logo

31/5/2017 07:44

Thiago Neves ou Rafinha? Prós e contras dos candidatos para a vaga de Arrascaeta

Contusão do meia uruguaio abre espaço para entrada de um dos dois nesta quinta-feira

Thiago Neves ou Rafinha? Prós e contras dos candidatos para a vaga de Arrascaeta
Rafinha; Cruzeiro; Nacional-PAR (Foto: Andrés Cristaldo/EFE)

O Cruzeiro não vai contar com o uruguaio Arrascaeta nos próximos dois meses. Atingido pelo colombiano Copete, do Santos, na partida do último domingo, entre os dois times, o jogador sofreu uma lesão no joelho direito. Com isso, ele não participa da partida desta quinta-feira, contra a Chapecoense, em Chapecó, pela Copa do Brasil, às 21h30 (de Brasília). A definição do substituto de Arrascaeta deve acontecer apenas no dia do jogo. O técnico Mano Menezes vai escolher entre Thiago Neves e Rafinha.

Thiago Neves foi o autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Santos . Depois de ficar fora dos dois primeiros jogos do Campeonato Brasileiro, contra São Paulo e Sport, com dores no joelho direito, o meia voltou em grande estilo no último domingo. Rafinha foi poupado deste jogo. Estava com dores musculares na região abdominal, mas, totalmente recuperado, está com a delegação cruzeirense, no oeste de Santa Catarina.



O GloboEsporte.com pediu ao comentarista da TV Globo e do SporTV, Henrique Fernandes, para falar sobre o comportamento do Cruzeiro em campo com um e com outro. Segundo ele, com Thiago Neves, o time consegue ter mais posse de bola, além de ganhar na bola parada.

- Com Thiago, a tendência é que o time consiga prender um pouco mais a bola. Como Alisson normalmente fica mais fixo na esquerda, com esse sistema, e Thiago Neves tende a vir mais pelo meio, essa formação pode fazer com que Hudson tenha que se adiantar mais vezes pelo lado direito para equilibrar o número de jogadores a frente, e Ábila também caia um pouco mais pela direita. Uma vantagem importante de Thiago Neves é a capacidade na bola parada. Por outro lado, Thiago Neves vem de uma lesão no joelho e pode sentir a parte física, além de recompor menos na marcação.

Com Rafinha, o Cruzeiro ganha força na distribuição dos jogadores em campo e na velocidade, segundo Henrique Fernandes.

- Por ser um jogador mais afeito a atuar aberto, Rafinha daria maior amplitude ao Cruzeiro, ou seja, "alargaria" mais o campo, abrindo a defesa da Chapecoense e sendo sempre boa opção de saída em velocidade pelo lado direito. Se Mano optar por um jogo mais paciente (até apostando nos três homens com mais capacidade de desarme que usou no meio-campo contra o Santos e que deve usar em Chapecó), Rafinha é o nome mais adequado para ser válvula de escape em contra-ataques. O ponto negativo é a dificuldade que ele tem em prender a bola na frente e valorizar a posse, que pode fazer com que a Chapecoense não consiga pressionar tanto.

O comentarista não fica em cima do muro e escolhe quem é seu preferido para o jogo de Chapecó. Henrique Fernandes explica os motivos da sua opção.

- Acho que, ponderando os prós e os contras de cada um e levando em consideração a questão física, iria de Rafinha. O Cruzeiro vem de uma sequência de jogos menos dura que a Chape, que esteve envolvida com Libertadores na última semana e, além disso, jogou na segunda-feira pelo Brasileiro, mais de um dia depois do Cruzeiro. Pensando em ter um time mais forte fisicamente, usaria Rafinha, que foi apenas poupado no jogo contra o Santos e que, até por não ter jogado, terá mais perna. Thiago Neves, claro, ficaria como ótima opção para o transcorrer do jogo - avaliou o comentarista.

Para se classificar às quartas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro - venceu o primeiro jogo por 1 a 0 - joga por um empate ou uma vitória. Derrota por um gol de diferença, desde que balance as redes da equipe catarinense. Placar do primeiro jogo, mas a favor do adversário, leva a decisão para os pênaltis.

5178 visitas - Fonte: Globo Esporte




seja como Deus quiser!

Rafa ni primeiro tempo e Thiago e Abila no segundo tempo vamos ganhá o joga

pelo amor de Deus esse Rafinha nao......

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.