logo

17/9/2017 14:07

Mano cita saída de Ábila para elogiar crescimento de Raniel: "Ganhou espaço"

Atacante, de 21 anos, tem atuado no time titular do Cruzeiro e já caiu nas graças da torcida

Mano cita saída de Ábila para elogiar crescimento de Raniel: Ganhou espaço
Raniel é a bola da vez no Cruzeiro. Demonstrando muita raça e técnica nos chutes de média e longa distância, o atacante, de 21 anos, já caiu nas graças da torcida. As chances que ele ganhou ao longo do ano, porém, não foram por acaso. Claro que a dedicação nos treinamentos já tinham chamado a atenção de Mano Menezes. No entanto, outro fator influenciou na maior utilização do jogador: a saída do argentino Ramón Ábila, que foi vendido ao Boca Juniors-ARG e agora atua pelo Huracán-ARG.



- O que foi extremamente importante para o crescimento do Raniel se chama espaço de aproveitamento. Que, antes, era menor, com a presença do Ábila. Por tudo que significava Ábila para a gente, pela marcação dos gols importantes. Raniel era o terceiro jogador da posição. Com a saída do Ábila, ele passou para segundo e ganhou mais espaço, entrou nos jogos. Em alguns momentos, passou para primeiro, em função dos méritos e de seu aproveitamento. É importante isso na elaboração de um elenco de jogadores. Da ideia de quando a gente faz um planejamento - afirmou Mano Menezes.

- Não é só subir o jogador, e ele não ter espaço. Não evolui. Não consegue evoluir sem espaço. Ele só vai evoluir quando entrar, errar, amadurecer, ganhar entrosamento, maturidade com os jogos, experiência. A partir de um determinado momento da temporada, isso foi mais possível para ele (Raniel). E os méritos que ele teve foi de responder bem a essas chances recebidas - Mano Menezes

Mostrando bom futebol, Raniel ganhou moral e deve estar entre os 11 iniciais na final da Copa do Brasil, no dia 27, contra o Flamengo, no Mineirão. Neste domingo, será titular contra o Bahia, às 19h (de Brasília), no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante Rafael Sobis, então titular da posição, está suspenso devido ao acúmulo de cartões amarelos e já é desfalque certo. Em 2017, Raniel, que subiu para os profissionais em janeiro, marcou quatro gols em 21 partidas, sendo titular em apenas cinco.

Relembre o “caso Ábila”

Ábila não estava satisfeito. Ele queria mais oportunidades no time titular e deixou isso claro para a diretoria do Cruzeiro. O argentino era um dos xodós da torcida e artilheiro da equipe na temporada, ao lado de Sobis, com 14 gols. Apesar disso, era considerado reserva de Mano Menezes, que não esconde a preferência por jogadores com mais mobilidade no ataque.



Além disso, o Cruzeiro devia ao Huracán-AGR, aproximadamente R$ 4,8 milhões. Tudo começou em agosto do ano passado, quando Ramón Ábila foi contratado por pouco mais de R$ 13 milhões (por 50% dos direitos do jogador). A Raposa, imediatamente após a transação, pagou ao Huracán-ARG parte do valor, mas ficou devendo a outra parcela, que deveria ser paga em dezembro, que não foi acertada. Em função da demora, o clube argentino começou a pressionar a diretoria celeste. Sem retorno, foi à Fifa, que fez uma intimação.

Tudo foi resolvido após a negociação com o Boca Juniors, que além de contratar Ábila, assumiu a dívida de 1,5 milhão de dólares (parcela que estava atrasada pelo clube mineiro) e obteve 50% dos direitos econômicos do atacante. Ábila assinou contrato por três anos com o Boca, em agosto deste ano, mas foi emprestado até o fim de 2017 ao Huracán. O clube azul e ouro acertou ainda o pagamento parcelado dos 4,8 milhões de dólares, que o Cruzeiro deveria pagar pelo atacante ao final deste ano, ao “El Globo”. A Raposa ainda ficou com 15% do valor de uma venda futura.

2316 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.