logo

13/7/2017 18:28

Vitórias mudam cenário: Cruzeiro supera, em 13 jogos, campanha de turno inteiro em 2016

No G6 do Brasileiro, Raposa mostra novo estilo de jogo, chega a 20 pontos e já tem números melhores que os alcançados nas primeiras 19 rodadas em 2016

Vitórias mudam cenário: Cruzeiro supera, em 13 jogos, campanha de turno inteiro em 2016
As vitórias consecutivas sobre Palmeiras, por 3 a 1, no Mineirão, e Atlético-PR, por 2 a 0, na Arena da Baixada, mudaram significativamente o caminho do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. O clube saltou do 13º lugar, na 11ª rodada, para quinto, na 13ª – firmando assim no G6 da competição, zona de classificação à Copa Libertadores de 2018. São seis vitórias, dois empates e cinco derrotas, com 16 gols marcados e 13 sofridos.



Se hoje o cenário é positivo para o Cruzeiro, há 10 dias a situação era de muita pressão. A derrota de virada para o Atlético por 3 a 1, no dia 2 de julho, pela 11ª rodada, deixava o time de Mano Menezes com aproveitamento idêntico ao do português Paulo Bento em 2016, levando em consideração os 11 primeiros duelos. As duas equipes mostravam percentual idêntico: 42,4% (14 pontos), com quatro triunfos, dois empates e cinco reveses.

A diferença é que Paulo Bento deu sequência aos maus resultados: perdeu quatro confrontos posteriores e empatou um, sendo demitido na 16ª rodada da Série A – derrota para o Sport por 2 a 1, no dia 24 de julho, no Mineirão. Além da incapacidade de concretizar em gol as oportunidades criadas, a insistência do português em alguns atletas em baixo rendimento – casos do zagueiro Bruno Viana, do volante Bruno Ramires e do meia-atacante Allano – pesaram em prol dos reveses.

Mano Menezes, por sua vez, modificou a maneira de jogo do Cruzeiro. Como a equipe vinha sofrendo muitos gols no Brasileiro, o treinador abriu mão de propor as ações ofensivas e armou uma formação com prioridade na marcação. A estratégia funcionou. A Raposa teve menos posse de bola diante de Palmeiras (43% a 57%) e Atlético-PR (39% a 61%) e esperou os adversários, mas foi eficiente quando atacou e até ganhou os embates com certa tranquilidade. Contra o Verdão, o meio-campo foi formado por três volantes – Henrique, Hudson e Ariel Cabral. Em Curitiba, Mano escolheu o velocista Elber para atuar entre os titulares, uma vez que perdeu Hudson por lesão e Cabral por suspensão. Elber passou à frente de Sassá, Rafael Marques e Ramón Ábila porque é meia de origem e tem mais facilidade em atuar defensivamente, cumprindo todas as orientações do treinador.

No duelo com o Palmeiras, Thiago Neves recebeu passe de Alisson em profundidade e foi persistente no lance. O toque de carrinho por cima do goleiro Fernando Prass surpreendeu a todos os presentes no Mineirão e abriu o placar. O segundo gol foi de Hudson, que desviou de cabeça a bola chutada de longe por Lucas Romero. O alviverde diminuiu com Willian, no segundo tempo, e tentou pressionar em busca do empate, mas o Cruzeiro se segurou e marcou o terceiro numa jogada rápida de Elber.

Contra o Atlético-PR, Lucas Romero partiu com a bola dominada do campo de defesa, tabelou com os companheiros e apareceu na grande área, perto da marca do pênalti, para fazer o primeiro gol cruzeirense aos 28min de jogo. No fim da etapa complementar, Nonoca foi o responsável por iniciar a jogada do segundo gol: ele fintou dois adversários, foi desarmado e viu a bola sobrar para Thiago Neves. Na batida, o camisa 30 obrigou Weverton a espalmar nos pés de Rafael Marques, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

Embora não tenha sido dominante contra esses oponentes, o Cruzeiro apresentou muita eficiência e foi premiado com a subida na tabela. Conforme dito inúmeras vezes por Mano Menezes, o time “soube sofrer” quando foi pressionado e conseguiu vencer dois jogos seguidos depois de 90 dias. Os 20 pontos somados em 13 rodadas neste Campeonato Brasileiro já fazem a atual campanha superar, em números absolutos, os 19 pontos do turno inteiro de 2016.

No ano passado, a melhor posição ocupada pela Raposa no Campeonato Brasileiro foi um modesto 11º lugar, já na 35ª rodada, quando venceu o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro. De quebra, o time esteve na zona de rebaixamento em 13 das 38 rodadas. Em nenhuma outra edição da Série A por pontos corridos (desde 2003) a equipe azul deixou de frequentar a metade de cima da tabela em ao menos uma rodada.

Em 2017, o Cruzeiro chegou à vice-liderança do Brasileiro ao vencer o São Paulo por 1 a 0, no Mineirão; empatar com o Sport por 1 a 1, na Ilha do Retiro; e bater o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro. A queda de produção na sequência do torneio fez a equipe despencar na classificação, mas os dois triunfos recentes devolveram a confiança ao elenco estrelado e recolocaram o clube na briga por uma vaga na Libertadores.

Os bons resultados sobre Palmeiras e Atlético-PR motivaram o torcedor cruzeirense a lotar o Mineirão na partida contra o Flamengo, domingo, às 16h, no Mineirão. Até a manhã desta quinta-feira, mais de 20 mil ingressos haviam sido vendidos de maneira antecipada. O técnico Mano Menezes, por meio de vídeo nas redes sociais, convocou o público a comparecer ao estádio e empurrar o Cruzeiro em busca do terceiro triunfo seguido.

“Alô torcedor do Cruzeiro, agora é a sua vez. Fizemos nossa parte, retomamos o rendimento da equipe e conseguimos duas vitórias consecutivas. Temos um grande jogo no domingo, contra um adversário tradicional que é o Flamengo. Um dos grandes clássicos do futebol brasileiro. Queremos ter você ao nosso lado no Mineirão, para nos tornarmos cada vez mais fortes e buscarmos nossa terceira vitória consecutiva. Até lá!”.

A retomada da preparação do grupo acontecerá na tarde desta sexta-feira, a partir das 15h30, na Toca da Raposa II. O elenco ainda treinará na manhã de sábado, às 11 horas, e em seguida se concentrará visando ao duelo com o Flamengo.

681 visitas - Fonte: Super Esportes




oi boa noite desbloqueio todos os canais fechados de TV por assinatura de qualquer lugar do Brasil SKY NET TV claro TV oi TV vivo chamar no ZAP 11961004639

É jogar com cautela saber sair que não leva o flamengo esta muito bom pra cima deles cruzeiro vamos que vamos

OLÁ PESSOAL
VOCÊ DE TODO BRASIL QUE TEM TV POR ASSINATURA E TEM POUCOS CANAIS E PAGA CARO.
NÓS TEMOS A SOLUÇÃO
LIBERAMOS OS CANAIS E REDUZIMOS A FATURA
INTERESSADOS ZAP 11980799494

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.