logo

8/10/2017 18:20

De Fábio a Brazão: pelo tetra na Índia, goleiro do Brasil segue ídolo do Cruzeiro

Recordista de jogos do clube mineiro, Fábio foi campeão mundial sub-17 pela Seleção há 20 anos. Gabriel Brazão, que é da base da Raposa, tenta repetir o feito em 2017

De Fábio a Brazão: pelo tetra na Índia, goleiro do Brasil segue ídolo do Cruzeiro
Há 20 anos, quase todos os 18 convocados para defender a seleção brasileira no Mundial sub-17 jogavam por grandes clubes do Brasil, como São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Inter e Grêmio. O Tricolor Gaúcho, aliás, tinha o nome mais badalado daquela geração: Ronaldinho, o Gaúcho.


Mas o primeiro da lista daquela Seleção representava o modesto União Bandeirante, do Paraná. Naquele ano, 1997, o Brasil conquistou no Egito o primeiro dos três títulos mundiais que tem na categoria - o país também foi campeão em 1999 e 2003. E foi ali que um dos grandes goleiros do futebol brasileiro começou a aparecer. Fábio era o titular daquela equipe.

Um salto no tempo, com passagens por Atlético-PR, Vasco e seleção brasileira principal, e Fábio, que hoje tem 37 anos, virou um dos grandes ídolos do Cruzeiro. Daqueles de primeiro escalão.

É o recordista em número de partidas, com 737. Pegador de pênaltis, acaba de ser protagonista em mais uma conquista pela Raposa - campeão da Copa do Brasil.

Fábio é um dos muitos exemplos de jogadores, brasileiros ou não, que apareceram no Mundial sub-17 e viram a carreira decolar anos depois. E quem pode estar todos os dias perto de quem deu tão certo não consegue pensar em seguir um caminho diferente. É por isso que Gabriel Brazão não tira os olhos de Fábio sempre que tem a chance de estar perto dele em treinos na Toca da Raposa.

- Sempre falo e vou continuar falando. O Fábio é minha referência no futebol brasileiro e mundial. Já tive a oportunidade de treinar com a equipe principal e ele sempre me ajudando e saber que ele jogou uma Copa do Mundo me inventiva mais. Tenho certeza que todos estão torcendo por mim. Ele também - disse Brazão.

Hoje, Brazão é o titular do gol do Brasil no Mundial sub-17 da Índia. Na estreia, a Seleção venceu a Espanha por 2 a 1, de virada, e o goleiro teve destaque com pelo menos três defesas difíceis (assista aos melhores momentos no vídeo acima). Saiu muito elogiado pelos companheiros e pelo técnico Carlos Amadeu.

- Nós temos uma defesa muito forte, que se comportou muito bem contra a Espanha. Mas quando ela não funcionou, o Brazão foi muito bem - destacou o treinador.

Brazão é goleiro do time sub-20 do Cruzeiro. Na base da Seleção, tem sido chamado desde a categoria sub-15. Na campanha do título do Sul-Americano sub-17, foi titular em oito das nove partidas da equipe.

- Estamos trabalhando firme para chegar aqui mostrar o nosso valor. Treino forte no meu clube e na Seleção para aproveitar as oportunidades - comentou o goleiro.

Pelo Cruzeiro, participou de três torneios internacionais. Um no Japão, um na Alemanha e outro na Holanda. Já nos torneios nacionais, Brazão atua com frequência no Mineiro e no Brasileiro sub-20.

1044 visitas - Fonte: Globo Esporte




parabéns Gabriel que VC possa seguir os passos de Fábio e dar muitas alegrias a nação cruzeirense

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.