logo

12/11/2017 14:52

Seca do ataque alerta Cruzeiro para evitar pior rendimento ofensivo no Brasileiro

Último gol de um atacante foi há cinco jogos, e time tem o quinto pior desempenho da história do clube na competição de pontos corridos

Seca do ataque alerta Cruzeiro para evitar pior rendimento ofensivo no Brasileiro
Jonata pode ganhar chance nos próximos jogos (Foto: Rafael Ribeiro/Light Press)

Há algumas semanas, o assunto se repete: o Cruzeiro tem sentido falta de um goleador. Sem Sassá e Raniel, lesionados, Rafael Sobis não tão inspirado e também convivendo com dores musculares, o técnico Mano Menezes precisou recorrer a opções no grupo e nas categorias de base. Rafael Marques tem ganhado oportunidades, mas não correspondeu. O jovem, Jonata, de 19 anos, por outro lado, ainda não teve a chance de iniciar no time titular.



A falta de um goleador e o momento ruim de jogadores da posição têm refletido nos números do Cruzeiro na temporada. Se comparado o rendimento até a 33ª rodada dos Brasileiros disputados com 20 times, ou seja, desde 2006, a Raposa tem o quinto pior desempenho. São 39 gols até aqui (veja no gráfico abaixo).

Desempenho ofensivo do Cruzeiro no Brasileiro até a 33ª rodada


O último gol marcado por um atacante do Cruzeiro foi há cinco jogos. Na ocasião, Rafael Sobis balançou a rede do Grêmio e garantiu a vitória por 1 a 0, na Arena, em Porto Alegre, pela 27ª rodada (veja no vídeo abaixo). O camisa 7, que deve retornar ao time titular neste domingo, às 19h (de Brasília), diante do ex-clube Fluminense, é o artilheiro da equipe na temporada, com 16 gols.

Então, o problema do baixo rendimento ofensivo é dos atacantes? Não necessariamente. É o que explica o meio-campista Robinho. Para ele, a responsabilidade deve ser compartilhada com os homens de armação. Neste ano, Thiago Neves é quem mais dá passe para gol do time, com 12 assistências.

- Faz parte (a falta de gols dos atacantes), às vezes a bola está chegando pouco. Temos que levar mais a bola, ajudar mais eles. Não são só os atacantes que têm que procurar. Nós meias temos que deixá-los em condições para fazer o gol.

Robinho afirma que ter um homem-gol é importante. Porém, ressalta que o time também consegue jogar sem um jogador de referência, ou seja, um centroavante. O técnico Mano Menezez já utilizou isso em algumas oportunidades, inclusive, na final da Copa do Brasil, quando Arrascaeta precisou atuar como falso 9. Em outras ocasiões, Thiago Neves também exerceu a função.

- Sempre faz falta um goleador. Um cara que coloca a bola para dentro. Faz parte do futebol ter um ataque que faz gol. Nosso time agora está com dificuldade com alguns jogadores machucados, que fazem essa função. Temos o Sobis agora voltando. É importante, mas nosso time já mostrou que podemos jogar sem também.


Robinho deu sua primeira assistência no ano na partida contra o Atlético-PR (Foto: Washington Alves/Light Press)

O Cruzeiro terá pela frente mais cinco jogos do Campeonato Brasileiro: Fluminense, Avaí, Vitória, Vasco e Botafogo. Para evitar ter o pior desempenho do ataque história do clube na competição, precisará fazer, no mínimo, seis gols. Ou seja, média um pouco superior a um gol por partida. No momento, a marca negativa pertence ao ano de 2015, quando o time marcou 44 em todo o torneio (veja no gráfico abaixo). A temporada em que mais fez gols foi em 2013, quando conquistou o tricampeonato.

Desempenho ofensivo do Cruzeiro no Brasileiro de pontos corridos com 20 times


Pelo o que o técnico Mano Menezes indicou, Rafael Sobis deve retomar a titularidade. Entretanto, como o atacante vem de um período longe dos gramados, o companheiro Thiago Neves aposta em outro jogador como goleador: Jonata.

- É complicado achar (sem centroavante). Jogávamos com o Rafa (Sobis) no começo do ano. Depois, ele saiu por lesões. Adaptaram outros. Depois foi com o Sassá, que também saiu. Nosso time roda muito. Mas, na hora de finalizar, cruzar, na hora de pressionar na bola aérea, a gente não consegue, porque não tem ninguém alto. Mano está tentando achar alguém, e a gente também. Sentimos falta. Ele está dando oportunidade para o Jonata. Espero que ele possa ser nosso homem-gol daqui para frente.

918 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.