O Cruzeiro vive (mais um) momento de instabilidade no Campeonato Brasileiro. Encerrou o primeiro turno mirando as competições internacionais, mas com olhar atento para os times da zona de rebaixamento. O time inicia o returno sob olhar de Ronaldo, contra o Corinthians, neste sábado, às 21h (de Brasília), no Mineirão, em busca de uma arrancada, como foi no primeiro turno.
Wallisson é afastado novamente por ato de indisciplina no Cruzeiro
O duelo contará com a presença de Ronaldo. Ele volta ao estádio para acompanhar uma partida do Cruzeiro após três meses. O Fenômeno deverá participar de outros movimentos institucionais do clube neste período. Um deles é o lançamento do novo mascote.
Apesar de ter estreado na Série A com derrota para o Corinthians, fora de casa, por 2 a 1, o Cruzeiro chamou atenção no início da competição, engrenando quatro vitórias nos cinco jogos seguintes, diante de Bragantino, Grêmio, Santos e América-MG. No meio do caminho, houve uma derrota para o Fluminense, no Mineirão. O time esteve entre os quatro primeiros colocados da competição.
Essa sequência do Cruzeiro , nas seis primeiras rodadas, foi fundamental para que o time se mantivesse, durante todo o primeiro turno, distante da zona de rebaixamento. Permanecer na elite é o objetivo inicial, apesar de internamente o clube almejar vaga, pelo menos, na Sul-Americana.
Cruzeiro goleou o América-MG na sexta rodada do Brasileiro — Foto: Staff Images / Cruzeiro
Cruzeiro goleou o América-MG na sexta rodada do Brasileiro — Foto: Staff Images / Cruzeiro
Para se ter uma ideia, o Cruzeiro conquistou, na arrancada do primeiro turno, 12 dos seus 24 pontos somados até agora. Ou seja: nas primeiras seis rodadas do Brasileirão, o time de Pepa conquistou a mesma pontuação que somou nas 13 rodadas seguintes.
Fazendo a análise dos números do Cruzeiro com esses dois recortes, dá para dizer que o desempenho do time caiu de 66,6% (da 1ª até a 6ª rodada) para 30,7% (entre a 7ª e a 19ª rodadas).
Pontos de atenção
A queda do Cruzeiro nos dois terços finais do primeiro turno está diretamente ligada principalmente a dois fatores: o desempenho como mandante e a diminuição do número de gols marcados.
Após o fim da 6ª rodada do Brasileirão, quando o Cruzeiro goleou o América-MG por 4 a 0, o time tinha 11 gols marcados e era o quarto melhor ataque da competição. Depois disso, anotou apenas mais oito, estando agora entre os piores desempenhos ofensivos. A goleada sobre o Coelho, inclusive, foi o último jogo em que Gilberto, principal centroavante do elenco foi às redes. Já são mais de três meses de jejum.
Pepa em Palmeiras x Cruzeiro — Foto: Staff Images / Cruzeiro
Pepa em Palmeiras x Cruzeiro — Foto: Staff Images / Cruzeiro
Também naquela altura do Brasileirão, o Cruzeiro tinha vencido dois dos três jogos como mandante. Atuando no Independência, superou Grêmio e Santos; no Mineirão, foi derrotado pelo Fluminense. Depois das duas vitórias, somente voltou a somar três pontos em casa uma vez: na 12ª rodada, contra o São Paulo. Fora isso, outras quatro derrotas e dois empates como mandante.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!