Foto: João Guilherme/Raw
Após conquistar o 37º título do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro segue em preparação para as demais disputas da temporada. Além da recuperação na Libertadores, o time celeste tem a missão de entrar no Campeonato Brasileiro com desfalques importantes no ataque, caso de Fred, que se recupera de cirurgia no joelho para a correção de uma ruptura do ligamento cruzado anterior, e ainda deve ficar fora de campo entre seis e oito meses.
Apesar da campanha vitoriosa no Estadual, contabilizando apenas uma derrota, o time celeste tem encontrado dificuldade para se sobressair na Libertadores. Mesmo mandando suas principais peças, a equipe ocupa a lanterna do grupo 5 da competição, com derrota por 4 a 2 para o Racing, na estreia, e um suado empate sem gols com o Vasco. Mano vem readaptando o time em busca de mudanças, mas, assim como nos últimos jogos, a tendência é que o esquema 4-5-1 seja mantido inicialmente.
No comando da Raposa desde 2016, Mano Menezes tem a confiança da torcida. Em seus dois anos na Toca, o treinador conquistou a Copa do Brasil de 2017 e o Campeonato Mineiro. Entretanto, podem pintar dúvidas quanto a escalação da zaga para o Brasileirão. Dedé, Léo e Murilo brigam por duas vagas na equipe titular, mas o camisa 26 pode levar a melhor pela crescente evolução após período de recorrentes lesões.
Na estreia, o Cruzeiro não conta com o zagueiro Murilo, em tratamento de um deslocamento no ombro esquerdo, o volante Lucas Romero, com dores na coxa esquerda, e o atacante Raniel, com um edema na coxa direita. Apenas o defensor deve segui em observação médica. Para o decorrer da competição, fica a expectativa da estreia do atacante David. Destaque do Vitória em 2017, o jogador ainda não estreou, mas agrada a comissão técnica. Ele se junta aos veteranos Sobis, Raniel, Sassá e Rafael Marques.