logo

20/4/2018 15:26

Do Barça ao Londrina, Keirrison minimiza obstáculos com lesões: "Sou abençoado"

Ex atacante da Raposa viveu altos e baixos em sua carreira

Do Barça ao Londrina, Keirrison minimiza obstáculos com lesões: Sou abençoado
Foto: Guilherme Artigas

ntre 2007 e 2008, no Coritiba Foot Ball Club, o Brasil conhecia Keirrison de Souza Carneiro. Em seu primeiro ano disputando uma competição nacional, foi artilheiro do time na Série B, com 12 gols, sendo peça fundamental para o Coxa voltar à elite do futebol brasileiro, depois de fracassar em 2006. O ano seguinte foi o da explosão: o atacante brilhou no Brasileirão, anotando 21 tentos, sendo artilheiro ao lado de Kleber Pereira (Santos) e Washington (Fluminense).

Em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva , Keirrison acredita que a sua carreira foi positiva até o momento, não apenas no sentido futebolístico, mas também em ajudar as pessoas e a realizar sonhos: "Eu sou abençoado. Vim do interior e consegui realizar um sonho, mudar a vida da minha família. O futebol é um presente que Deus me deu, um dom. Eu acho que o sucesso é muito mais que fazer gols ou conquistar títulos. Poder ajudar um pouco as pessoas, as crianças, dizer que o sonho delas, eu sou um testemunho vivo. Então, minha vida é uma história. Me sinto muito feliz mesmo pelo que eu fiz, estou fazendo no presente e o que farei no futuro", disse. .



Aos 29 anos, o K9 (apelido recebido no Coritiba) relembrou os bons momentos na primeira passagem pelo clube paranaense. Entretanto, prefere não olhar para trás e garante que o melhor momento de sua carreira é o agora: "O ano da minha carreira é o presente. Eu vivo muito o presente. Foi um momento importante sim, que praticamente foi o meu início. Foi onde pude profissionalmente mostrar meu trabalho, o Coritiba faz parte da minha história, da minha vida, da minha família, são histórias que ficam marcadas. Ninguém pode apagar. Fico feliz, mas vivo muito o presente, não procuro olhar muito para trás não", afirmou Keirrison.

O sucesso meteórico fez com que o Palmeiras o contratasse em 2009. O atleta já era objeto de desejo do Alviverde no ano anterior. Com a camisa do Verdão, foram 36 jogos e 24 gols, tendo a melhor média de toda a carreira, até o momento e começava a ser cotado para a Seleção Brasileira principal.


Foto: ESPN

Porém, com o início arrasador, a Traffic (empresa brasileira de mídia esportiva) e o Palmeiras acabaram vendendo o camisa 9 para o Barcelona, em uma transferência polêmica, que Keirrison explicou: "A Traffic e o Palmeiras tinham minha porcentagem, eu realmente não tinha nenhuma. A Traffic tinha 80% e o Palmeiras 20%. Então os dois na reunião com o Barcelona entraram em acordo. Enfim, o Palmeiras só aceitou a proposta, e depois vieram falar comigo. Lógico que a decisão era minha, mas antes disso o clube e o pessoal que tinha meus direitos deram o ok na negociação, e aí era um objetivo meu né", disse o jogador.

Quando soube da transferência para o clube catalão, Vanderlei Luxemburgo, técnico na época, não gostou da situação, por ter sido pego de surpresa, levando o caso à imprensa. O centroavante garantiu não guardar rancor de seu antigo comandante, e fez elogios: "O Vanderlei foi um dos melhores técnicos que eu já trabalhei, mas até então se vocês acompanharem, sei lá, um dia ou dois dias depois que houve a minha negociação, o presidente do Palmeiras achou melhor demiti-lo. Eu particularmente não tive nada com o Vanderlei, mas teve ele com o Palmeiras", comentou o atacante.

A carreira na Europa, no entanto, não acabou sendo como muitos esperavam. Sem espaço no Barça, acabou sendo emprestado para Benfica e Fiorentina. Em nenhum momento conseguiu fazer gols ou se firmar nas equipes. Mas, a passagem pelo Velho Continente, segundo o próprio serviu muito mais como um aprendizado do que qualquer outra coisa.


Foto: Lance

"É lógico que eu gostaria de ter atuado um pouco mais, não tive tantas oportunidades que eu gostaria, não é desculpa, tenho consciência das minhas responsabilidades, mas todos os atletas precisam ter suas oportunidades aonde estiverem. Enfim, respeito a decisão dos técnicos que eu tive. Pude crescer e evoluir em muitos aspectos, em cultura também, principalmente. Então, eu realmente levo como um aprendizado, um crescimento, não sou de ficar lamentando não", contou o centroavante.

No Barcelona, apesar não ter jogado nenhuma partida oficial, Keirrison chegou a conhecer um dos técnicos mais badalados do mundo: o espanhol Pep Guardiola. O jogador comentou as características principais do treinador, e o que o torna tão diferente dos outros: "Tenho certeza que busca sempre a excelência, isso me dá uma identificação muito grande, porque eu gosto das pessoas que buscam a excelência, não pensa só no bom. Eu vejo que o Guardiola é um exemplo de técnico, todos aqueles que têm vontade de ser técnico tem que olhar para o Guardiola pela forma como ele busca a melhor performance do atleta. Então, ele é o melhor técnico que eu já trabalhei", ressaltou.

Sem grande sucesso no futebol europeu, quis o destino que o K9 retornasse ao Brasil para defender o clube em que mais marcava gols contra: o Santos. Em apenas cinco jogos contra o Peixe balançou as redes dez vezes, com as camisas de Coritiba e Palmeiras.

No Alvinegro Praiano, foram 31 jogos e dez gols, nunca conseguindo se firmar como titular ao lado de Neymar, Ganso e cia, mas, fez parte do elenco campeão da Libertadores em 2011, sob o comando do técnico Muricy Ramalho. O atacante contou sobre a passagem na Vila Belmiro: "Era um grupo com jogadores disputando em cada posição. O atleta precisa compreender que no grupo tem outros atletas. Então, eu vejo que nossa equipe no Santos naquele ano era uma equipe muito forte, e teve as conquistas, vejo isso como um crescimento", pontuou o atleta.



Ainda defendeu o Cruzeiro em mais uma passagem discreta, até voltar ao Coritiba, onde seria a chance de reconstruir a carreira. Contudo, foi impedido por graves lesões, que quase o impediram de dar prosseguimento à carreira como jogador de futebol profissional: "Aconteceram várias situações. Passei por muitas coisas né, sofrimento no corpo, enfim, eu vejo também que foi um grande aprendizado, a gente sabe que tem que evoluir sempre, enfim, Deus tem me restaurado todo o tempo, tenho conseguido jogar futebol até hoje, o que é um milagre né, muitos médicos acreditaram que eu não podia jogar mais. Enfim, eu vejo que a gente sempre tem um propósito, me sinto muito bem hoje por estar jogando futebol, e isso me motiva muito", declarou o jogador.

Depois de sérios problemas físicos, aliado a perda do filho Henri Lucca, de apenas dois anos em 2015 após um quadro de infecção, seguido por uma parada cardíaca e respiratória, Keirrison deixou o clube que o projetou nacionalmente e se transferiu para o Londrina no ano seguinte. O técnico na época, Claudio Tencatti soube encaixá-lo aos poucos no Tubarão, fazendo 30 jogos e oito gols, a melhor média, desde os tempos de Palmeiras. Passou pelo Arouca de Portugal, mas rapidamente retornou ao Coxa, e finalmente, está emprestado novamente ao LEC.

O atacante fez elogios ao antigo treinador, que com o bom planejamento conseguiu fazer com que o atleta rendesse: "O Tencatti com toda a sua sabedoria, soube em dar sequência não só para mim, para os outros jogadores também, e pude desenvolver o meu futebol, pude ajudar a equipe com gols, com jogadas, com passes", relatou o centroavante.

O Londrina tem planos ousados para a Série B deste ano, e o K9 não pensa individualmente, e sim, em ajudar a sua equipe: "Penso na equipe, não adianta pensar só no individual. Penso no nosso foco, que é o título, e juntos, acho que as coisas vão acontecendo, são consequências, os gols, a artilharia, isso é consequência do meu trabalho, da minha equipe, como atacante a gente tem que pensar também assim, fazer o melhor possível com gols, mas eu vejo mais pelo lado coletivo primeiro, depois vem os objetivos que sim, é buscar a artilharia", disse o jogador.

1845 visitas - Fonte: Terra




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.