logo

5/7/2017 11:45

Time do interior para Cruzeiro e Galo e vê times de BH pelo retrovisor na base

Tradicional clube do Estado, Araxá Esporte bate de frente contra grandes, lidera competição de base e vira exemplo para o reerguimento do profissional

Time do interior para Cruzeiro e Galo e vê times de BH pelo retrovisor na base
Araxá venceu o Atlético-MG pela primeira vez na base e, de quebra, assumiu a liderança do Mineiro sub-20 (Foto: Jorge Eustáquio/Equipe Positiva)

Se no profissional as coisas andam meio complicadas, a base faz o caminho inverso no Araxá Esporte Clube. O tradicional time do interior de Minas Gerais foi da elite do Mineiro ao rebaixamento à Segunda Divisão – a popular Terceirona –, em cinco temporadas, mas tem no time sub-20 uma luz no fim do túnel. Uma das forças da categoria no âmbito Estadual, o Gansinho faz bonito em 2017 e lidera o Mineiro sub-20 invicto, batendo de frente contra os grandes de Belo Horizonte. Feitos e números que colocam o Araxá vendo os adversários pelo retrovisor.



No último sábado, o time venceu o Atlético-MG - que tinha no time jogadores remanescentes do título da Copa do Brasil da categoria - pela primeira vez na categoria de base e, de quebra, assumiu a liderança do Mineiro. Mas antes dessa vitória por 2 a 0, no Fausto Alvim, o Gansinho empatou com o Cruzeiro em 2 a 2, na capital. Somado aos dois resultados, vitórias sobre Minas, Betinense e América TO deixaram o time na ponta. Para o técnico Guilherme Humberto Silveira, o Guiba, ex-meia do Villa Nova-MG e América-MG, o bom momento é resultado do trabalho contínuo e longevo com a garotada, regado à base da boa e velha conversa.

Os meninos jogam juntos há mais de um ano e meio, eu montei essa equipe no projeto de base do Villa Nova-MG, agora estamos no Araxá. Eles se conhecem bem e aqui, nós ainda agrupamos alguns atletas que estão no clube e reforçamos. Esse conjunto tem dado bons resultados. Eles estão acostumados a jogar contra Cruzeiro e Atlético-MG, a única diferença é a camisa. A deles pesa. Mas aqui temos grandes jogadores, que se querem algo a mais no futebol, tem que bater de frente contra esses adversários. Eu sempre falo isso a eles, além disso, converso muito com eles para ajudarem um ao outro, dentro e fora do campo – contou Guiba.

Nesta temporada, o treinador tentou salvar o Araxá Esporte do rebaixamento à Segunda Divisão em 2017, mas, na visão dele, os cinco jogos não foram suficientes para colocar todos reforços e metodologia em campo. O bom trabalho agradou, porém, à diretoria do Ganso, que apostou novamente em Guiba para a categoria sub-20. O resultado vem dando certo. Com quatro vitórias e um empate, o time lidera a competição com 13 pontos, à frente de Cruzeiro, também com 13, e Atlético-MG, com 12 pontos. O América-MG, adversário da 8ª rodada, está em quadrto, com 10. O Gansinho tem o melhor ataque, com 17 gols e a segunda melhor defesa, com três gols sofridos, em cinco rodadas.

Mas o bom momento da base do Araxá vai muito além dos resultados recentes. Desde 2013, o time figura no hexagonal final do Mineiro sub-20, e de 2014 a 2016 foi um dos representantes de Minas na Copa São Paulo de Juniores. Para o presidente Jeferson Leite, o recomeço do profissional está nesses garotos, pensando na volta da equipe às competições profissionais em meados de 2018, na Segunda Divisão.

– Temos uma parceria com a Oliveira Sports, é um trabalho que tinha parceria com o Villa. Mas quando viram nossa estrutura, trouxeram o time para cá. Além disso, é treinado por um treinador competente. Aqui, temos excelentes alojamentos, cozinha com boa alimentação, um ônibus exclusivo semi leito exclusivo para os jogadores, e tem um presidente que é como pai para esses jovens. Eu cuido deles como filhos, porque essa categoria de base é o time que disputará o profissional no próximo ano. Vamos contratar umas cinco peças apenas. Eles já estão sendo moldados para isso, é um trabalho sequenciado – disse o presidente.

Nova estrutura

Na última semana, antes da partida contra o Atlético-MG, o Araxá Esporte teve um marco nos quase 60 anos de história. A diretoria inaugurou a nova sede administrativa do clube e recebeu a visita do presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Castellar Neto. Na oportunidade, também foi entregue o novo ônibus de viagem dos atletas, todo personalizado, em parceria com uma empresa privada de Uberaba.

– Desde a fundação, em 1958, o Araxá nunca teve uma sede administrativa do porte dessa nova sede, nem nunca teve um ônibus oficial. Foi bom ouvir do Castellar que eu sou um dos poucos amigos que ele fez no futebol e ele disse ainda que quem cresce com essa estrutura não é só o clube, mas a FMF também, por ser um filiado dela que representa Minas Gerais em competições nacionais, como a Copa São Paulo de Juniores. Isso realmente atrais olhares de todo mundo. Sem pensar que era impossível, com Deus, eu fui lá e fiz – finalizou Jeferson.

Em visita de Castellar Neto, diretoria do Araxá entregou nova sede administrativa e novo ônibus do clube (Foto: Araxá Esporte/Divulgação)

10089 visitas - Fonte: Globo Esporte




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.