Dedé foi contratado em maio de 2013 como grande reforço da temporada celeste. Até hoje, o atleta é a maior investimento feito por um jogador na história do Cruzeiro, cerca de R$ 14 milhões por 45% dos direitos econômicos do jogador. De fato, o zagueiro correspondeu, inicialmente, e foi peça importante na conquista do bicampeonato brasileiro. Porém, a sina de lesões tem sido um calvário na vida do defensor desde o ano do último título nacional. Entre idas e vindas do departamento médico, o jogador atuou em apenas 33% partidas do Cruzeiro de 2013 pra cá.
O GloboEsporte.com fez um levantamento de todos os jogos do Cruzeiro desde o dia 9 de maio de 2013, data em que Dedé foi registrado no BID e passou a ter condições de jogo. Em 289 confrontos, considerando amistosos e jogos oficiais, ele atuou apenas 98 vezes. A temporada em que mais jogou foi a de 2014, com 48 participações em 76 jogos.
Com a nova lesão confirmada pelo clube, mais uma vez, o zagueiro terá que mostrar força de vontade para dar a volta por cima. O Cruzeiro divulgou nesse sábado um comunicado sobre a situação do atleta, que sofreu edema ósseo no joelho esquerdo.
Ao contrário das outras lesões, o problema foi no joelho que não tem histórico de problemas, fator que causou sobrecarga, segundo o médico Sérgio Freire Júnior.
- O zagueiro Dedé apresentou um edema ósseo no joelho esquerdo decorrente do longo tempo de restrição de atividades devido à cirurgia no joelho direito. Trata-se de um mecanismo de autoproteção e, naturalmente, ocorre uma sobrecarga no membro contrário ao da cirurgia. Mediante esse quadro, faz-se necessário que o atleta permaneça em tratamento e fora das atividades no campo até que ocorra melhora do quadro. Estima-se que isso ocorra entre quatro e seis semanas.
Início de Dedé na Toca
A temporada 2013 foi a mais consistente de Dedé no Cruzeiro. Desde que virou opção, em maio, ele atuou em 37 das 47 partidas. Os números levam em consideração os jogos oficiais e amistosos do clube no período. Foram três gols marcados
Houve continuidade no bom trabalho de Dedé no Cruzeiro em 2014. No ano, ele atuou em 47 jogos, com cinco gols e quatro assistências. Além do Nacional, o zagueiro foi campeão mineiro no primeiro semestre. Porém, na semifinal da Copa do Brasil, na Vila Belmiro, contra o Santos, o zagueiro sofreu uma lesão grave no joelho direito.
Cirurgias de 2015
Dedé começou a temporada fora de combate. Ele passou por cirurgia no ligamento cruzado posterior do joelho direito. O problema foi agravado com uma nova intervenção em abril do mesmo ano, para retirada de um dos parafusos do joelho. Resultado: Dedé não entrou em nenhum jogo dos 66 da Raposa no ano.
Esperança abalada
O ano que poderia ser de redenção, virou frustração. Foram apenas seis partidas de Dedé em 2016. O jogador sofreu uma fratura na patela do joelho direito em março, sem necessidade de cirurgia, e precisou passar por procedimento cirúrgico no joelho em agosto de 2016, quando fez tratamento inovador nos EUA.
Agora vai?
O retorno foi gradativo, até pelo histórico de Dedé. Ele chegou a fazer um gol na temporada, pelo Mineiro, diante do Democrata.
Porém, o outro joelho do zagueiro sentiu o peso de tantos anos como principal ponto de apoio. A previsão dos médicos é que o problema não seja tão grave, sem a necessidade de cirurgia. Curiosamente, o último jogo de Dedé na temporada, o sétimo pelo Cruzeiro em 2017, foi na Vila Belmiro, mesmo local onde se lesionou pela semifinal da Copa do Brasil de 2014. O defensor chegou a treinar durante a última semana, mas os médicos confirmaram o diagnóstico de edema ósseo e parada de quatro a seis semanas. Com isso, ele perde a sequência inicial do Brasileiro e as quartas de final da Copa do Brasil. A Raposa duela contra o Palmeiras pelo mata-mata.
Isso ai Dedé , encerra logo , infelizmente jogar futebol não sua praia, procura outra profissão , porquê no cruzeiro , sem chances , zeiro jogou dinheiro fora ......adios hombre , boa sorte na nova profissão .....
pateticano fica colocando reportagem tendeciosa porque nao fala isso quando o cara ta jogando
pau nu seu rrabico some do cruzeiro vc esta bixado também ganhar dinheiro parado e so nu cruzeiro mesmo
igual o merda do Leonardo Silva machucou machucou machucou depois que cruzeiro curou aquela franga trocou cruzeiro pelo patetico
Isso ai Dedé , encerra logo , infelizmente jogar futebol não sua praia, procura outra profissão , porquê no cruzeiro , sem chances , zeiro jogou dinheiro fora ......adios hombre , boa sorte na nova profissão .....
fim de carreira obrigado por td q fez pelo nosso cruzeiro,nao podemos mais esperar por vc.precisamos urgente d zagueiros