Ausentes desde a rodada final da Série B do ano passado, o Raposão e o Raposinho, mascotes do Cruzeiro , voltam ao Mineirão neste sábado, contra o Corinthians, na abertura do returno do Brasileirão. A mudança na roupagem causou polêmica entre os torcedores e gerou protesto contra Ronaldo Fenômeno.
Cadê o Raposão? Mascote do Cruzeiro vai voltar ao Mineirão contra o Corinthians
As reclamações pela remodelação ocorreram não diretamente em função dos modelos que irão estrear nesta noite. Raposão e Raposinho foram definidos, no mês passado, através de votação dos sócios-torcedores.
Em um post feito nas redes sociais, poucas horas antes do jogo da "reestreia" dos mascotes, o Cruzeiro divulgou novas imagens dos personagens.
No entanto, em março, sem qualquer participação da torcida, o Cruzeiro divulgou os dois novos mascotes e gerou revolta entre os cruzeirense, além de memes dos rivais nas redes sociais. Organizadas foram à porta da Toca da Raposa protestarem: "Ronaldo, gordão, devolve o Raposão" .
Em meio às reclamações da torcida, o Cruzeiro decidiu paralisar o processo de modernização dos mascotes e anunciou a criação de um comitê, formado por torcedores e integrantes do clube, para analisar a situação e aproximar a SAF dos cruzeirenses também em outros assuntos.
Cruzeiro apresenta Raposão e Raposinho — Foto: Gustavo Aleixo
Cruzeiro apresenta Raposão e Raposinho — Foto: Gustavo Aleixo
No fim de abril, em entrevista ao Boleiragem, do SporTV, Ronaldo falou sobre o assunto. Admitiu que a mudança "feriu o orgulho do cruzeirense", mas tratou a repercussão como desproporcional e violenta. Fenômeno estará no Mineirão neste sábado para acompanhar o jogo e a "reestreia" dos mascotes do Cruzeiro .
Troca do Raposão: torcedores protestam contra mudança de mascote do Cruzeiro
- Fomos pegos de surpresa como uma coisa que feriou o orgulho do cruzeirense. Ninguém nunca pensou que pudesse ferir o orgulho do torcedor repaginar o Raposão e o Raposinho. De todo jeito, a gente percebeu isso, e cancelamos a mudança. Uma reação desproporcional e violenta por parte da torcida em relação a um produto a uma unidade de negócio do clube
Após o anúncio do visual ganhador, o Cruzeiro SAF, administrado por Ronaldo Fenômeno, admitiu que errou ao modificar a aparência do Raposão, em março. "A execução não saiu como esperado", disse o clube em vídeo.
À época, o Cruzeiro justificou o motivo de mudar o mascote. De acordo com o material, modificações foram necessárias porque o clube quer criar um produto chamado "A Turma do Raposão". Outra preocupação era quanto à "ergonomia da fantasia", uma preocupação com os profissionais que as vestem. O antigo Raposão também prejudicava a visibilidade de patrocinadores e até do escudo do clube na camisa.
Raposão e Raposinho — Foto: Gustavo Aleixo
Raposão e Raposinho — Foto: Gustavo Aleixo
Em um dos slides apresentados ao comitê, logo após a criação do mesmo, o Cruzeiro anunciou que a mascote Salomé foi descontinuada por questões de uso de imagem. Salomé era uma torcedora símbolo do clube, que morreu em 2019, após passar mal no Mineirão.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!