Nonoca, Arthur e Murilo subiram para os profissionais no início deste ano (Foto: Divulgação/Cruzeiro)
Solução caseira. Essa, muitas vezes, é a última opção de um clube de futebol e significa usar um jogador da base para suprir uma carência do time profissional. A maioria das equipes prefere ir às compras em busca de atletas mais experientes, por ter mais chances de acerto. No entanto, com o mercado da bola inflacionado, utilizar os juniores tem sido uma boa saída. O Cruzeiro, por exemplo, ganhou dois titulares das divisões inferiores: o zagueiro Murilo e o atacante Raniel, enquanto o volante Nonoca, outro que subiu este ano, também tem sido acionado pelo técnico Mano Menezes. Com isso, um objetivo da diretoria foi cumprido.
- A meta interna, nossa, são três (jogadores). Só que nos últimos anos, a gente tem subido quatro. Sendo que, pelo menos três, estão jogando. Este ano, Raniel e Murilo estão jogando um pouco mais e o Arthur (zagueiro), que na verdade não foi efetivado, subiu em função das lesões de Dedé e Manoel. Mas, eu acho que ele não volta mais não, apesar de ele ainda ter dois anos de sub-20. Ele é muito alto, de muita personalidade. Se encaixa no perfil que o Mano gosta - disse Antônio Assunção, superintendente da base do Cruzeiro, ao GloboEsporte.com.
Além de Raniel (21 anos), Murilo (20 anos) e Nonoca (19 anos), o Cruzeiro também promoveu o goleiro Lucão (19 anos). Ele, porém, ainda não teve chances de jogar este ano. Raniel e Murilo estão mostrando um bom futebol e são titulares do time de Mano Menezes. Provavelmente, estarão na escalação inicial para o duelo com o Flamengo, pela final da Copa do Brasil, no dia 27, no Mineirão.
- Eu fico muito feliz com este trabalho de integração dos jovens ao grupo principal. Graças a Deus, estamos tendo oportunidade e agarrando. Tenho que agradecer à base do Cruzeiro, que faz um trabalho muito bom e sobe os garotos bem preparados para disputar partidas no profissional e entrar em jogos decisivos - destacou Murilo ao GloboEsporte.com.
Raniel tem se destacado e pode ser titular na final da Copa do Brasil (Foto: Washington Alves/Light Press)
Lucas Ventura, mais conhecido como Nonoca, é o que tem atuado menos, mas já caiu nas graças da torcida. Os passes certos e os avanços ao ataque renderam mais uma apelido: Nonogba, em alusão a Pogba, meio-campista francês, que atua no Manchester United, da Inglaterra. Os cruzeirenses se divertem nas redes sociais e pedem o primeiro gol do volante.
- O elenco me deu muito incentivo, me ajudou bastante, não só eu, mas também o Raniel e Murilo, que subiram este ano. Foi uma integração positiva, junto aos companheiros e à comissão técnica. Estamos nos sentindo muito bem aqui e isso faz com que tenhamos um bom desempenho em campo. Todos eles nos receberam da melhor forma possível. Creio que esse bom ambiente de trabalho foi um facilitador nesse processo de adaptação ao profissional - disse Nonoca à reportagem.
2018 promissor
Se 2017 já foi um ano para se comemorar na base do Cruzeiro, 2018 promete ainda mais. Isso porque o atual time sub-20 tem se destacado, e o clube vê uma nova geração mais talentosa. Os meias Thonny Anderson e Nickson, o atacante Jonata, o lateral-esquerdo Victor Luiz e os volantes Eduardo e Vander estão cotados para serem promovidos aos profissionais na próxima temporada. No entanto, só saberemos isso, de fato, ao fim deste ano.
Thonny Anderson é uma das promessas do Cruzeiro (Foto: Divulgação/Cruzeiro)
- Ano que vem, a gente tem muitos jogadores com chances de subir. É difícil falar, mas o Thonny, camisa 10, por exemplo, é um monstro. Ele é muito bom. Tem o Jonata, o Nickson. E eles são 97 (nascidos em 1997), ou seja, estão estourando a idade. Todos os 97 estão com chances, porque estão indo muito bem. Tem o Victor Luiz, lateral-esquerdo, Eduardo, volante, também. Nada impede de o Mano pegar outros também, que estão muito bem. Os três volantes estão indo bem. Além do Eduardo, tem o Márcio e Vander. A palavra final é sempre do Mano.
O time sub-20 do Cruzeiro é semifinalista do Campeonato Brasileiro da categoria. Com quatro gols, Jonata é o vice-artilheiro da competição. O meia Thonny Anderson, outro destaque da equipe, já marcou três.
Time sub-20 do Cruzeiro é semifinalista do Brasileiro da categoria (Foto: Divulgação/Cruzeiro)
No atual elenco do Cruzeiro, 12 dos 33 jogadores foram formados nas categorias de base do clube (36,4%). São eles: os goleiros Rafael, Lucas França e Lucão, os zagueiros Murilo e Arthur, os volantes Lucas Silva e Nonoca, os meias Elber e Alex e os atacantes Judivan, Raniel e Alisson.
mano.menese prepara.bem a turma fazer a cabeça dos jogador porque se jogar igual jogou com.o Bahia. é derrota certa para.o Flamengo
reportagem interessante porém não vi nenhum lateral direito cotado a subir, isso é muito triste.
FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345