Jovem Murilo, de 20 anos, vive grande fase no Cruzeiro (Foto: Thaynara Amaral)
A vida de Murilo mudou num turno do Campeonato Brasileiro. Em apenas três meses, ele passou de 5ª opção para a zaga do Cruzeiro a titular absoluto. A reviravolta na carreira do jovem zagueiro, de 20 anos, começou diante do Bahia, justamente o próximo rival do Cruzeiro na sequência da temporada. À época, ele ainda não tinha atuado com os jogadores considerados titulares (havia feito apenas um jogo como profissional, com os reservas, diante do Joinville, pela Primeira Liga). Começou no banco de reservas, foi acionado no segundo tempo, após Henrique, improvisado no setor, ser expulso, deu conta do recado e não saiu mais da equipe.
Já se passaram três meses desde a "estreia". Agora, no domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, Murilo vai reencontrar o Bahia. Mesmo com o pouco tempo decorrido, o Tricolor enfrentará um zagueiro mais experiente, muito confiante e cheio de moral no Cruzeiro.
- Com certeza, hoje já estou mais experiente do que na estreia. Eu tenho comigo um pensamento de sair melhor que entrei em cada treino e em cada jogo. Então acho que neste período eu ganhei mais confiança e, através das partidas jogadas, ganhei também mais experiência - diz Murilo ao GloboEsporte.com.
Na "fogueira"
No início da temporada, o Cruzeiro tinha à disposição cinco zagueiros: Murilo, Dedé, Manoel, Leo e Caicedo. Por estar no primeiro ano nos profissionais, Murilo era a última opção do técnico Mano Menezes. Com o passar do tempo, jogadores foram se lesionando (Dedé e Manoel), convocações surgiram (Caicedo para a seleção equatoriana), e a oportunidade apareceu.
Murilo em ação na final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no Maracanã (Foto: Rafael Ribeiro/Light Press)
Dia 8 de junho, contra o Bahia, era "certo" que o treinador escalaria Murilo na Fonte Nova, pela 5ª rodada do Brasileiro. No entanto, ele preferiu colocar o volante Henrique, improvisado na zaga, que acabou sendo expulso logo aos nove minutos no primeiro tempo. Aos 32, Mano optou pela entrada do jovem, no lugar de Ábila, marcando a "estreia" do denfensor com os titulares.
Nesse período, o sistema defensivo do Cruzeiro vinha sendo criticado. Coincidência ou não, a titularidade do camisa 35 mudou a defesa do time. Apesar disso, ele credita o progresso do setor a todos os jogadores da equipe.
- Eu acho que houve evolução de cada um do grupo. Nós conversamos e resolvemos o que tinha que melhorar. Por isso houve a melhora do sistema defensivo. Foi uma situação de superação. Sabíamos da nossa qualidade, mas sabíamos que só podíamos sair daquela situação trabalhando muito e com humildade.
Técnica apurada
Murilo já disputou 21 partidas pelos profissionais do Cruzeiros. Dessas, foi titular em 18 e entrou no decorrer dos jogos em três. O defensor tem mostrado qualidade nos desarmes, tendo sido advertido em apenas duas oportunidades com cartão amarelo (0,1 por jogo, média considerada baixa para um zagueiro). A inspiração para seguir atuando em grande nível e com poucas faltas cometidas? O brasileiro Marquinhos, do PSG, e o espanhol Sergio Ramos, do Real Madrid.
- Eu me espelho em grandes zagueiros do futebol mundial, como por exemplo o Sérgio Ramos e o Marquinhos do PSG. Sobre levar poucos cartões, eu trabalho sempre para estar bem fisicamente e chegar bem nas divididas. Isso é uma coisa que o Marquinhos faz muito bem, então eu tento pegar isso dele - Murilo
Dos 21 jogos de Murilo neste ano, o Cruzeiro venceu oito, empatou oito e perdeu cinco (aproveitamento de 50,79%) e sofreu 12 gols (média de 0,57 por partida).
e isso podi deixar para nao
É isso ai garoto,voce é muito bom zagueiro,continua assim,com humildade e dedicação,voce é o futuro zagueiro da seleção,e que Deus te Abençoe.
FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345