Dentro do futebol, a camisa 10 tem sua mística e, por si só, é alvo de desejo da maioria dos jogadores. Mas, que tal brigar pelo número 10 também nos estudos? Foi esta reflexão que o Clube celeste propôs aos atletas da base nesta quarta-feira, através das palestras presididas pelo psicopedagogo Alexandre Cristiano de Souza Rosa, na Toca da Raposa I.
Durante o encontro com as equipes sub-14 e sub-15 da Raposa, o psicopedagogo procurou passar aos atletas a importância dos estudos no crescimento social, pessoal e esportivo dos mesmos. Além disso, Alexandre abordou pontos intrínsecos a cada uma das categorias, como quando ressaltou a relevância de um sentimento de coletividade além dos gramados para os atletas do pré-infantil.
“Meu objetivo foi de fazer os jogadores compreenderem a escola como um fator social juntamente do futebol. Com isso, busquei fazer eles entenderem que, para ser um grande atleta, é necessário ter a educação formal, que seria a escola. A ideia é que eles assumam o papel deles como atletas e estudantes, garantindo a estes jogadores o sucesso, enquanto pessoas, para depois assegurar sucesso ao Clube em termos de campeonatos”, salientou.
“Busquei conhecer como são estes dois grupos de jogadores e as palestras foram montadas para estes públicos-alvo. O coletivo é assumir este papel de se preocupar com o outro, fazer com que o outro entre na minha essência, enquanto crescimento, para fazer as coisas acontecerem”, acrescentou.
Para transmitir os ideais apresentados na palestra, Alexandre alternou entre um diálogo firme e algumas temáticas mais leves, que alavancaram uma discussão extremamente rica, incentivando a participação de atletas e comissões técnicas. Numa delas, alguns atletas foram selecionados para responderem perguntas comuns ao ambiente escolar e, aqueles que acertaram as respostas tiveram a chance de dar uma “tortada” na cara do companheiro.
“A ideia foi ensinar aos meninos, de maneira divertida, a importância da educação, ressaltando a auto eliminação que eles acabam fazendo, de uma categoria para outra, com relação à questão da cognição. Então, o Alexandre conseguiu, através de dinâmicas, brincadeiras e, aos mesmo tempo, falando muito sério com os atletas, destacar a importância dos estudos para que eles se tornem sujeitos da própria história, garantindo também o lugar deles dentro de campo”, ressaltou Heloísa Verçosa, assistente social da base celeste.
FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11980799494