O Cruzeiro passa por um novo momento de instabilidade em relação aos resultados no Campeonato Brasileiro. Está há quatro rodadas sem vencer, mas o cenário coletivo deu indícios positivos nesse período. Pepa mudou a espinha dorsal, mas vem encontrando percalços no setor ofensivo.
Reforços agradam em início no Cruzeiro; Matheus Pereira tem lesão confirmada no joelho
Depois dos tropeços em casa contra Coritiba e Goiás, que brigam contra o rebaixamento, o treinador português mudou o esquema tático e conseguiu empates com Athletico-PR e Botafogo, que estão entre as primeiras posições do Brasileirão.
Nesses jogos, Pepa promoveu a entrada de Lucas Silva no meio-campo, jogando ao lado de Jussa e Filipe Machado. Nessa configuração, passou a atuar com um meia ofensivo e dois atacantes, abrindo mão de um jogador de frente, como no esquema anterior. No entanto, o setor ofensivo, que recebeu reforços na janela, enfrenta também problemas.
O último deles foi a lesão de Matheus Pereira. Contratado para ser a referência técnica do time, sofreu lesão no joelho e perderá as primeiras rodadas do segundo turno. Além disso, Bruno Rodrigues, que se firmou como principal peça ofensiva do primeiro semestre, passa por trabalho específico de força e perdeu os dois últimos jogos. Além disso, tem permanência sob dúvida, em meio ao interesse do futebol árabe.
Pepa e Samuel Correia, técnico e auxiliar do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Pepa e Samuel Correia, técnico e auxiliar do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
A posição de centroavante não é mais unanimidade no time de Pepa em função, entre outros motivos, da má fase de Gilberto, que não marca um gol desde o dia 14 de maio. Henrique Dourado vivia o mesmo tempo de jejum e rescindiu contrato. Papagaio chegou para a função e estreou contra o Botafogo.
Dificuldade de repetir time
Pepa assumiu o comando do Cruzeiro em março, após o Campeonato Mineiro. Dirigiu o time em 21 partidas e somente em uma oportunidade repetiu a escalação por duas seguidas: empate com Bahia e derrota para o Fortaleza.
Apesar disso, o treinador português, desde o início do trabalho, definiu uma espinha dorsal e deu sequência à base de equipe, com pequenas alterações de um jogo para outro, sendo várias delas "forçadas" por lesões e suspensões.
Do time inicial, com boa arrancada no Brasileirão, Pepa perdeu Ramiro até o final do ano por conta de lesão, e Richard rescindiu após citação em denúncias sobre apostas esportivas. Rafael Bilu, que aparecia entre as possibilidades para o setor ofensivo, também está no DM, assim como Lucas Oliveira, que alternou com Neris na equipe, até lesionar o tornozelo.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!