Em seu primeiro ano à frente da base, Freeland colecionou troféus (Cruzeiro/Divulgação)
Nas mãos, Eduardo Freeland segura, orgulhosamente, dois grandes troféus nacionais: o Brasileiro e a Supercopa Sub-20. No sorriso, o diretor das categorias de base do Cruzeiro exibe uma satisfação que une várias outras conquistas, dentro e fora de campo, que dão o tom do grande primeiro ano do dirigente à frente do celeiro de craques do Maior de Minas.
Campeão brasileiro sub-20 pelo Botafogo em 2016, o executivo teve um desafio traçado logo em sua chegada ao Cruzeiro, em fevereiro deste ano: voltar a ser campeão nacional, desta vez pelos juniores da Raposa. É o que afirma o superintendente da base celeste, Antônio Assunção, que viu Freeland cumprir o objetivo proposto e superar as expectativas iniciais com um trabalho que fortaleceu a formação de atletas em todos os aspectos.
“Quando entrevistei o Freeland, tinha ótimas referências, já que tinha acabado de se sagrar campeão brasileiro sub-20 com o Botafogo. Na entrevista, brinquei que estava contratando ele e queria também o título brasileiro com o Cruzeiro, que tem uma estrutura superior. E ele cumpriu o combinado”, destacou Toninho.
“O Freeland se mostrou um cara extremamente competente e atencioso com todos do Clube. Um profissional muito dedicado e estudioso, que fez um belo trabalho dentro e fora de campo. Sabendo da qualidade do Freeland, digo que ele foi além das expectativas, que já eram altíssimas, o que me deixou muito feliz. Fiquei extremamente satisfeito com os resultados colhidos através deste trabalho e com esta parceria firmada com Freeland, que sempre tratou este desafio com muita seriedade e honestidade”, completou.
Os elogios, é claro, não são à toa. No futebol, Freeland recolocou a base celeste em evidência no cenário nacional e internacionais com títulos importantíssimos em todas as categorias. De maneira cuidadosa e altamente profissional, o dirigente deu prosseguimento àquilo que vinha sendo bem feito na Toca I e instituiu novas ideias, que otimizaram o desempenho dos atletas e garantiram uma formação ainda mais voltada para a formação humana dos jogadores.
Plenamente satisfeito, Eduardo Freeland avalia seu primeiro ano na Toca da Raposa, expõe os planos adotados ao longo da temporada e deixa claro o desejo de manter a base celeste no mais alto patamar em 2018.
“Temos convicção que há muito a fazer, mas sabemos que estamos num ótimo caminho no intuito de formar seres humanos que jogam futebol e desenvolver atletas de caráter, bom comportamento e vencedores. Que em 2018 possamos continuar mantendo o nome do Cruzeiro Esporte Clube nos níveis mais altos do futebol brasileiro”, ressaltou.
Títulos e Cruzeiro no topo
“Primeiro, gostaria de agradecer a oportunidade que me foi proporcionada pelo Presidente Gilvan. Cheguei com a responsabilidade de dar continuidade ao excelente trabalho que já vinha sendo feito pelo Klauss Câmara e sua equipe. Bruno Vicintin e Antônio Assunção foram claros comigo já no primeiro contato e pediram que focássemos nas competições nacionais para elevar novamente o nome do Cruzeiro Esporte Clube a nível nacional”.
“Ao longo de 2017, conquistamos o Campeonato Brasileiro Sub 20 e a Supercopa Sub-20, garantindo vaga na Libertadores de 2018 da categoria, trabalho esse liderado com excelência pelo treinador do Sub-20, Emerson Ávila. No Sub-17, vencemos a J-League Challenge Cup, no Japão. Já o Sub-15 foi vice-campeão da Copa Nike e o Sub-14 foi campeão do Brasileirinho da categoria. Foram quatro títulos nacionais e um vice-campeonato, além de um título internacional”
Redução da quantidade de atletas
“Logo que iniciei o trabalho identifiquei pontos importantes a serem ajustados para alcançarmos as metas do ano. Após alinhar com o Klauss e Toninho, atuamos no sentido de diminuir a quantidade de atletas e elevar a qualidade dos grupos. Iniciamos o ano com 160 atletas e, hoje, estamos finalizando com 112. Além disso, o número de alojados caiu de 124 para 75, melhorando também a qualidade da moradia dos residentes”.
Serviço Social e otimização da participação da Psicologia e DM
“Identificamos a necessidade de contratarmos uma assistente social para assistir a esses atletas e fazermos uma profunda revisão das Normas de Conduta. Mudamos a atuação do setor de Psicologia para um viés mais esportivo e competitivo, focando na elevação de performance. Além disso, buscamos aproximar ainda mais o Departamento Médico da rotina de treinos dando maior suporte aos jogadores e comissões técnicas”.
Documento Norteador de Conteúdo e atuação coletiva
“Os pontos mais importantes foram desenvolvidos numa construção coletiva com a competente equipe de trabalho liderada pelo coordenador técnico Matheus Ornelas. Assim, desenvolvemos o Documento Orientador de Conteúdos, que é o norteador do trabalho feito com os atletas diariamente. Os processos internos também foram revistos e estão em fase final de revisão para implementação no início de 2018”.

isso mesmo continuar este trabalho que muito sério. Parabéns ao departamento de bases. Feliz Natal pra todos...............
VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345