Divulgação/FMF
Vez ou outra, no Campeonato Mineiro, lances polêmicos acontecem e uma dúvida sobre arbitragem aparece: é melhor uma arbitragem de fora do estado nos jogos decisivos? Um trio carioca, paulista ou de qualquer outro lugar é o mais indicado para apitar, por exemplo, um Cruzeiro x Atlético-MG? A discussão é complexa, mas este parece ser o caminho que mais agrada ao Cruzeiro.
Antes da segunda partida contra o Tupi, pela semifinal, o técnico Mano Menezes analisou a situação e disse que seria "bom para todo mundo" a escolha de árbitros de fora de Minas Gerais nas fases finais. O jogo que mais gerou polêmica na competição foi entre Atlético-MG e América-MG, na primeira fase. Na ocasião, o árbitro mineiro Igor Júnio Benevenuto validou um gol do Galo e anulou um gol do Coelho em lances muito semelhantes. Para Mano, a arbitragem do estado, por tudo que aconteceu, está muito pressionada, e a opção por profissionais de outros lugares pode aliviar a situação.
Contra o Tupi, a arbitragem errou e prejudicou o Cruzeiro. No primeiro tempo, Thiago Neves marcou um golaço, por cobertura, anulado por impedimento. A posição do meia, contudo, era legal.
Ainda assim, Mano, após o jogo, manteve a opinião sobre os árbitros de outros estados.
- Se não tivesse havido um erro gravíssimo da arbitragem, o Thiago Neves pediria música no Fantástico. Queria aproveitar esse episódio para falar sobre arbitragem. Na sexta fui perguntado sobre a situação de ter árbitro de fora do estado e eu respondi que em momentos de pressão e erros sucessivos é bom que venha alguém de fora para proteger as pessoas. Imagina se um assistente local tivesse cometido aquele erro grave? Como não seria a pressão e a cobrança sobre ele? É bom para todo mundo ficar mais calmo e mais tranquilo, para pensar no seu trabalho e fazer bem feito.
O que dizem os jogadores?
O GloboEsporte.com conversou, também, com alguns atletas do Cruzeiro sobre isso. Thiago Neves também falou sobre a pressão que vive a arbitragem mineira e revelou, ainda, uma conversa com Wagner do Nascimento Magalhães, o carioca que apitou Cruzeiro x Tupi.
- Ele apitou bem. É um lance muito rápido. A gente conversou com ele. Ele mesmo disse que queria que tivesse o árbitro de vídeo, uma ajuda para que gols assim, bonitos, não sejam anulados. Mas valeu, ele apitou bem. Foi boa a arbitragem de fora. A arbitragem mineira já está muito pressionada com o que estava acontecendo. Mas é isso. Independentemente da arbitragem, temos que fazer o nosso.
"Teve o erro, mas..."
Rafinha preferiu não opinar claramente sobre arbitragem do estado ou de fora e também elogiou a atuação de Wagner do Nascimento Magalhães.
- Teve o erro, mas nesses erros de bandeira não dá para culpar o árbitro. O árbitro, no meu modo de ver, apitou muito bem. Não pesou para nenhum dos dois lados. Se for árbitro mineiro, que possa fazer o melhor, que tente não prejudicar nenhuma das duas equipes, para que o campeão seja decidido dentro de campo. Que o dono do melhor futebol seja o campeão. A gente procura não falar muito da arbitragem. Deixo para eles resolverem quem vai apitar a final.
Bom senso
Por fim, Fábio deixou a enteder que também concorda com a opção por árbitros de fora do estado. Assim como Thiago Neves, o goleiro falou sobre a importância da implementação do árbitro de vídeo. O curioso é que, na votação sobre a arbitragem de vídeo no Brasileirão, o Cruzeiro, assim como os rivais Atlético-MG e América-MG, votou contra - por razões financeiras, já que os clubes teriam um algo gasto com a tecnologia.
- Tudo que for para beneficiar o Campeonato Mineiro, valorizando, não denegrindo, é válido. É importante o bom senso de todos. Mas é aquilo: enquanto não tiver o vídeo, o árbitro vai ter sempre a condição de ser humano. Ele pode errar. Independentemente do estado dele, pode acontecer. Infelizmente, muitos clubes não quiseram acatar o árbitro de vídeo. Isso pode voltar contra essas equipes que infelizmente não deram aval para que pudessem trazer tecnologia para agregar, para a gente ter um campeonato mais equilibrado. Independentemente do árbitro, do estado que ele apite, ele é ser humano, pode acontecer um erro, como aconteceu na semifinal. Graças a Deus não precisamos (do gol anulado), mas em uma decisão pode ser uma situação que não vai ter como reverter.
Você que está pagado valores alto e naõ concorda com valores cobrados e teno pouca PROGRAMAÇÃO
de TVV asssinatura faça liberação e DEMINUIMOS valor da
conta pra qualquer luga do Brasil WHATZSAP 11958640776