Thiago Madureira /Superesportes
No dia 31 de janeiro, a diretoria do Cruzeiro surpreendeu ao anunciar o retorno de Lucas Silva, do Real Madrid, ao clube celeste. Passados quatro meses, o jovem volante, de 24 anos, é reserva do time de Mano Menezes, cuja escalação atual conta com quatro volantes (Henrique, Ariel Cabral, Hudson e Romero, improvisado na lateral direita).
Lucas Silva tem uma média de três partidas por mês no Cruzeiro. Desde que voltou à Toca, o volante atuou em 12 compromissos. O melhor desempenho dele ocorreu contra o São Francisco, do Pará, pela Copa do Brasil, no Mineirão. Nesse jogo, o volante demonstrou toda técnica que tem ao acertar vários lançamentos longos, além de bonitos chutes de fora da área.
Na sequência, Lucas Silva caiu de rendimento, oscilando sempre que acionado. Frustrou o torcedor celeste ao entrar mal em alguns jogos. Talvez o pior momento dele tenha ocorrido na vitória do Cruzeiro sobre o Atlético, por 2 a 1, na primeira fase do Campeonato Mineiro. Ele errou muitos passes na saída de bola e demonstrou lentidão na marcação.
Mas a reserva de Lucas Silva se explica muito mais pela ótima fase dos concorrentes da posição: Henrique, Hudson e Ariel Cabral.
Envolvido em uma troca com o São Paulo pelo atacante Neílton, que hoje já está no Vitória, Hudson tem atuado muito bem, com o empenho e a raça esperados pelos torcedores. Além de ser um dos atletas prediletos de Mano, o argentino Ariel Cabral recuperou seu melhor futebol e, se antes era muito questionado, hoje já conta com apoio maciço. Por sua vez, o experiente Henrique é, neste momento, uma unanimidade.
Lucas Silva tem contrato de empréstimo com o Cruzeiro até junho de 2018. Se planejou voltar a jogar no Brasil depois de um período de baixa na Europa, o promissor jogador, contudo, convive com o banco de reservas. Nesse momento delicado para um atleta que já foi titular do Real Madrid em alguns jogos, certo é que ele precisará ter paciência em busca de um recomeço.
Trajetória na Europa
Lucas Silva atuou apenas no primeiro semestre de 2015 pelo Real Madrid, sob o comando do italiano Carlo Ancelotti. Foram nove partidas pelo clube merengue, quatro delas como titular, e um total de 424 minutos em ação. O volante fez uma partida pela Liga dos Campeões da Europa e oito pelo Campeonato Espanhol.
Sem conseguir espaço no clube espanhol, Lucas Silva foi emprestado ao Olympique de Marselha da França na temporada europeia 2015/2016. Nesse novo desafio, o volante teve altos e baixos, mas atuou com mais frequência. Foram 33 partidas, 17 delas como titular. Ao todo, ele esteve em campo por 1.665 minutos.
Na trajetória francesa, Lucas Silva entrou em campo seis vezes pela Liga Europa, 22 pelo Campeonato Francês, duas pela Copa da França e duas pela Copa da Liga Francesa.
Jogos de Lucas Silva em 2017
Cruzeiro 2 x 0 Chapecoense - Primeira Liga
Volta Redonda 1 x 2 Cruzeiro - Copa do Brasil
Cruzeiro 6 x 0 São Francisco-PA - Copa do Brasil
América-TO 0 x 1 Cruzeiro - Campeonato Mineiro
Cruzeiro 3 x 0 Murici-AL - Copa do Brasil
Cruzeiro 0 x 0 Joinville - Primeira Liga
Uberlândia 2 x 2 Cruzeiro - Campeonato Mineiro
Cruzeiro 2 x 1 Atlético - Campeonato Mineiro
Cruzeiro 2 x 0 Democrata-DV - Campeonato Mineiro
Cruzeiro 2 x 0 América - Campeonato Mineiro
Cruzeiro 1 x 0 Chapecoense - Copa do Brasil
Cruzeiro 1 x 0 São Paulo - Copa do Brasil
sou fan do mano mais tem que por elli para jogar fazer dupla com henrrique e ariel cabral ..
Dez vitórias e dois empate não merece estar jogando
troca ele com o Botafogo
É uma pena, pois é um excelente jogador. Porém temos muitos volantes de qualidade e acaba não sobrando vaga pra ele no time titular.