Fotos: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Da redação
Gustavo Aleixo
No futebol, nada mais comum que jornalistas vivenciaram o local de trabalho dos jogadores. O Cruzeiro, porém, mudou um pouco esta ordem nesta quinta-feira. Através do programa de media training desenvolvido pelo Clube, sete jogadores das categorias sub-14, sub-15 e sub-17, que tiveram bom rendimento na escola, visitaram a Rádio Itatiaia e conheceram um pouco dos bastidores do jornalismo.
Em meio à visita, os atletas cruzeirenses acompanharam um dos principais programas da casa, comandado por Emanuel Carneiro: a Turma do Bate-Bola. Durante a atração, os jogadores escutaram entrevistas, comentários e entenderam um pouco do cenário radiofônico, que pode ter eles, um dia, como convidados.
“Foi muito importante esta visita para presenciarmos como é o dia a dia da rádio. Um dia a dia que nós poderemos viver. Foi legal para sabermos como é a rádio. Quando voltarmos aqui, estaremos mais bem preparados para as perguntas, dando as melhores respostas possíveis”, destacou o meia Rodriguinho.
“Foi uma ótima experiência para todos. Teve tudo de bom, principalmente a forma como os jornalistas falam no programa. Quando falamos na rádio, não podemos ‘travar’, porque isso dá uma sensação de silêncio para quem está ouvindo o programa. O ouvinte pode acabar achando que tem algum problema no rádio e mudar a estação”, reforçou o atacante Alexiel.
Buscando estreitar um pouco mais o laço entre atletas e jornalistas, que costuma se ater principalmente aos jogos e treinamentos, os jogadores tiveram a oportunidade de escutar alguns profissionais e compreender as pressões inerentes aos jornalismo.
“A rádio é algo muito agitado. Nunca para. Os jornalistas começam cedo e saem tarde. Não são apenas nós que sentimos pressão. Eles também sentem. Às vezes, os jornalistas têm que fazer uma pergunta complicada, os torcedores não gostam e isso recaí sobre eles”, afirmou Alexiel.
Em contato com os jogadores, o repórter Emerson Pancieri passou algumas dicas com relação às entrevistas coletivas e destacou também o quanto uma boa relação entre as partes pode render frutos para ambos os lados. Após pontuar sobre os perigos e cuidados das redes sociais, o jornalista ainda “testou” os jogadores com uma entrevista para um dos programas da rádio.
Iniciativa elogiada
Diretora de esportes da Rádio Itatiaia, Ursula Nogueira não poupou elogios à iniciativa desenvolvida pelo Clube cinco estrelas. Segundo ela, a presença num ambiente de imprensa prepara os jogadores para um relacionamento futuro com a imprensa, na medida que estes se aproximam do “fazer jornalístico”, que engloba não só estúdios e entrevista coletivas, mas também uma extensa gama de profissionais que trabalham nas redações.
“Acho superinteressante esta iniciativa. Que eu saiba, não tem outro Clube que faça este tipo de ação. É importante preparar os atletas para, quando estiverem no profissional, já terem uma visão do que é a imprensa, um veículo de comunicação. Não é só pegar um microfone e responder uma pergunta. Esta apresentação dos atletas para este mundo, que é tão vasto, é tão importante quanto o treinamento no campo”, destacou.
“As entrevistas são importantes para os atletas se apresentarem. Eles serão conhecidos também através da imprensa, dos jornalistas. É uma via de mão dupla. Tanto a imprensa é importante para o atleta, quanto o contrário. Para o jogador, a transição para o time de cima é muito assustadora e eles acabam ficando perdidos ao enfrentar tantos microfones. Então, esta introdução que foi feita hoje (quinta-feira) aos atletas foi muito bacana”, concluiu.
FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345