Treinador cruzerense tem como objetivo conquistar - novamente- muitos troféus na temporada (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)
A temporada 2016/17 do Cruzeiro foi impecável. O time conquistou o Campeonato Mineiro, o Tricampeonato Mundial, o Bi da Supercopa, o Tetracampeonato Sul-Americano e o Penta da Superliga, atingindo um recorde no Brasileiro. Apesar de o grupo sofrer algumas baixas, como o levantador William, que foi para o Sesi-SP, o treinador Marcelo Mendez garante que as expectativas são as mesmas: continuar a ganhar todos os campeonatos que participam.
- As expectativas são as mesmas. Perdemos algumas peças do time e as expectativas continuam iguais queremos ser campeões de tudo e vamos trabalhar para alcançar o objetivo. Sabemos que não vai ser fácil, mas vamos dar tudo de nós para tentar ser campeões.
Se por um lado o time perdeu alguns jogadores, por outro ganhou mais dois reforços. O oposto Alemão, ex-Canoas, e o levantador argentino Nico Uriarte, que estava defendendo o Skra Belchatow, da Polônia, chegaram a Belo Horizonte e já treinam junto do restante da equipe. Mendez explica o porquê da contratação destes dois jogadores. O treinador analisa que a última temporada feita por Alemão não foi muito boa, mas o jogador tem muito potencial. Já Uriarte, tem sido acompanhado por Marcelo desde as categorias de base da seleção argentina.
- O Alemão é um jogador que na última temporada não jogou muito bem, mas tem muito potencial e pode dar um salto de qualidade. Uriel eu venho acompanhando há muito tempo, jogou muito na seleção argentina e venho o acompanhando nas categorias de base da Argentina. Nos últimos anos, na Polônia, pegou a experiência necessária para estar num time como o Cruzeiro.
Com 15 jogadores no elenco, o treinador descarta a contratação de mais peças. Por agora, o grupo do Cruzeiro está fechado para a temporada.
Experiência
Com novos jogadores chegando ao time, os "mais velhos" de casa ficam encarregados de deixarem as novas contratações à vontade. O ponteiro Filipe e o líbero Serginho são os mais indicados para fazer esta ambientação, já que farão a oitava temporada seguida pelo time. Serginho garante que a renovação da equipe é natural, e que a cada vez que ela acontece, todo o grupo se questiona sobre como será a nova temporada.
- Todo ano que passa existe uma renovação natural. A gente sempre faz a mesma pergunta: e agora? Como vai ser? O que vai acontecer? Temos em mente que depende muito mais do nosso esforço diário do que de outro fator para interferir no sucesso.
Tentamos deixar as pessoas que chegam mais ambientadas o mais rápido possível. Principalmente os estrangeiros que sofrem com uma cultura diferente e até mesmo com um ritmo de treino diferente, porque aqui treina muito. Quanto mais tiverem no nosso nível, melhor vai ser para a gente conversar bem dentro de quadra. Não tem muito segredo, acho que é o trabalho que vai fazer a diferença. Aos poucos vamos ver se esse time que é muito bom no papel vai ser bom em quadra.
Desde que chegaram ao Cruzeiro, em 2010, Serginho e Filipe contam com 26 títulos conquistados, sendo 30 decisões e 33 torneios disputados. Para esta temporada, o líbero não estabeleceu nenhuma meta pessoal, mas quer dar sequência a todas as vitórias da equipe.
- Eu penso no dia-a-dia. Quando começa a temporada, visto o que já fizemos nos últimos anos, a gente pensa em ganhar tudo.
Comigo não é diferente, eu venho pra essa temporada para ganhar tudo novamente, me dedicar nos treinos. Se a gente fizer bem feito, com afinco, como fazemos nesses anos, vamos ter sucesso independe das trocar de mais um ano de trabalho.
oi boa tarde desbloqueio todos os canais fechados de TV por assinatura de qualquer lugar do Brasil 11961004639