Zagueiro Edu é um dos jogadores do Cruzeiro que estão nos planos do profissional para o próximo ano (Foto: Gustavo Aleixo)
Uma das fontes de receitas dos clubes brasileiros é a venda de jogadores. Para conseguir manter esse recurso sempre ativo, umas das oportunidades é revelar atletas nas categorias de base. Porém, muitos dos que saem dos juniores para o profissional ou não são muito aproveitados ou, em alguns casos, nem observados.
Situação que convive o Cruzeiro que, até agora, pouco utilizou os jogadores que subiram para os profissionais nesta temporada. Entretanto, com uma meta de promoção da base para time principal, o clube mineiro traçou um plano para ter os jovens mais presentes nas partidas.
Na temporada 2018, cinco jogadores foram promovidos das categorias de base: o goleiro Vitor Eudes, o zagueiro Cacá, além dos laterais Vitinho e Victor Luiz. Os dois últimos, inclusive, já nem fazem mais parte do grupo. O primeiro foi vendido ao Cercle Brugge, da Bélgica, por R$ 10 milhões, enquanto o segundo foi emprestado ao Londrina até o fim do ano. Dos quatro, apenas Vitinho atuou no profissional: entrou no segundo tempo do jogo contra o Atlético-MG.
O atacante Marcelo atuou em três jogos oficiais e um amistoso. Entretanto, apesar de ter sido o mais aproveitado dos atletas de base, o jogador não foi ainda promovido oficialmente aos profissionais. Ele tem, nas últimas semanas, treinado com o time sub-20 para a disputa do Brasileiro da categoria.
Um dosjogadores que estão nos planos em termos de aproveitamento no futuro, é o zagueiro Edu. A Raposa descartou uma proposta do PSV, da Holanda, de 900 mil euros, e renovou contrato com o jogador de 18 anos até o final de 2023. Segundo o vice-presidente de futebol, Itair Machado, a ideia é utilizar mais os jogadores da base no Campeonato Mineiro do próximo ano.
- O Cruzeiro, hoje, tem alguns jogadores da base, que estamos querendo subir. É o caso do Edu. Precisamos fazer um projeto para estes jogadores, principalmente no Campeonato Mineiro, para estes jogadores serem lançados. Então, a gente espera concluir o projeto de ter os juniores junto com o profissional para, em conjunto, poder disputar o Campeonato Mineiro principalmente.
Enquanto não coloca o plano em andamento, o Cruzeiro segue em busca de reforços para o segundo semestre. A diretoria admitiu que tem um grupo reduzido e precisa aumentar o número de atletas. O foco, segundo Itair Machado, é a Série B e o futebol estrangeiro.