Fotos: Bruno Haddad/Cruzeiro
Angel Drumond
O Cruzeiro inicia nesta terça-feira a 16ª participação na Copa Libertadores da América. O time entra em campo às 21h30 para jogar a primeira partida do Grupo 5 da competição sul-americana. O adversário será o Racing, equipe tradicional da Argentina e a partida será disputada no estádio Presidente Péron, ou El Cilíndro, como é chamado pelos anfitriões.
Apesar da rivalidade alta entre as equipes, será a primeira vez que as agremiações se enfrentarão na Copa Libertadores. Foram 12 confrontos e o Cruzeiro obteve sete vitórias, dois empates e saiu derrotado três vezes. A Raposa balançou a rede do oponente 20 vezes e sofreu sete gols.
As duas equipes se enfrentaram seis vezes na Argentina. Os confrontos foram realizados nas cidades de Avellaneda (3), Buenos Aires (2), San Miguel de Tucumán (1). Foram duas vitórias da Raposa, um empate e três derrotas, com sete gols marcados e cinco sofridos. Nos três confrontos entre Cruzeiro e Racing em Avellaneda, no El Cilindro, houve uma vitória do Cruzeiro e duas da equipe local. O Cruzeiro fez cinco gols e a equipe argentina três.
Além dos duelos tradicionais, Cruzeiro e Racing também já fizeram confrontos decisivos que decidiram copas ou vagas em torneios internacionais. Nas duas decisões de títulos que disputaram entre si, cada time saiu vencedor uma vez. O Racing foi campeão da Supercopa de 1988 e o Cruzeiro ficou com o título da Supercopa de 1992. As outras duas vezes em que se cruzaram em confrontos decisivos foram pelas oitavas de final da Supercopa de 1990, em que o Racing se classificou, e pela semifinal da Copa Master de 1992, com a Raposa ficando com a vaga na final.
FINAL
Supercopa 1988
13/06/88 – Racing 2 x 1 Cruzeiro (Juan Perón, em Avellaneda-ARG)
18/06/88 – Cruzeiro 1 x 1 Racing (Mineirão, em Belo Horizonte-MG)
Campeão: Racing
Supercopa 1992
18/11/92 – Cruzeiro 4 x 0 Racing (Mineirão, em Belo Horizonte-MG)
25/11/92 – Racing 1 x 0 Cruzeiro (El Cilindro, em Avellaneda-ARG)
Campeão: Cruzeiro
SEMIFINAL
Copa Master 1992
29/05/92 – Racing 1 x 1 Cruzeiro (José Amalfitani, em Buenos Aires-ARG)
Pênaltis: Cruzeiro 3 x 1
Classificado: Cruzeiro
OITAVAS DE FINAL
Supercopa 1990
25/10/1990 – Cruzeiro 1 x 0 Racing (Mineirão, em Belo Horizonte-MG)
07/11/1990 – Racing 1 x 0 Cruzeiro (José Amalfitani, em Buenos Aires-ARG)
Pênaltis: Racing 4 x 2
Classificado: Racing
Com toda essa rica história, a ansiedade para a estreia da competição mais importante do continente só aumenta. O meio-campo uruguaio De Arrrascaeta falou sobre a primeira partida celeste da Libertadores e sobre o tradicional adversário desta noite.
"Temos um grande elenco, mas acho que, esse ano, a Libertadores tem muitos times grandes, caso do Racing, do River, do Boca. Os argentinos são times que estão muito bem. Então temos que ir passo a passo, pensar no Racing agora, tentar passar da fase de grupos”, declarou o camisa 10.
O técnico celeste comandou a ultima atividade na tarde dessa segunda-feira, no estádio do Independiente, rival do Racing. Mano não definiu a equipe, mas segundo o camisa 10 esse mistério faz parte de toda a estratégia para essa noite.
“Se o Mano não falou, não sou eu que vou falar quem vai jogar. Mas faz parte do futebol, vamos aguardar até o último momento. Nós também não sabemos quem vai jogar”, disse Arrascaeta logo depois do treino.
RACING X CRUZEIRO
Motivo:1ª rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores
Estádio:El Cilindro, em Avellaneda-ARG
Data: terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
Horário: 21h30
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes:Alexander Guzman e Cristian de la Cruz (COL)
Transmissão: Fox Sports