logo

6/10/2017 08:54

Prestígio, polêmicas e processos: quem é Itair, novo vice de futebol do Cruzeiro?

Homem de confiança do presidente Wagner Pires de Sá, Itair Machado teve ascensão e queda meteórica no Ipatinga e acumula polêmicas em sua história dentro do futebol

Prestígio, polêmicas e processos: quem é Itair, novo vice de futebol do Cruzeiro?
Itair Machado será o homem forte do Cruzeiro daqui para frente (Foto: Reprodução / Tv Globo)

O Cruzeiro começa a viver uma nova era em sua história. Dias após de se sagrar campeão da Copa do Brasil, o clube se vê em meio a uma reviravolta em sua política com a chegada de novas figuras e saídas de outras. O certo, por enquanto, é que, além de Wagner Pires de Sá, eleito presidente a patir de 2018, o homem forte do futebol será Itair Machado, ex-presidente do Ipatinga e que, por muito tempo, esteve ligado a Zezé Perrella, quando o mesmo era presidente do Cruzeiro, e que agora faz parte da oposição.



Itair vem participando das reuniões diárias que a nova diretoria vem realizando desde terça-feira. Ele é o responsável por fazer os contatos e realizar as negociações. Será o cabeça para negociar a permanência de Tinga, gerente de futebol, e de outros membros da diretoria, além da permanência do técnico Mano Menezes e da chegada de jogadores.

Um dos mobilizadores da Chapa União, encabeçada por Wagner Pires, Itair Machado participou ativamente da campanha desde o começo, investindo financeiramente na mesma, segundo confirmaram à reportagem. Itair é considerado, nos bastidores da nova diretoria, um homem hábil nas negociações, e que tem total confiança de Wagner Pires.

A confirmação de Itair como vice-presidente de futebol fez com que Bruno Vicintin deixasse o mesmo cargo da atual diretoria. Esta mudança mexeu com os demais diretores do clube, que estão pessimistas quanto à permanência no próximo comando cruzeirense. Funcionários que trabalham também no futebol vivem essa incerteza se continuarão em seus cargos.

Klauss e Tinga acompanha saída de Bruno Vicintin, e permanência de Mano fica em cheque no Cruzeiro (Foto: Washington Alves/ Cruzeiro)

Um áudio de Bruno Vicintin, que foi encaminhado pelo ex-diretor num grupo de um aplicativo de conversas, vazou e, no conteúdo, ele explica que os motivos para o desligamento do clube são pessoais, mas também por incoerência da nova diretoria. Bruno gostaria de permanecer no clube com sua equipe (o diretor de futebol, Klauss Câmara, o gerente de futebol, Tinga, o diretor de comunicação Guilherme Mendes e Pedro Moreira, supervisor de futebol), mas diante do interesse da nova diretoria de colocar Itair e seus homens de confiança, a tendência é que haja uma debandada da antiga estrutura.

- Até a eleição, o Itair jurava de pé junto que não queria trabalhar no futebol nunca mais na vida, e o Gilvan e o Lemos diziam que não aceitavam de jeito nenhum que tirasse o Guilherme Mendes. Um dia depois da eleição, quando eu vi que começou esse “sururu” todo, eu liguei para o Gilvan e pro Wagner e fiquei de falar, até porque quanto o Wagner tinha me chamado para ficar, ele me disse que não ia mexer em nada no futebol. A conversa foi: “Eu quero que o Itair vá para o futebol, mas quero que ele trabalhe com você”. Eu falei para o Wagner que eu entendia que o Itair é da confiança dele, que tiha investido na campanha dele, que não era isso que tinha sido falado antes da campanha. Falei que eu tenho a minha equipe que é o Klauss, o Guilherme e o Pedro, e para eu trabalhar eu teria que ficar com essa equipe. Ele disse que não, que eu tinha que conversar com o Itair, que nós iriamos nos dar super bem.

No áudio, Bruno explicou que não tem problemas com Itair, mas que decidiu não ficar no cargo até o fim do mandato de Gilvan porque o Cruzeiro não almeja mais nada de relevante no Campeonato Brasileiro.

- Eu não tenho problema nenhum com o Itair, mas eu cheguei num nível no futebol que eu posso escolher minha equipe. O Gilvan falou várias coisas para ele, que eu prefiro não falar, aí ele (Wagner) falou que o Itair estava nos Estados Unidos e que era para eu esperar uma semana para falar com ele. Sinceramente, eu não tinha nada para falar com o Itair, e eu falei para o Gilvan que estava entregando o cargo, o Cruzeiro não tem chances de ser campeão, de ser rebaixado.

História

Itair Machado fundou o Ipatinga em 1998. Ele ganhou holofotes e elevou o patamar do clube. Sob seu comando, o Ipatinga conquistou o Estadual de 2005 (sobre o Cruzeiro), foi vice em 2006 e ainda chegou às quartas de final da Copa do Brasil no mesmo ano. Em 2007, o clube foi vice-campeão da Série B e subiu para a elite, mas não conseguiu permanecer.

Naquele período, o Ipatinga era considerado quase uma filial do Cruzeiro, já que o clube celeste cedia e pagava o salário de muitos jogadores que estavam emprestados ao clube do Vale do Aço. Itair passou a ser muito próximo de Zezé Perrella por causa deste acordo e pode ser uma ponte com a oposição. Perrella, inclusive, será voz ativa no clube novamente, pois é o favorito para ganhar a eleição no Conselho Deliberativo.

Além de Itair, Perrella também tem uma boa relação com Wagner Pires, apesar de ter apoiado a chapa de Sérgio Rodrigues. No entanto, a partir de 2012, depois da tentativa frustrada de mudar a sede do Ipatinga para Betim, Itair Machado resolveu desistir, naquele momento, da carreira como dirigente de futebol. De acordo com ele, a saída definitiva ocorreu no meio de 2013.

Polêmicas e processos

Dentro e fora da esfera do futebol, Itair Machado acumula uma vasta gama de processos e polêmicas. Empresário do ramo financeiro no Vale do Aço, o próximo vice de futebol do Cruzeiro acumula mais de 40 processos na Justiça, todos registrados no site da Justiça Brasileira. Mais de 25% deles são relacionados aos problemas que teve quando comandava o Ipatinga e o Betim.

Na esfera esportiva, Itair já se envolveu em diversas polêmicas. Em 2004, tentou pedir o anulamento do jogo contra o Social, no Campeonato Mineiro, alegando um erro de arbitragem. No torneio regional, o então presidente do Ipatinga, pediu a anulação do jogo contra o Social, que venceu a equipe do Vale do Aço por 2 a 1, por acreditar que o árbitro prejudicou a equipe do Vale do Aço. Por fim, o pedido não foi aceito pelo Tribunal, o placar foi mantido, e o Ipatinga terminou a competição regional na sétima colocação.

Quatro anos depois, em 2008, Itair se envolveu em outra polêmica na presidência do Ipatinga, no Mineiro daquele ano. O Tigre lutava pela permanência no Módulo I do Estadual, Itair Machado foi acusado de tentar subornar jogadores do Villa Nova-MG. Ricardinho, então meia do Leão, teria aceitado R$ 30 mil para entregar o jogo contra o próprio Ipatinga e foi até demitido do clube de Nova Lima. O goleiro do Villa, Glaysson, também teria recebido a proposta, mas a recusou, indo até a imprensa para relatar o fato. O jogo terminou com vitória do Leão do Bonfim, e o Ipatinga acabou rebaixado.

Itair Machado será o novo vice de futebol do Cruzeiro, cargo até então ocupado por Bruno Vicintin (Foto: Reprodução / Tv Globo)

Na época em que comandava o Ipatinga, Itair era conhecido por suas declarações polêmicas. Quando o time do Vale do Aço vivia boa fase, chegando a ser semifinalista da Copa do Brasil e integrante da primeira divisão do Brasileiro, o mandatário chegou a declarar que o Ipatinga era a segunda força de Minas Gerais, atrás apenas do Cruzeiro, mas à frente de América-MG e Atlético-MG.

Em 2008, Itair foi pivô de um desentendimento por conta do lateral Gerson Magrão. Na época, Alexandre Faria, então diretor de futebol do Atlético-MG, disse ter um acordo verbal com Itair Machado e o Ipatinga para contratar o jogador. No entanto, o Cruzeiro se adiantou e contratou o atleta, gerando a revolta do diretor atleticano, que chegou a chamar Itair Machado de "bandido".

8037 visitas - Fonte: Globo Esporte




Se cara "ITAIR" fizer parte da diretoria, estou desfazendo de 18 sócios libertadores. Esse sujeito quebrou e acabou com o Ipatinga e vai acabar com o CRUZEIRO . Foraaasaaa

esse conhece de catimba

não podemos esquecer que o cruzeiro vai disputar a libertadores tem que ter um time muito bom

se o vicintim é vice do gilvan ele tem que ficar e calado e esperar a hora certa dele vazar fora ainda vai ficar pondo defeito no outro o prazo dele tá vencendo vaza fora rapaz calado ainda deixa o outro trabalhar em paz

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.