O Cruzeiro , pela sexta vez consecutiva, tropeçou no Campeonato. O enredo é o mesmo e se torna cansativo para o torcedor, que quer saber apenas da tabela de classificação. O time joga melhor, cria chances, tem o jogo na mão, mas deixa pontos com o adversário. Desta vez, com o Corinthians: 1 a 1.
Cruzeiro x Corinthians - Melhores Momentos
+ Notícias do Cruzeiro + Torcida do Cruzeiro xinga Gilberto, e Machado esbraveja na saída: "Segura a p* da bola"; vídeo + Pepa fala em "injustiça tremenda" após empate do Cruzeiro e responde sobre lance de Gilberto
O time comandado por Pepa tinha “obrigação” de ganhar. Estádio lotado e duelo direto na tabela, contra um adversário combalido. O elenco do Corinthians, assim como o do Cruzeiro , tem diversas carências, e Luxemburgo não teve sete titulares no Mineirão. Até por isso, o técnico português respondeu com mudança na escalação.
O Cruzeiro precisava ganhar para começar o segundo turno respirando, e Pepa colocou Bruno Rodrigues para ser alternativa a Mateus Vital. Em outros jogos – inclusive nos minutos iniciais contra o Palmeiras –, Machado foi o escolhido para a função. E a opção do técnico, nesse sábado, se mostrou correta.
Ainda que o Cruzeiro não tivesse a melhor coordenação para pressionar a saída do Corinthians com os quatro jogadores de frente e deixasse algum espaço no meio, o adversário praticamente inexistiu ofensivamente. Rafael Cabral sofreu só uma finalização no primeiro tempo, e o time celeste passou a produzir em maior volume quando Wesley foi acionado na direita.
E em uma jogada do camisa 11, puxada rente à área defensiva, o Cruzeiro conseguiu o gol na reta final da primeira etapa. Arrancada de cerca de 50 metros e passe para Bruno Rodrigues, que ajeitou para Rafael Papagaio marcar. Era o gol da tranquilidade, que evitaria pressão de um estádio com quase 40 mil torcedores engasgados pelo momento ruim.
Gilberto, do Cruzeiro, lamenta e é consolado por colegas da equipe — Foto: Gilson Lobo/AGIF
E o segundo tempo, de fato, não colocou medo no Cruzeiro . Pepa viu o Corinthians ganhar um pouco de campo, recompôs o meio-campo com Machado e não deu volume de finalizações. O jogo se desenhou para o contra-ataque. O time ganhou velocidade com Robert, mas perdeu com Nikão e Gilberto, claramente colocados em campo com intuito de “reter” a bola no ataque.
Mas foi justamente isso que Gilberto não conseguiu. Acionado em lançamento, aos 52 minutos, o centroavante tinha a bola no canto do campo para “ganhar segundos”. Entregou nos pés de Moscardo, e o Corinthians passou por Gilberto - e vários outros jogadores do Cruzeiro , que não mataram o lance -, até o gol de empate sair.
"É pedir demais para o Cruzeiro vencer no Mineirão?", lamenta Fernanda | Voz da Torcida
O Cruzeiro , de fato, teve um erro coletivo. Não precisava, àquela altura do jogo, ter ficado no mano a mano (5x5 jogadores) no campo de defesa. Erro de decisão dos jogadores, em campo, e também da comissão técnica, à beira dele, na orientação para a última posse de bola no jogo, com a vitória na mão.
Faltou maturidade a um time experiente como o do Cruzeiro (a média de idade do time ao final da partida era de 29 anos). E o mais experiente deles, Gilberto, teve o erro que saltou aos olhos, pouco depois de Robert colocar no travessão a chance do 2 a 0.
A coletiva de Pepa teve um conteúdo semelhante às recentes. Ele não tem uma leitura errada quando diz que o Cruzeiro é melhor que o adversário, que a vitória não acontece por “detalhe” e que o resultado foi injusto. As questionáveis substituições, desta vez, podem ser defendidas com o controle do jogo até os últimos segundos e o gol a partir de erros infantis.
Também é fato que, enquanto o time controla jogo, mas não consegue ajustar o detalhe para tornar o resultado justo, vai vendo cada vez mais de perto a zona de rebaixamento. E a pressão vai chegando com ela, inclusive nas cobranças ao técnico, com aproveitamento de apenas 40% na Toca da Raposa.



ANTES DA DECISÃO! Advogado explica situação de Kaio Jorge
DECISÃO TOMADA! Cruzeiro define futuro de Rhuan Gabriel após interesse do Palmeiras
Artur Jorge explica ausência de Lucho Rodríguez na equipe do Cruzeiro
Desfalques importantes: Artur Jorge perde três titulares para enfrentar o Vasco
VALOR DEFINIDO! Cruzeiro resiste a investidas e fixa valor por Jonathan Jesus
POLÊMICA: Empresário de joia do Cruzeiro pressiona a diretoria por ida para rival direto
BOMBA: Cruzeiro se aproxima de contratar joia da América do Sul
RESERVAS NÃO APROVEITAM! Cruzeiro perde para o Vasco e Artur Jorge cobra intensidade
Humorista ameaça Kaio Jorge após polêmica na Copa do Brasil
PREMIAÇÃO MILIONÁRIA: Saiba quanto o Cruzeiro vai embolsar caso vença o Atlético-MG na Copa do Brasil