logo

7/5/2017 08:43

Em palco repleto de história e rivalidade, Atlético-MG e Cruzeiro decidem o Mineiro 2017

Rivais se encontram às 16h, deste domingo, no Independência, para segunda partida da final do Campeonato Mineiro

Em palco repleto de história e rivalidade, Atlético-MG e Cruzeiro decidem o Mineiro 2017
Neste domingo, às 16h (de Brasília), Atlético-MG e Cruzeiro fazem a finalíssima do Campeonato Mineiro. A partida será disputada no Independência, palco de confrontos históricos entre os dois principais rivais de Minas Gerais. A final deste ano, certamente, será mais um capítulo desta rivalidade, que só aumenta ao longo dos anos. O Independência foi inaugurado em 1950, mas o primeiro duelo entre Galo e Raposa no estádio só aconteceu em 1954, pelo Campeonato Mineiro, na época chamado de Campeonato da Cidade. O Galo venceu, por 1 a 0, com um gol de Ubaldo.

No total, foram 70 clássicos no Horto, com vantagem atleticana. São 34 vitórias alvinegras contra 20 azuis, e 16 empates. As últimas três partidas, no entanto, foram vencidas pela Raposa. Foram duelos pelos Brasileiros de 2015 e 2016, e pelo Mineiro de 2016.

Apesar do grande número de confrontos no Independência, em apenas três ocasiões, os dois rivais decidiram o título mineiro no estádio. Nas três, o Atlético-MG se deu bem. O Cruzeiro ficou com o título uma vez. A conta não bate, né? É porque, em uma delas, o título foi dividido entre Galo e Raposa. Vamos relembrar um por um:

O Mineiro de 1954 teve três turnos. O Cruzeiro venceu dois e o Atlético-MG o outro. Para a decisão, a Raposa levou 20 pontos e o Galo 10. Quem fizesse 25 primeiro seria campeão. O regulamento maluco previa cinco pontos por vitória e 2,5 por empate. É isso mesmo! O Cruzeiro, portanto, estava a uma vitória do título. Mas deu Atlético-MG nos dois primeiros jogos, o que deixou o placar de pontos empatado em 20 a 20. O terceiro jogo terminou 1 a 1, e o título ficou com o time alvinegro, na quarta partida, com uma vitória por 2 a 0. O detalhe é que o Cruzeiro estava sem goleiro, e teve que chamar o auxiliar-técnico Geraldo II, aposentado há dois anos, para jogar a partida final.

Em 1956, o título ficou dividido. O Galo ganhou no campo, mas o Cruzeiro entrou com um recurso, pedindo os pontos de um jogo, no qual o rival escalou um jogador que não estava em dia com as obrigações militares. O Atlético-MG ganhou duas partidas e empatou a outra da final, mas o TJD tirou os pontos da segunda vitória. A polêmica rendeu até 1958, e a solução foi dividir o título.

A última vez em que os dois duelaram por um troféu no Horto foi em 1962. O Cruzeiro lutava pelo tetracampeonato, mas o Galo interrompeu a série. Uma melhor de três partidas, disputada em 1963, decidiu o campeonato. O Cruzeiro venceu a primeira, por 1 a 0, mas o Atlético-MG ganhou as outras duas, ambas por 2 a 1, e ficou com a taça.

Neste domingo, quando a bola rolar, um dos dois vai soltar o grito de campeão e ficar com a taça. O Atlético-MG joga pelo empate, porque fez melhor campanha na primeira fase. O primeiro jogo ficou 0 a 0. A torcida do Galo será maioria no Horto, com 90%¨de presença. Os cruzeirense serão apenas 10%. De qualquer maneira, assim como lembramos dos jogos marcantes dos anos 1950 e 1960, o clássico de 2017 também ficará guardado para sempre na memória do torcedor mineiro.

ATLÉTICO-MG X CRUZEIRO - FINAL DO CAMPEONATO MINEIRO
Local: Independência, Belo Horizonte- MG
Data e horário: domingo, 16h (de Brasília)
Escalação provável do Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Maicosuel e Otero (Marlone); Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado
Desfalques do Atlético-MG: Luan, Jesiel e Lucas Cândido
Escalação provável do Cruzeiro: Rafael; Mayke, Léo, Caicedo e Diogo Barbosa; Hudson, Henrique, Thiago Neves, Arrascaeta e Rafinha; Rafael Sobis. Técnico: Mano Menezes
Desfalques do Cruzeiro: Manoel, Ariel Cabral e Judivan
Transmissão: TV Globo para MG menos Juiz de Fora (com Rogério Correa, Bob Faria e Marcio Rezende Freitas) e Premiere e Premiere HD (com Jaime Jr e Henrique Fernandes)
Arbitragem: Igor Júnio Benevenuto, auxiliado por Pedro Araújo Dias Cotta e Ricardo Júnio de Souza

4458 visitas - Fonte: Globoesporte




estes anúncios de desbloqueio de canais de TV, e golpe

Vamos cruzeiro levantar atasa

vamos pra cima deles cruzeirooooooo.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.