Vinícius Freitas, hoje, é um cidadão do mundo. No mapa percorrido pelo lateral-esquerdo, formado na base celeste, estão cidades como Roma, Zurique e Atenas. Hoje no AEK, da Grécia, o jogador de 24 anos tem fresco na memória as histórias de cada destino por onde passou, mas guarda com ainda mais carinho o ponto de partida – a Toca I, onde tudo começou.
“Passei quase minha infância toda na Toca I. O Cruzeiro me deu tudo. Foi o Clube que me deu a oportunidade de ir para a Europa e estar vivendo tudo que estou vivendo hoje. O Claudiomir (Rates, supervisor do sub-20) me ajudou muito aqui, assim como o treinador do sub-20, naquela época, o Paulo Ricardo. Tenho muito carinho pelo Clube, onde tive a felicidade de atuar”, destacou o lateral.
Nesta quarta-feira, Vinícius Freitas esteve nas Tocas I e II e, em meio ao “filme” que passava ininterruptamente na sua cabeça, reencontrou velhos conhecidos. Na Toquinha, o lateral-esquerdo, inclusive, se espantou com a modernização do CT cinco estrelas.
“A estrutura é de alto nível. Lembro da antiga sala de musculação. Uma estrutura boa, mas agora dá para ver que é uma estrutura de excelência. O Cruzeiro sempre foi um Clube que, desde a base, formou jogadores para ganhar títulos. Se não é o melhor, tenho certeza que o Cruzeiro está entre os três melhores Clubes do Brasil em termos de formação”, afirmou.
Vinícius Freitas fez parte da geração que colecionou diversos títulos para base celeste, incluindo o Brasileirão Sub-20, em 2012. Naquele time, estavam presentes Mayke e Alisson, que acompanharam o lateral-esquerdo na subida ao profissional na metade daquele ano.
“O Alisson e o Mayke são dois irmãos que fiz no futebol. Me lembro que, quando subimos para o júnior, nós ficamos no mesmo quarto e acabou que, no meio do ano de 2012, subimos nós três para o profissional. Fico feliz de ver o Alisson brilhando no Cruzeiro. Quando ele faz um golzinho, mando mensagem. Estamos sempre acompanhando”, contou Vinícius, que se esforça para acompanhar notícias da base e também do profissional celeste.
Ida para a Europa
Da Toca da Raposa, Vinícius Freitas ganhou a Europa. E não sofreu com a adaptação ao Velho Continente. Com passagens por Lazio-ITA, Perugia-ITA, Zurich-SUI e AEK-GRE, o lateral-esquerdo entende que o Cruzeiro o moldou para o futebol europeu.
“Não tive muita dificuldade pelo fato de o Cruzeiro ter este estilo de formar os jogadores no perfil europeu, exigindo disciplina, presença na escola. É um Clube que te forma como jogador e cidadão. Por isso, não senti tanto a adaptação”, ressaltou Vinícius que, ainda assim, coleciona algumas histórias sobre o período vivido na Europa.
“Na Suíça, tive duas semanas de férias em dezembro e, quando voltei, ficamos uma semana treinando na Suíça, viajando para a Turquia também. E todos os dias que treinamos, o campo estava congelado. Treinávamos com aquela bola laranja. Foi uma situação inédita. No AEK, fiz gol na minha estreia e, quando fui sair para comer num restaurante, um torcedor saiu gritando meu nome. Ele parou a rua. Fiquei sem graça na hora”, acrescentou.
De olho no futuro, Vinícius Freitas se prepara para a disputa de sua primeira UEFA Champions League na próxima temporada. Enquanto se imagina ouvindo o tradicionalíssimo hino da competição europeia, o lateral deixa um breve recado para os atletas da base cruzeirense, que sonham com uma carreira de sucesso no futebol.
“Todo jogador sonha em jogar a Champions. Quando tocar o hino da competição e eu estiver perfilado no campo, acho que vai passar um filme. Sempre foi meu sonho jogar na Europa e agora quero crescer ainda mais por lá”, ressaltou.
“Digo para os jogadores, que eles não podem deixar o sucesso subir à cabeça. Às vezes, você pega seleção de base, aí renova o contrato, começa a ganhar um pouquinho mais e acha que já está ganhando dinheiro. No profissional, tem que fazer sacrifício. Não é fácil. Você pode pegar um treinador que não vai com teu estilo de jogo, mas você tem que continuar mostrando trabalho para deixar claro sua vontade de jogar. Tem que se dedicar sempre”, encerrou.
5649 visitas - Fonte: Site oficial
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.