Mano Menezes na época em que fez estágio no Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte)
Tudo começou em 1997, quando Mano Menezes tinha um sonho: ser treinador de futebol. Iniciou sua trajetória no Cruzeiro, como estagiário de Paulo Autuori. Viu o clube ser bicampeão da Libertadores e considerado a "La Bestia Negra" dos sul-americanos. O mundo girou, 20 anos se passaram e aqui estamos. Mano está se sentindo em casa. Está no lugar que primeiro lhe deu oportunidade de aprender. Ele não só aprendeu como voltou e levou o clube ao topo: maior campeão da Copa do Brasil, ao lado do Grêmio. O título, conquistado sobre o Flamengo, nessa quarta, também quebrou o jejum do treinador de oito anos sem ganhar uma taça.
Em conversa com o GloboEsporte.com, Paulo Autuori, o primeiro "professor" de Mano, comentou o período em que o treinador passou pela Toca, em 1997.
- Ele esteve com a gente. Fazendo um período de observações. A pedido do Caio Júnior, eu o conheci. O Caio, que foi meu jogador em Portugal. Mano chegou, fizemos uma amizade e ele ficou um período em 97 comigo. Ele já demonstrava muito conhecimento, um cara sempre preocupado em boas práticas. Uma pessoa que eu gosto muito. Profissionalmente, mostrava muito interesse, sempre querendo aprender e botar em prática o próprio conhecimento.
O último título de Mano Menezes havia sido a Copa do Brasil de 2009 com o Corinthians. De lá para cá, treinou Flamengo, o Timão de novo, Cruzeiro e Shandong Luneng, da China. Até comandou a seleção brasileira, pela qual venceu o Superclássico das Américas. Porém, o torneio é considerado amistoso. O jejum, agora, acabou. O foco é comemorar.
Mano Menezes conquistou o primeiro título pelo Cruzeiro (Foto: Agência I7)
- É importante a conquista. Porque engrandece o trabalho. Já estava com saudades de ser campeão. É bom. Essa decisão teve todos os ingredientes. Com emoção até o final. Muita tensão. A gente sofreu muito com as lesões durante o jogo, mas superamos. É muito difícil ser campeão, agora vamos aproveitar e comemorar bem.
Técnico mais longev
o
Hoje em dia, é difícil encontrar treinadores que ficam por um longo período em um clube só. No Brasil, então, é praticamente impossível. No entanto, o técnico Mano Menezes tenta derrubar essa escrita negativa. Nesta quarta-feira, contra o Flamengo, ele completou a 106 jogos pelo Cruzeiro. Essas partidas, porém, não foram construídas de forma contínua. Foram 16 na primeira passagem do treinador pelo Cruzeiro (em 2015) e 90 nesta etapa (entre 2016 e 2017).
Por conta do longo tempo no comando do Cruzeiro, Mano Menezes carrega o título de técnico mais longevo em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Nenhum outro treinador dos 20 times do Brasileirão está há mais tempo no cargo quanto Mano, que foi contratado em julho de 2016.
Da zona de rebaixamento à chance de título nacional
Em 2015, o Cruzeiro viveu um momento complicado na tabela. Quando o técnico Mano Menezes chegou, após a demissão de Luxemburgo, o clube se encontrava à beira da zona de rebaixamento, com 22 pontos. A “salvação” do time começou contra a Ponte Preta, quando o treinador assumiu a equipe. Porém, nesse jogo, Mano só observou em um dos camarotes, enquanto Deivid, comandante interino, levou a Raposa a bater os paulistas por 2 a 1, com gols de Willians e Vinícius Araújo - ambos já deixaram a Toca.
Depois disso, o Cruzeiro deu uma guinada no Campeonato Brasileiro e terminou a competição em 8º lugar, com 55 pontos. Para se ter uma ideia, o primeiro classificado para a Libertadores, à época G-4, foi o São Paulo, que acumulou 62 pontos. Porém, Mano não deu sequência ao trabalho. Ele aceitou uma proposta milionária do Shandong Luneng e foi para a China.
Em 2015, Mano tinha Deivid como auxiliar no Cruzeiro (Foto: Maurício Paulucci)
A segunda passagem de Mano Menezes no Cruzeiro também foi em busca de livrar o time do rebaixamento. A estreia, dessa vez, foi diante do Santos, na Vila Belmiro. Na ocasião, a equipe perdeu por 2 a 0. Ele obteve êxito novamente e ajudou o Cruzeiro a escapar do fantasma da Série B, terminando a competição em 12º lugar, com 51 pontos.
Com a base do grupo mantida e com a contratações de reforços, como Thiago Neves, o Cruzeiro começou 2017 com a esperança de títulos. O início foi excelente: a equipe venceu os seis jogos da temporada e foi a última a perder a invencibilidade dos 20 clubes da Série A - derrota para o São Paulo, por 2 a 1, pelo jogo de volta da Copa do Brasil.
Thiago Neves chegou para "resolver" no Cruzeiro (Foto: Divulgação/ Cruzeiro)
Apesar do bom começo de ano, o Cruzeiro perdeu o título do Campeonato Mineiro para o Atlético-MG (empate em 0 a 0 no primeiro jogo e derrota por 2 a 1 no segundo), e foi eliminado da Copa Sul-Americana, precocemente, para o Nacional-PAR (vitória por 2 a 1 na partida de ida, e derrota pelo mesmo placar na volta, perdendo a vaga nas penalidades máximas).
Agora, entretanto, o Cruzeiro, sob o comando de Mano Menezes, conquistou o pentacampeonato da Copa da Brasil e se tornou o maior campeão da competição, ao lado do Grêmio. Além disso, a equipe está em 5º lugar no Campeonato Brasileiro, com 40 pontos - quatro a menos que o Santos, vice-colocado.
Cruzeiro conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil (Foto: THIAGO CALIL/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
o mano Menezes as vezes fazia muita raiva no torcedor mais eu enfim compreendi que ele lutou por esse título
FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345