O Cruzeiro tem mais um jogo no primeiro turno, contra o Palmeiras, fora de casa. Mas o empate por 0 a 0 com o Botafogo fechou a participação do time como mandante na primeira metade do Brasileirão. Fora de casa, está entre as melhores campanhas, um contraste completo com o desempenho de mandante, um dos piores do clube na história dos pontos corridos.
Paulo Autuori comenta sobre chegada ao Cruzeiro
+ Notícias do Cruzeiro + Paulo Autuori chega ao Cruzeiro para ser diretor-técnico; veja detalhes da função + Bruno Rodrigues segue trabalho de força; auxiliar planeja retorno
O segundo pior, para ser mais exato. Neste ano de retorno à Série A, o time soma três vitórias, dois empates e cinco derrotas. Conquistou apenas 11 dos 30 pontos possíveis. Aproveitamento de apenas 36,6%.
A campanha atual, sob comando do técnico Pepa, só é melhor do que os números do primeiro turno de 2016. Naquela ocasião, a equipe conquistou 33,3% dos pontos possíveis, com duas vitórias, três empates e quatro derrotas. Aquela equipe foi comandada pelo português Paulo Bento em boa parte do turno, com Mano Menezes assumindo na reta final.
Gilberto, atacante do Cruzeiro, em disputa pelo alto no jogo contra o Botafogo — Foto: Gilson Lobo/AGIF
Gilberto, atacante do Cruzeiro, em disputa pelo alto no jogo contra o Botafogo — Foto: Gilson Lobo/AGIF
Em 2023, o Cruzeiro tem enfrentado o problema de ser um mandante “itinerante”. Neste momento, o time ensaia um retorno definitivo ao Mineirão, mas também mandou jogos do Brasileirão no Independência, na Arena do Jacaré (Sete Lagoas) e no Parque do Sabiá (Uberlândia).
As únicas vitórias, inclusive, foram no Independência, diante de Grêmio, Santos e São Paulo. Lá também perdeu para o Goiás e empatou com Coritiba. No Mineirão, foi derrotado por Fluminense e Fortaleza, além de empatar com Botafogo. Longe de Belo Horizonte, perdeu para Cuiabá e Atlético-MG.
Em 10 jogos como mandante na Série A, o Cruzeiro marcou apenas quatro gols, todos em duelos no Independência. A vitória por 2 a 1 sobre o Santos foi o único jogo em que o time marcou mais de uma vez atuando em casa na competição.
Cruzeiro também não conseguiu marcar gol contra o Botafogo — Foto: Staff Images / Cruzeiro
Cruzeiro também não conseguiu marcar gol contra o Botafogo — Foto: Staff Images / Cruzeiro
A campanha ruim do time em 2023 não se restringe à elite nacional. Disputando Mineiro e Copa do Brasil , foram sete jogos como mandante, com uma vitória, três derrotas e três empates. O desempenho global do Cruzeiro como mandante no ano é de 33,3%.
Visitante indigesto
A campanha do Cruzeiro como visitante vai na contramão. Em oito jogos, conquistou 13 dos 24 pontos possíveis (54,17% de aproveitamento). Até o momento, são três vitórias, quatro empates e uma derrota. O único revés foi na estreia do Brasileirão, diante do Corinthians, por 2 a 1.
Neste momento, o Cruzeiro tem a sexta melhor campanha nessa condição e, se vencer o Palmeiras na próxima segunda-feira, terminará o primeiro turno em terceiro lugar entre os melhores visitantes.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!