverá cobrança sobre os atletas para uma melhor no desempenho durante o Brasileiro. No vestiário da Arena do Grêmio, membros da gestão da SAF estiveram presentes.
Pepa foi procurado pelo ge para se pronunciar sobre a saída, mas preferiu não se manifestar neste momento. O treinador pretende publicar uma despedida aos torcedores do Cruzeiro .
A espera, lógico, é pela resposta rápida nos resultados. Há preocupação com o segundo turno do Brasileiro, historicamente mais competitivo e em que o emocional pesa bastante na luta contra rebaixamento e vagas por competições sul-americanas.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!