Mano Menezes desabafou em entrevista coletiva: "De vez em quando aparece um aproveitador para dizer que o Mano contraria a história do Cruzeiro de jogar futebol"
Na vitória sobre o Palmeiras por 3 a 1, nesse domingo, no Mineirão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Mano Menezes escalou o time do Cruzeiro com postura mais defensiva. A estratégia de utilizar a trinca de volantes – Henrique, Ariel Cabral e Hudson (autor de um dos gols) – deu certo e a equipe ofereceu menos espaço ao oponente. Mesmo com menos posse de bola (43% a 57%) e tendo trocado quase 200 passes a menos que o alviverde (226 a 412), a Raposa foi eficiente no ataque e conquistou a vitória que lhe fez saltar do 13º para o sexto lugar, agora com 17 pontos. Na entrevista coletiva concedida nesse domingo, Mano enalteceu o novo estilo cruzeirense e, sem citar nomes, criticou um “aproveitador” que questionou suas escolhas.
“Tudo que vocês falam e é falado por aí, os jogadores também ouvem. E às vezes é que nem filho quando vai para a escola: a escola fala, fala, fala o certo e de vez em quando ele vai de noite para casa e fala tudo errado aí ele volta diferente no outro dia. Jogadores de futebol também são assim, eles são influenciados. Às vezes é cobrado do Cruzeiro que tem que jogar um futebol diferente, ser ofensivo... o Cruzeiro foi ofensivo hoje jogando do jeito que jogou. Criou chances suficientes para fazer três. Não precisa mais que isso. Pode melhorar seu sistema? É claro que pode melhorar. Mas não existe maneira boa ou ruim de jogar. Existe execução boa. Se você fizer bem o jogo, de qualquer maneira pode fazer um bom jogo. É isso que me deixa satisfeito e é isso que eu gostaria que o torcedor do Cruzeiro entendesse. É que de vez em quando aparece um aproveitador para dizer que o Mano contraria a história do Cruzeiro de jogar futebol. Na hora da derrota, aparece esse tipo de gente. E é gente importante, e isso influencia o torcedor. O torcedor acha que sempre está certo. Não é. Todo mundo aqui gosta de futebol bem jogado. E eu também”.
A declaração de Mano não faz referência a nenhum nome. Contudo, há um mês, o ex-jogador Alex – ídolo do Cruzeiro entre os anos de 2002 e 2004 e campeão da Tríplice Coroa pelo clube – escreveu que a filosofia de Mano Menezes, que prioriza a parte defensiva nas equipes, mostra contraponto com a história celeste, marcada por proposição de jogo e domínio de posse de bola. O texto foi publicado no blog Chuteira F.C., da revista Carta Capital (leia aqui).
Até a sexta rodada, quando venceu o Atlético-GO por 2 a 0, no Mineirão, no dia 11 de junho, o Cruzeiro tinha a melhor defesa do Brasileiro, ao lado do Coritiba, com quatro gols sofridos. Nos confrontos seguintes, o time foi vazado nove vezes: perdeu para Corinthians (1 a 0, 7ª rodada), Ponte Preta (1 a 0, 9ª rodada) e Atlético (3 a 1, 11ª rodada) e empatou com o Grêmio (3 a 3, 8ª rodada), além da vitória desse domingo sobre o Palmeiras. Por causa disso, Mano reforçará atenção especial para a parte defensiva visando aos próximos compromissos.
“Nós nos cobramos sobre o posicionamento defensivo sim. Não podemos ficar levando um número de gols tão grande. Nossa defesa era a melhor do campeonato há algumas rodadas. De uma hora para outra, ela se tornou uma das piores – se pegar um conjunto de quatro ou cinco jogos. Claro que (cuidar do sistema defensivo) esse é um compromisso nosso, isso não pode acontecer – não estou dizendo que não acontece esporadicamente com grandes equipes. Mas não pode ser a tônica de uma equipe como a nossa”.
O Cruzeiro, que já se reapresentou nessa segunda-feira de manhã, enfrentará o Atlético-PR nesta quarta-feira à noite, às 21h45, pela 13ª rodada do Brasileiro. Ganhar do Furacão na Arena da Baixada, em Curitiba, será fundamental para a permanência da equipe azul no G6, uma vez que o adversário está "colado" no aproveitamento: soma 15 pontos e ocupa a 14ª posição.
quero ganhar sempre não importa se é de 1 ou mais o importante é a Vitória
mano não e um bom tequinico porquê não ganhou nem um título de expressão
pode jogar feio ganhando e que importa,o problema é que tá jogando e só perdendo e empatando , quem começou bem o campeonato tá nesta situação isso é que tá ruim,mas pode melhorar!
que realmente o estilo de jogo do cruzeiro é outro com Mano é fato, porém no mercado as escassez de técnico também é fato, então o melhor é torcer pra dar sorte
tem que ser cobrado mesmo mas pedir p ele sair e sacanagem ,nao tem ninguem melhor que ele no mercado nem no brasil ,so falta po o sobis no banco e da mais tempo de jogo p sassa
oi boa noite desbloqueio todos os canais fechados de TV por assinatura de qualquer lugar do Brasil SKY NET TV claro TV oi TV vivo chamar no ZAP 11961004639