O Cruzeiro conta com um dos artilheiros da Copa do Brasil na final contra o Flamengo, nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. Com cinco gols marcados, Rafael Sobis, que não foi confirmado como titular por Mano Menezes, é um dos jogadores que mais balançou as redes na atual edição da competição, ao lado de Léo Gamalho (fez os gols pelo Goiás, mas está na Ponte Preta) e Lucas Barrios (Grêmio). Se Sobis acabar com o jejum pessoal (o último gol marcado por ele foi no dia 25 de junho, de lá pra cá são 15 jogos) e marcar contra o time carioca, ele praticamente garante a artilharia isolada da Copa do Brasil 2017 (a não ser que algum jogador envolvido na decisão marque muitos gols nos dois jogos que faltam).
Se atingir a marca pessoal, Sobis pode também marcar seu nome na história do Cruzeiro. A Raposa só teve dois artilheiros da Copa do Brasil em toda a história. Oséas foi o goleador em 2000, ano em que o clube foi campeão em cima do São Paulo, com dez gols. Em 2005 foi Fred, que marcou 15 vezes - maior artilheiro em um única edição da competição nacional. Na ocasião, o Cruzeiro foi eliminado para o Paulista de Jundiaí, na semifinal.
Oséas foi artilheiro da Copa do Brasil de 2000 (Foto: Paulo Pinto / Estadão Conteúdo)
Aliás, no Flamengo, Guerrero, que não joga o primeiro jogo porque está suspenso, tem dois gols; Everton, Diego, Cuellar, Matheus Sávio e Berrío têm um tento. Se marcarem um caminhão de gols na decisão podem até utrapassar Sobis, mas é feito muito difícil. No Cruzeiro, Robinho tem três gols, Thiago Neves, Hudson e Alisson têm dois; Diogo Barbosa, Manoel, Raniel e Arrascaeta têm um.
Curiosamente, dos cinco gols feitos por Sobis, quatro foram em uma única partida, contra o São Francisco-PA, e um contra o Murici-AL. O jogo de volta contra a equipe alagoana aconteceu no dia 15 de fevereiro, pela segunda fase da competição. Desde então, o atacante não sabe o que é balançar as redes na Copa do Brasil.
Até agora, a Raposa fez 12 jogos na Copa do Brasil, e o atacante só não participou de dois. Contra o São Paulo, no dia 13 de abril - poupado em função de dores musculares -, e contra a Chapecoense, no dia 1º de junho - se tratando de uma lesão muscular.
Desde que chegou ao Cruzeiro, em junho de 2016, o atacante fez 69 jogos com a camisa celeste e marcou 18 vezes.
Não é a primeira vez que a Copa do Brasil tem um número modesto de gols do artilheiro. Desde que foi criada, em 1989, o menor número de gols de um artilheiro foi cinco. No ano de 2007, André Lima (Botafogo), Dênis Marques (Atlético-PR) e Victor Simões (Figueirense) compartilharam a marca. Em 2011, Adriano e Kleber (Palmeiras), Rafael Coelho e Willian (Avaí) e Alecsandro (Vasco) repetiram a mesma quantidade. Já no ano de 2005, a Copa do Brasil conheceu seu maior goleador em uma competição. Fred, que estava no Cruzeiro, balançou as redes adversárias 15 vezes.
FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345