As vitórias consecutivas sobre Palmeiras, por 3 a 1, no Mineirão, e Atlético-PR, por 2 a 0, na Arena da Baixada, mudaram significativamente o caminho do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. O clube saltou do 13º lugar, na 11ª rodada, para quinto, na 13ª – firmando assim no G6 da competição, zona de classificação à Copa Libertadores de 2018. São seis vitórias, dois empates e cinco derrotas, com 16 gols marcados e 13 sofridos.
Se hoje o cenário é positivo para o Cruzeiro, há 10 dias a situação era de muita pressão. A derrota de virada para o Atlético por 3 a 1, no dia 2 de julho, pela 11ª rodada, deixava o time de Mano Menezes com aproveitamento idêntico ao do português Paulo Bento em 2016, levando em consideração os 11 primeiros duelos. As duas equipes mostravam percentual idêntico: 42,4% (14 pontos), com quatro triunfos, dois empates e cinco reveses.
A diferença é que Paulo Bento deu sequência aos maus resultados: perdeu quatro confrontos posteriores e empatou um, sendo demitido na 16ª rodada da Série A – derrota para o Sport por 2 a 1, no dia 24 de julho, no Mineirão. Além da incapacidade de concretizar em gol as oportunidades criadas, a insistência do português em alguns atletas em baixo rendimento – casos do zagueiro Bruno Viana, do volante Bruno Ramires e do meia-atacante Allano – pesaram em prol dos reveses.
Mano Menezes, por sua vez, modificou a maneira de jogo do Cruzeiro. Como a equipe vinha sofrendo muitos gols no Brasileiro, o treinador abriu mão de propor as ações ofensivas e armou uma formação com prioridade na marcação. A estratégia funcionou. A Raposa teve menos posse de bola diante de Palmeiras (43% a 57%) e Atlético-PR (39% a 61%) e esperou os adversários, mas foi eficiente quando atacou e até ganhou os embates com certa tranquilidade. Contra o Verdão, o meio-campo foi formado por três volantes – Henrique, Hudson e Ariel Cabral. Em Curitiba, Mano escolheu o velocista Elber para atuar entre os titulares, uma vez que perdeu Hudson por lesão e Cabral por suspensão. Elber passou à frente de Sassá, Rafael Marques e Ramón Ábila porque é meia de origem e tem mais facilidade em atuar defensivamente, cumprindo todas as orientações do treinador.
No duelo com o Palmeiras, Thiago Neves recebeu passe de Alisson em profundidade e foi persistente no lance. O toque de carrinho por cima do goleiro Fernando Prass surpreendeu a todos os presentes no Mineirão e abriu o placar. O segundo gol foi de Hudson, que desviou de cabeça a bola chutada de longe por Lucas Romero. O alviverde diminuiu com Willian, no segundo tempo, e tentou pressionar em busca do empate, mas o Cruzeiro se segurou e marcou o terceiro numa jogada rápida de Elber.
Contra o Atlético-PR, Lucas Romero partiu com a bola dominada do campo de defesa, tabelou com os companheiros e apareceu na grande área, perto da marca do pênalti, para fazer o primeiro gol cruzeirense aos 28min de jogo. No fim da etapa complementar, Nonoca foi o responsável por iniciar a jogada do segundo gol: ele fintou dois adversários, foi desarmado e viu a bola sobrar para Thiago Neves. Na batida, o camisa 30 obrigou Weverton a espalmar nos pés de Rafael Marques, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.
Embora não tenha sido dominante contra esses oponentes, o Cruzeiro apresentou muita eficiência e foi premiado com a subida na tabela. Conforme dito inúmeras vezes por Mano Menezes, o time “soube sofrer” quando foi pressionado e conseguiu vencer dois jogos seguidos depois de 90 dias. Os 20 pontos somados em 13 rodadas neste Campeonato Brasileiro já fazem a atual campanha superar, em números absolutos, os 19 pontos do turno inteiro de 2016.
No ano passado, a melhor posição ocupada pela Raposa no Campeonato Brasileiro foi um modesto 11º lugar, já na 35ª rodada, quando venceu o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro. De quebra, o time esteve na zona de rebaixamento em 13 das 38 rodadas. Em nenhuma outra edição da Série A por pontos corridos (desde 2003) a equipe azul deixou de frequentar a metade de cima da tabela em ao menos uma rodada.
Em 2017, o Cruzeiro chegou à vice-liderança do Brasileiro ao vencer o São Paulo por 1 a 0, no Mineirão; empatar com o Sport por 1 a 1, na Ilha do Retiro; e bater o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro. A queda de produção na sequência do torneio fez a equipe despencar na classificação, mas os dois triunfos recentes devolveram a confiança ao elenco estrelado e recolocaram o clube na briga por uma vaga na Libertadores.
Os bons resultados sobre Palmeiras e Atlético-PR motivaram o torcedor cruzeirense a lotar o Mineirão na partida contra o Flamengo, domingo, às 16h, no Mineirão. Até a manhã desta quinta-feira, mais de 20 mil ingressos haviam sido vendidos de maneira antecipada. O técnico Mano Menezes, por meio de vídeo nas redes sociais, convocou o público a comparecer ao estádio e empurrar o Cruzeiro em busca do terceiro triunfo seguido.
“Alô torcedor do Cruzeiro, agora é a sua vez. Fizemos nossa parte, retomamos o rendimento da equipe e conseguimos duas vitórias consecutivas. Temos um grande jogo no domingo, contra um adversário tradicional que é o Flamengo. Um dos grandes clássicos do futebol brasileiro. Queremos ter você ao nosso lado no Mineirão, para nos tornarmos cada vez mais fortes e buscarmos nossa terceira vitória consecutiva. Até lá!”.
A retomada da preparação do grupo acontecerá na tarde desta sexta-feira, a partir das 15h30, na Toca da Raposa II. O elenco ainda treinará na manhã de sábado, às 11 horas, e em seguida se concentrará visando ao duelo com o Flamengo.
oi boa noite desbloqueio todos os canais fechados de TV por assinatura de qualquer lugar do Brasil SKY NET TV claro TV oi TV vivo chamar no ZAP 11961004639
É jogar com cautela saber sair que não leva o flamengo esta muito bom pra cima deles cruzeiro vamos que vamos
OLÁ PESSOAL
VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV POR ASSINATURA E TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494