Cruzeiro revê um brasileiro em fase de grupos da Libertadores (Foto: Washington Alves/Light Press)
Definido o terceiro adversário do Cruzeiro na fase de grupos da Libertadores: o Vasco completa a chave da competição, após eliminar o Jorge Wilstermann (Bolívia), nos pênaltis. O Grupo 5 ainda tem o Racing-ARG e a Universidad de Chile. Será a segunda vez, em todas as suas participações, que a Raposa vai encarar a equipe carioca nessa fase do torneio. Aliás, o Gigante da Colina foi o primeiro brasileiro a enfrentar o time cruzeirense em grupos na competição.
Após a polêmica final do Brasileiro de 1974, decisão em que o cruzeirense nunca esquece por ter se sentido prejudicado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), por ter invertido o mando de campo, o Cruzeiro voltou a se encontrar com o Vasco, mas na Libertadores. Na fase de grupos, venceu por 3 a 2 no Mineirão e empatou por 1 a 1 no Rio de Janeiro. Naquela edição, a equipe mineira chegou às semifinais (disputada em um triangular), mas foi eliminada.
Desde então, Cruzeiro e Vasco nunca mais se encontraram em fase de grupos. Apenas voltaram a se enfrentar em Libertadores em 1998, ano seguinte ao bicampeonato cruzeirense. No regulamento da época, o vencedor da edição anterior entrava já nas oitavas. A Raposa pegou o clube carioca nessa etapa, perdeu por 2 a 1 no Rio e empatou sem gols em Minas, sendo eliminado. Ao fim da competição, o Vasco consagrou-se campeão.
1976
Naquele ano, Cruzeiro e Internacional se enfrentaram na fase de grupos. No Mineirão, uma memorável partida, com nove gols e cheio de reviravoltas. No final, o Cruzeiro levou a melhor com uma vitória por 5 a 4. No Sul, outra vitória cruzeirense: 2 a 0. A Raposa ainda enfrentou Olimpia-PAR e Sportivo Luqueño-PAR. No final, todo torcedor azul e branco sabe... gol de Joãozinho, no estádio Centenário, e título inédito da Libertadores.
1994
Após 17 anos de ausência, o Cruzeiro voltava a disputar a principal competição internacional do continente, por ter sido campeão da Copa do Brasil do ano anterior. No grupo, além dos argentinos Boca Juniors e Vélez Sarsfield, estava também o Palmeiras, atual campeão brasileiro. Em São Paulo, derrota por 2 a 0. Já na capital mineira, vitória por 2 a 1. Entretanto, a permanência na Libertadores não durou muito. Nas oitavas de final, a Raposa foi eliminada pela Unión Española, do Chile.
1997
O último ano em que o Cruzeiro teve um brasileiro em seu grupo foi, justamente, na edição do seu bicampeonato. Em 1997, o Grêmio derrotou a Raposa por 2 a 1, na estreia dos dois times na competição. O Cruzeiro, em uma arrancada, venceu o Tricolor por 1 a 0 na volta. No grupo, ainda estavam os peruanos Alianza Lima e Sporting Cristal, esse último derrotado na decisão da Libertadores pelo time cruzeirense.
Além da agremiação brasileira, o Cruzeiro ainda terá os argentinos do Racing e os chilenos da Universidad de Chile no grupo. A estreia será contra o Racing, na próxima terça-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio Cilindro, em Avellaneda, Argentina.
VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345