Mano Menezes garante que Cruzeiro não vai relaxar no Brasileiro (Foto: Washington Alves/Light Press)
Utopia. Segundo o dicionário, é algo que só existe no mundo imaginário. Algo perfeito demais para existir, mais que um sonho. A utopia do Cruzeiro em 2017 é o título do Brasileirão. A distância para o líder Corinthians é de 14 pontos, e faltam apenas 12 rodadas. O objetivo daquelas equipes que estão no grupo de cima, mas longe do título, é a Libertadores. Só que, em relação a este, o Cruzeiro pode relaxar. A vaga está garantida com o título da Copa do Brasil, que já é realidade e está na sala de troféus do clube celeste. E aí? Por que o Brasileiro continua sendo importante?
O principal motivo pode ser explicado com a "Primeira Lei de Newton", que fala sobre a inércia. O físico explica que um corpo que está parado tende a permanecer parado, e o mesmo acontece com um corpo que está em movimento: tende a permanecer em movimento. O jogo contra o Corinthians, inclusive, foi a prova disso. Embalado pelo penta da Copa do Brasil, o Cruzeiro começou a partida em alta intensidade. Durante a partida, muito pelo desgaste das comemorações e também devido a um relaxamento natural, deixou o nível cair. O Corinthians se aproveitou e empatou.
Pensando a longo prazo, é importante que o Cruzeiro permaneça em alta intensidade no fim de 2017, para que não tenha que arrancar do zero na próxima temporada. Terminar o ano jogando bem, com uma equipe definida, uma base sólida, um ritmo forte e jogadores em boa fase é uma das principais premissas para uma temporada seguinte de sucesso. A Raposa pode, sim, tirar um pouco o pé do acelerador no restante da temporada 2017. Um grande título já foi conquistado, a vaga na Libertadores também. Só não pode frear demais. Até porque, segundo o técnico Mano Menezes, há, ainda, o objetivo de terminar o Brasileiro lá em cima.
- Não tem que pensar no Corinthians, que é virtual campeão, porque somos razoavelmente inteligentes. Não vamos criar objetivo quase que inalcançável. Vamos brigar pelo grupo de segundo pra baixo. E não tem razão de largarmos o Brasileiro. Estamos felizes aqui, contentes com este momento e temos que aproveitar para terminar o Brasileiro da melhor maneira possível.
2018 está logo aí
O ano de 2018 será, de qualquer maneira, um ano de mudanças para o Cruzeiro. Será temporada de um novo presidente, de possíveis trocas na diretoria e de certas transformações no elenco. É importante demais que, além da base, do treinador e da confiança do torcedor, o ritmo também seja mantido. Esta é a receita para o time buscar, em 2018, voos ainda maiores do que alcançou em 2017.