9/5/2017 09:31
De entorse à dor de dente: lesões colocam força do elenco do Cruzeiro à prova
Clube tem sofrido com sequência de jogos na temporada 2017; com titulares fora, a hora é de provar bom nível do grupo em momento decisivo do ano
Titular indiscutível do meio de campo do Cruzeiro até se lesionar, Robinho segue fora dos gramados
Final no domingo, jogo decisivo na quarta-feira. A sequência de partidas importantes tem colocado o elenco do Cruzeiro à prova. E, em um dos momentos de maior cobrança na temporada, o técnico Mano Menezes terá de lidar bem com a quantidade de lesões - e, por consequência, de desfalques - que assolam a equipe em 2017. A última das muitas ‘vítimas’ foi Marcos Vinícius.
O meia se junta a nomes importantes do elenco, como Robinho, Ariel Cabral, Manoel e Ezequiel, que eram titulares até se tornarem baixas. Enquanto os três primeiros realmente lidam com lesões, o lateral-direito vive um processo longo de recuperação de “desgaste muscular” na coxa.
A última partida de Ezequiel foi no dia 1º de abril, na vitória por 2 a 1 no clássico contra o Atlético, ainda pela fase de grupos do Campeonato Mineiro. Apesar do longo tempo fora, o lateral não teve lesão muscular confirmada pelo Cruzeiro, que utiliza o termo "desgaste" para classificar a situação.
A lista de jogadores com lesões confirmadas pelo clube em 2017 soma 12 atletas. Os problemas variam de graves entorses a dente quebrado - que, curiosamente, atingiu o goleiro Rafael ainda em janeiro.
Além dos jogadores citados, Judivan, Elber, Dedé, Fábio, Lucas Ventura, Alisson e Henrique também já sofreram algum tipo de problema muscular ou físico e desfalcaram o time nesta temporada.
Um dos motivos que ajudam a explicar a quantidade de lesões é o número de partidas disputadas pelo clube no ano: 27, se o amistoso contra o Brasília for levado em conta. Em mais de três meses de futebol em 2017, o técnico Mano Menezes teve apenas três semanas livres para trabalhar e descansar o elenco. São cinco competições previstas para a temporada: Campeonato Mineiro, Primeira Liga, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
A primeira partida da decisiva primeira quinzena de maio não traz boas recordações ao desfalcado elenco. No domingo, o Cruzeiro jogou mal, foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético e perdeu o título estadual para o maior rival.
Em seguida, o duelo será contra o Nacional-PAR. A volta do mata-mata será no Paraguai, às 19h15 desta quarta-feira. No domingo, o Cruzeiro encerra a série contra o São Paulo, na estreia do Brasileirão, no Mineirão. Momento decisivo para testar, de vez, o elenco celeste.
591 visitas - Fonte: superesportes