Muitos dirão que Silva foi bem no Botafogo, no ano passado. Verdade. Aos 32 anos, conseguiu aparecer. Mas custou R$ 10 milhões, fora salários. Muito para um futebol tão comum. Eu apostaria mais nos volantes que estão na Toca, e olha que são muitos. / Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Domingo de carnaval. Nesse período da festa de Momo, o país para, os problemas são esquecidos e a conta não para de estourar no lombo do povo. O Congresso Nacional está vazio desde quarta-feira e duvido que os políticos, principalmente os ladrões e desonestos, não estejam faturando às nossas custas. O futebol também dá um tempinho por aqui, mas promete voltar com força total na quarta-feira de cinzas, pois o calendário deste ano está apertado por causa da Copa do Mundo.
Preocupa-me muito o estágio dos times mineiros para esta temporada. Vejo o Cruzeiro forte pela estrutura, técnico e jogadores que trouxe da temporada passada. Conseguiu manter os campeões da Copa do Brasil, perdendo apenas Diogo Barbosa, a quem reputo como o melhor lateral-esquerdo do país. É bem verdade que contratou a peso de ouro, porém, na minha visão, exceto o lateral Edílson, os demais vão precisar provar algo mais. Eu não contrataria nenhum deles, pois são jogadores caros, que não deram retorno por onde passaram. Estou falando de Mancuello, Fred, e Bruno Silva.
Muitos dirão que Silva foi bem no Botafogo, no ano passado. Verdade. Aos 32 anos, conseguiu aparecer. Mas custou R$ 10 milhões, fora salários. Muito para um futebol tão comum. Eu apostaria mais nos volantes que estão na Toca, e olha que são muitos. Fred, como já citei, foi um grande jogador, artilheiro, e tem história no esporte bretão. Deve ser respeitado por sua história e conquistas. Porém, desde 2014 nada de relevante fez. Aos 34 anos, é outro que custará os olhos da cara ao Cruzeiro. Se for artilheiro e levantar a Libertadores, os torcedores dirão que o investimento estará pago. Caso contrário, nada feito.
O futebol vive de bolas dentro da casinha, nada mais que isso. De qualquer forma, torço para os contratados darem retorno e queimar minha língua, afinal, emitimos opiniões pela experiência de mais de 50 aos no futebol, 34 deles escrevendo, comentando e apresentando programas de TV. Opinião não significa torcer contra, e sim ter personalidade para não ser “maria vai com as outras”, ou para agradar à camisa A ou à B.
O Galo vive momento mais delicado. A exemplo do Cruzeiro, não tem dinheiro e os parceiros parecem não estar interessados em ajudá-lo. Conseguiu algumas contratações na base da troca, mas carece, urgentemente, de um camisa 10, um lateral-direito (o que veio é fraco), dois zagueiros e um volantão, para fechar a cabeça da área.
Vejam como a situação é complicada para o alvinegro. O torcedor vai precisar ter paciência, jogar com o time e entender o momento de transição. Além disso, como escrevi outro dia, se houvesse dinheiro, quem os torcedores contratariam? Das posições que citei, digam-me: quais jogadores poderiam preenchê-las?
Desde que me entendo por gente e gosto do esporte bretão, esta é a pior safra da história do futebol brasileiro. Não temos técnicos competentes, com raras exceções; não temos craques, nem tampouco jogadores acima da média. O que temos são alguns raros bons jogadores e nada mais. E os salários são absurdos diante do futebol medíocre que a maioria pratica.
Mesmo assim, quero ter esperança de que as coisas vão caminhar bem para o futebol mineiro, pois o que mais queremos é ver nossas equipes levantando taças no fim da temporada. Não será fácil, mas como a mediocridade impera de norte a sul do país não custa acreditar.
Bom carnaval, torcedor. Lembre-se de que na quarta-feira de cinzas tudo voltará ao normal no país do faz de conta.
Nossa Senhora de Lourdes
Hoje é dia de Nossa Senhora de Lourdes. Se minha amada mãe estivesse aqui, estaria comemorando mais um ano de vida. Mas está lá no céu, ao lado do Criador. Saudades eternas.