logo

26/2/2018 10:36

Com experiências distintas por Grêmio e Corinthians, Mano Menezes disputará pelo Cruzeiro a terceira Libertadores na carreira

Técnico foi finalista em 2007 com menos de 50% de aproveitamento geral, porém caiu nas oitavas em 2010, quando contabilizava 80% dos pontos

Com experiências distintas por Grêmio e Corinthians, Mano Menezes disputará pelo Cruzeiro a terceira Libertadores na carreira
Técnico Mano Menezes iniciará nesta terça-feira a disputa da terceira Libertadores na carreira / Juarez Rodrigues/EM D.A Press

Ser o melhor colocado geral na fase de grupos da Copa Libertadores não é sinônimo de vida fácil na fase de mata-mata. A caminho da terceira participação na competição continental na carreira, Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, teve experiências distintas nas duas disputas anteriores por Grêmio e Corinthians. Certamente ele colocará as vivências em prática a partir desta terça-feira, quando a equipe visitará o Racing-ARG no estádio Presidente Perón, em Avellaneda, na Argentina, pela abertura do Grupo 5. Os outros dois oponentes da chave são Vasco e Universidad de Chile.



Em 2007, Mano estava no terceiro ano consecutivo como técnico do Grêmio. No primeiro, ganhou a Série B ao vencer o épico jogo contra o Náutico por 1 a 0, na chamada Batalha dos Aflitos. Na segunda temporada, o time ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, com 67 pontos, a dois do segundo colocado Internacional e a 11 do campeão São Paulo. A posição na Série A deu ao Tricolor uma das quatro vagas brasileiras na fase de grupos da Copa Libertadores. Santos e Paraná disputaram as etapas preliminares.

O Grêmio até que arrancou bem na competição: venceu o Cerro Porteño por 1 a 0, no Defensores del Chaco, em Assunção, com gol do volante Lucas Leiva. Nessa partida, o goleiro argentino Sebastián Saja defendeu pênalti cobrado por César “Tigre” Ramírez aos 44min do segundo tempo.

Em 2007, Mano levou Grêmio à decisão / AFP PHOTO/Juan Mabromata

No primeiro duelo em casa, o Grêmio escorregou e ficou apenas no empate sem gols com o Deportivo Cúcuta, da Colômbia. Em seguida, foi derrotado fora de casa pelo também colombiano Deportes Tolima por 1 a 0, fechando o turno do grupo com apenas quatro pontos.

No regresso ao Olímpico, o Tricolor devolveu o placar ao Tolima. O gol marcado por Tuta, aos 21min do primeiro tempo, deu sobrevida ao time de Mano Menezes. Contudo, o revés na quinta rodada por 3 a 1 para o Cúcuta embolou de vez o Grupo 3. Cerro Porteño, Tolima e Grêmio tinham sete pontos cada um, mas por ter saldo de um gol negativo, os brasileiros ficaram em terceiro. Na lanterna estava o Cúcuta, com seis pontos.

Pela última rodada, o Grêmio dependia da vitória para avançar. E ganhou do Cerro Porteño por 1 a 0, com gol do atacante Everton Costa. Passou em primeiro, com 10 pontos (três vitórias, um empate e duas derrotas). E o segundo colocado? O Cúcuta, até então lanterna da chave. O triunfo por 4 a 3 sobre o compatriota Tolima colocou a equipe colombiana nas oitavas de final, com nove pontos.

Nas oitavas, o Grêmio eliminou o São Paulo com vitória por 2 a 1 no placar agregado (perdeu por 1 a 0 no Morumbi e ganhou no Olímpico por 2 a 0). Nas quartas, bateu o Defensor do Uruguai nos pênaltis por 4 a 2, depois de sofrer revés fora de casa por 2 a 0 e devolver o placar diante de sua torcida. Já nas semifinais, o Tricolor se classificou contra o Santos graças ao gol qualificado como visitante (vitória por 2 a 0 em Porto Alegre e derrota por 3 a 1 na Vila Belmiro).

Na decisão, o Grêmio enfrentou o Boca, que passara por Vélez Sarsfield, Libertad-PAR e o surpreendente Deportivo Cúcuta, semifinalista da competição. Os colombianos impuseram grande dificuldade aos tradicionais argentinos, pois ganharam o jogo de ida por 3 a 1, em Cúcuta, e perderam em Buenos Aires por 3 a 0.

A equipe de Mano Menezes sucumbiu ao grande elenco xeneize, que tinha Riquelme, Palermo, Palacio, Banega e outros jogadores renomados. Perdeu na ida por 3 a 0, no La Bombonera, e na volta por 2 a 0, no Olímpico.

No geral, o Grêmio disputou 14 partidas na competição: ganhou seis, empatou uma e perdeu sete, com 11 gols marcados e 15 sofridos. Além do saldo negativo de quatro gols, o time gaúcho teve “apenas” 45,2% de aproveitamento.

Com aproveitamento inferior a 50%, Grêmio chegou à final da Copa Libertadores de 2007 / AFP PHOTO/Jefferson Bernardes

Três anos depois, Mano disputava sua segunda Libertadores, dessa vez pelo Corinthians. O título da Copa do Brasil de 2009, o primeiro de expressão da carreira do treinador, embalava um elenco cuja grande estrela era o centroavante Ronaldo Fenômeno, em fase final de carreira, mas mantendo o habitual faro de artilheiro.

O Timão ganhou do Racing do Uruguai na estreia por 1 a 0, no Pacaembu. Os dois gols foram do volante Elias. Na segunda rodada do Grupo 1, o atacante Dentinho marcou o gol que garantiu o empate por 1 a 1 com o Independiente de Medellín, na Colômbia. Posteriormente, o Corinthians ganhou quatro partidas consecutivas: bateu o Cerro Porteño por duas vezes (1 a 0, no Paraguai, e 2 a 1, em São Paulo) e superou Racing (2 a 0, em Montevidéu) e Independiente de Medellín (1 a 0, em São Paulo).

No agregado da fase de grupos, o Corinthians chegou a 16 pontos (cinco vitórias e um empate) e teve a melhor campanha geral. O adversário era o Flamengo, o pior segundo colocado classificado.

No duelo de ida, a equipe de Mano Menezes perdeu por 1 a 0 diante de mais de 70 mil pessoas no Maracanã. Adriano, em cobrança de pênalti, marcou o único gol. Na volta, o Corinthians abriu 2 a 0 com David Braz (contra) e Ronaldo, mas foi vazado por Vágner Love no início do segundo tempo e não conseguiu buscar o terceiro tento que lhe daria a vaga nas quartas de final.

A classificação final da Libertadores de 2010 teve o Corinthians na nona posição. Isso significa que a equipe somou mais pontos entre as eliminadas nas oitavas de final. Foram seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, com quase 80% de aproveitamento. O Internacional, campeão da competição, atingiu 64,28% dos pontos que disputou.

Corinthians, de Ronaldo Fenômeno, teve grande campanha na fase de grupos, mas saiu nas oitavas / AFP PHOTO/Nelson Almeida

As experiências distintas vividas por Grêmio e Corinthians dão a Mano Menezes propriedade para avaliar as dificuldades do torneio mais cobiçado da América do Sul. “O primordial é se classificar na primeira fase. É uma competição na qual a partir do momento em que você consegue a passagem, todo mundo é igual. Aí passa a ser 50% para cada um e não tem essa de esse é mais favorito e esse é menos. Mas na fase de grupos, principalmente para quem foi campeão, é uma pressão maior. Você sabe que tem que passar, não tem outra conversa.”

O treinador se recordou das campanhas à frente dos clubes do Rio Grande do Sul e de São Paulo. “Lembro-me que com o Grêmio tivemos dificuldades na primeira fase e nos classificamos somente na última rodada, mas conseguimos ser primeiro do grupo. Isso deu vantagem nas disputas mais à frente, pois você sempre jogava a segunda partida em casa. Na minha opinião, numa competição como essa de mata-mata, estrategicamente é melhor. Mas a Libertadores é traiçoeira, como foi no Corinthians. Fizemos na primeira fase a melhor campanha de todas, e demos azar de pegar um Flamengo que se classificou na bacia das almas, mas tinha um time forte, com um ataque formado por Vagner Love e Adriano. Perdemos por 1 a 0 no Maracanã e ganhamos por 1 a 0 no Pacaembu. O gol diferenciado nos tirou a vaga. Assim mesmo é a competição. Você não pode se empolgar, mas também não precisa se assustar. O Cruzeiro vai jogar contra todos os adversários pensando na vitória”.

O próprio título da Copa do Brasil conquistado pelo Cruzeiro em 2017 mostrou a cara do torneio de mata-mata. O time só passou facilmente pelas equipes de menor tradição: Volta Redonda (primeira fase), São Francisco-PA (segunda fase) e Murici-AL (terceira fase). A partir da quarta fase, a dificuldade aumentou. A Raposa eliminou o São Paulo com vitória por 2 a 0, no Morumbi, e revés por 2 a 1, no Mineirão. Nas oitavas de final, bateu a Chapecoense por 1 a 0, em casa, e empatou sem gols fora. Nas quartas, derrotou o Palmeiras graças ao gol qualificado como visitante (empates por 3 a 3 em São Paulo e 1 a 1 no Mineirão). Nas semifinais e na decisão, superou Grêmio e Flamengo, respectivamente, nos pênaltis.

MANO MENEZES EM LIBERTADORES

Jogos: 22
Vitórias: 12
Empates: 2
Derrotas: 8
Gols marcados: 22
Gols sofridos: 20

GRÊMIO (2007)

Time-base Grêmio: Saja; Patrício, William, Teco e Lucio; Gavilán, Lucas Leiva, Diego Souza e Tcheco; Tuta e Carlos Eduardo

Jogos: 14
Vitórias: 6
Empates: 1
Derrotas: 7
Gols marcados: 11
Gols sofridos: 15

Grupo 3

Cerro Porteño-PAR 0x1 Grêmio - Lucas
Grêmio 0x0 Deportivo Cúcuta-COL
Tolima-COL 1x0 Grêmio
Grêmio 1x0 Tolima - Tuta
Deportivo Cúcuta 3x1 Grêmio - Moreno (contra)
Grêmio 1x0 Cerro Porteño-PAR - Everton Costa

Oitavas de final

São Paulo 1x0 Grêmio
Grêmio 2x0 São Paulo - Tcheco e Diego Souza

Quartas de final

Defensor-URU 2x0 Grêmio
Grêmio 2x0 Defensor-URU - Tcheco e Teco

* Vitória nos pênaltis por 4 a 2

Semifinal

Grêmio 2x0 Santos - Tcheco e Carlos Eduardo
Santos 3x1 Grêmio - Diego Souza

Final

Boca Juniors 3x0 Grêmio
Grêmio 0x2 Boca Juniors

CORINTHIANS (2010)

Time-base Corinthians: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Paulinho, Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo

Jogos: 8
Vitórias: 6
Empates: 1
Derrotas: 1
Gols marcados: 11
Gols sofridos: 5

Grupo 1

Corinthians 2x1 Racing-URU - Elias (2)
Independiente de Medellín-COL 1x1 Corinthians - Dentinho
Cerro Porteño-PAR 0x1 Corinthians - Ronaldo
Corinthians 2x1 Cerro Porteño-PAR - Ronaldo e Chicão
Racing-URU 0x2 Corinthians - Dentinho e Elias
Corinthians 1x0 Independiente de Medellín-COL - Valencia (contra)

Oitavas de final

Flamengo 1x0 Corinthians
Corinthians 2x1 Flamengo - David Braz (contra) e Ronaldo

1212 visitas - Fonte: Lance! Net




Você que está pagado valores alto e teno pouco PROGRAMAÇÃO de TVV asssinatura faça
liberação e DEMINUIMOS valor da conta pra qualquer luga do Brasil WHATZSAP 11958640776

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.