logo

30/7/2023 21:08

Cruzeiro celebra 47 anos da conquista da Libertadores de 1976


Cruzeiro celebra 47 anos da conquista da Libertadores de 1976
Elenco do Cruzeiro campeão da Libertadores de 1976
Elenco do Cruzeiro campeão da Libertadores de 1976
Foto: Reprodução/Facebook/Cruzeiro / Esporte News Mundo

No dia 30 de julho de 1976, há exatos 47 anos, o Cruzeiro Esporte Clube alcançou uma das páginas mais gloriosas de sua história ao conquistar a Taça Libertadores da América, o primeiro grande título internacional do clube mineiro. A vitória memorável sobre o River Plate, por 3 a 2, em Santiago, no Chile, marcou para sempre a trajetória do time celeste e é celebrada até hoje pelos torcedores apaixonados.

A campanha vitoriosa do Cruzeiro naquela Libertadores foi repleta de momentos emocionanCruzeiro conquistou a América pela primeira vez diante do River Plate no Chiletes e desafios superados. Infelizmente, durante o torneio, o atacante Roberto Batata faleceu em um trágico acidente de carro. O ocorrido abalou profundamente o elenco, mas também uniu os jogadores em busca do título em sua memória.

O gol que selou a conquista e entrou para a história do clube foi marcado por Joãozinho, num lance curioso que envolveu a cobrança de falta feita por ele, mesmo com o batedor artilheiro Nelinho próximo à bola. A decisão inusitada surpreendeu a todos, mas a confiança do jogador resultou em um chute certeiro que garantiu o título para o Cruzeiro.

Para chegar ao tão sonhado título, o time celeste enfrentou 13 desafios, com um desempenho excepcional: foram 11 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Além do aspecto esportivo, a conquista trouxe significado especial ao clube e à torcida, pois colocou o Cruzeiro em um patamar importante no futebol sul-americano. À época, apenas o Santos de Pelé havia alcançado a taça entre os times brasileiros.

FICHA TÉCNICA

Competição: Taça Libertadores da América - Final (Jogo desempate)

Data: 30 de julho de 1976 Local: Estádio Nacional, Santiago, Chile

Público: 40.000 espectadores

Árbitro: Alberto Martínez (Chile)

Gols: Nelinho (24'), Eduardo (55') e Joãozinho (88') (CRU); Más (59') e Urquiza (64') (RIV).

CRUZEIRO: Raúl Plasmann; Nelinho, Morais, Darcy Menezes e Vanderley; Piazza, Osiris, Zé Carlos, Ronaldo Drumond e Eduardo; Palhinha e Joãozinho. Treinador: Zezé Moreira

RIVER PLATE: Landaburu; Comelles, Lonardi, Artico e Urquiza; Alonso, Merlo e Sabella; González, Luque e Más. Treinador: Ángel Labruna

+ Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter , Instagram e Facebook .

966 visitas - Fonte: terra




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.