Oito anos depois, Henrique Dourado repetiu a sua apagada trajetória pelo Cruzeiro . Contratado como uma oportunidade de mercado, deixa a Toca da Raposa com apenas um gol. O entrevero com Bruno Rodrigues, diante do Fluminense (assista abaixo), acabou como episódio mais marcante em quatro meses de clube.
Dourado e Bruno Rodrigues brigam para decidir quem deve bater pênalti
Após o Campeonato Mineiro, o Cruzeiro decidiu pelo empréstimo de Matheus Davó ao Pafos, do Chipre. Em meio a essa situação e ao desejo de Pepa em jogar com um centroavante, Henrique Dourado foi contratado (com vínculo de produtividade válido até dezembro) para disputar posição com Gilberto.
O Cruzeiro precisou da liberação da FIFA para colocar o centroavante em campo, em função de uma punição por indisciplina no futebol chinês. No ano passado, ele foi suspenso por um ano, após trombar propositalmente em um árbitro com a bola rolando.
E, logo no segundo jogo de Henrique Dourado com a camisa estrelada, diante do Fluminense, uma situação chamou atenção. Reconhecido pela qualidade nas cobranças de pênaltis, discutiu asperamente com Bruno Rodrigues, que era o cobrador oficial do time.
Henrique Dourado e Bruno Rodrigues — Foto: Tv Globo
Os dois precisaram ser apartados por companheiros, e o técnico Pepa fez cobrança pública em entrevista coletiva. O assunto também foi abordado pela imprensa no exterior . "Escândalo" e "absurdo" foram palavras usadas por jornais estrangeiros para falar sobre o tema.
Os dois jogadores apararam as arestas no vestiário do Mineirão e na Toca da Raposa, no dia seguinte de treinamento. E quis o destino que o único gol de Henrique Dourado no Cruzeiro , no jogo seguinte, acontecesse após assistência de Bruno Rodrigues (assista abaixo) . A situação, então, passou a ser tratada com bom-humor, mas o episódio acabou sendo o mais marcante da curta trajetória do Ceifador pela Toca.
Aos 32 min do 1º tempo - gol de cabeça de Henrique Dourado do Cruzeiro contra o América-MG
O caso de indisciplina talvez tenha sido a única diferença entre as duas passagens de Henrique Dourado no Cruzeiro . Em 2015, chegou ao clube para disputar posição com Leandro Damião, após temporada de destaque no Palmeiras. No entanto, assim como em 2023, colocou apenas uma bola na rede. Á época, foi contratado por empréstimo junto ao Mirassol e deixou a Toca com apenas 11 jogos disputados.
Na atual temporada, Henrique Dourado deixa o Cruzeiro para ser “agente livre” e terá a possibilidade de acertar com clubes do exterior e das divisões inferiores do Brasileiro, uma vez que excedeu o limite de sete jogos na Série A.
Henrique Dourado Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo
Em momento nenhum, conseguiu se firmar como titular do time de Pepa, disputando apenas três jogos desde o início (o último deles em 31 de maio). A saída do Cruzeiro ocorre em meio a um jejum de mais de 75 dias sem balançar as redes. A opção da diretoria e da comissão técnica foi de ter Rafael “Papagaio” Elias para disputar posição com Gilberto no restante da Série A.



Cruzeiro x Botafogo: onde assistir, escalações e palpite para o duelo no Mineirão
Cruzeiro anuncia Néiser Villarreal, artilheiro do Mundial Sub-20, como novo reforço para 2026
Transmissão Ao Vivo Santos x Cruzeiro: horário, escalações e onde assistir
Cruzeiro Encerra Brasileirão Diante do Santos visando a Copa do Brasil.
SEMIFINAL COPA DO BRASIL: Cruzeiro x Corinthians: saiba onde assistir, horário, escalações e o que está em jogo!
Alerta ligado! Três titulares do Cruzeiro chegam pendurados para semi decisiva contra o Corinthians
Gol do Corinthians sob suspeita! Imagem viral aponta mão de Memphis e provoca indignação celeste!
Cruzeiro contesta o VAR na CBF e pede revisão do gol de Memphis e do cartão de Romero
Retrospecto poderoso! Cruzeiro leva vantagem histórica contra o Corinthians no Mineirão
Jardim desabafa após derrota e cobra presença da torcida do Cruzeiro antes da decisão contra o Corinthians!