27/4/2017 12:58
Elias x Mano: volante volta a reencontrar responsável por mudança de posição no futebol e guinada na carreira
Jogador do Atlético-MG ficará frente a frente, assim como no jogo da primeira fase, no Mineirão, com técnico que o ajudou no passado
final do Campeonato Mineiro 2017 coloca os gigantes de Minas Gerais frente a frente. O encontro entre Cruzeiro e Atlético-MG, nos dois próximos domingos, não será um encontro marcado apenas pela disputa da taça e satisfação em superar o rival. Mas também de reencontros entre os protagonistas. Um deles será entre o volante Elias e o técnico Mano Menezes. Uma sugestão do técnico na função do jogador fez com que alavancasse a carreira. Agora, Elias tentará superar o antigo "mentor" na decisão estadual.
Por ironia do destino, o grande investimento do Galo para a posição de volante vingou na função graças ao atual técnico do Cruzeiro. Em participação no programa “Bem, Amigos”, do Sportv, na última segunda-feira, Elias relembrou a mudança no posicionamento que o fez atingir outros patamares no futebol.
- O Mano conversou comigo quando fui para o Corinthians (2008) e perguntou se eu podia fazer a função de segundo volante. Ele queria alguém que fizesse essa aproximação surpresa no ataque, mas que marcasse no meio. Estou nessa até hoje - disse o jogador do Atlético-MG.
O atual treinador do Cruzeiro se lembra bem daquela época e explica o porquê da sugestão de mudança.
- Transformei o Elias em volante porque sempre gostei de volantes que soubessem desarmar, armar e concluir jogadas. Via nele esse um jogador completo para fazer isso - relembra o treinador cruzeirense.
Anos antes, Elias havia começado a carreira como atacante. Depois de ser dispensado da base do Palmeiras, rodou por clubes do interior de São Paulo até jogar na Ponte Preta. Em Campinas, atuava como meia - tinha deixado de ser atacante após pedido do colombiano Freddy Rincón, que o treinou no São Bento (em 2007). O segundo recuo, agora para a função de volante, foi no ano seguinte, quando Mano pediu a sua contratação pelo Corinthians e fez com que o atleta jogasse um pouco mais atrás. A alteração alavancou a carreira de Elias, que chegou ao futebol europeu e à Seleção como camisa 8.
Elias no Atlético
A temporada começou, no Atlético, com a busca intensa por volantes. As saídas de Leandro Donizete e Junior Urso pressionaram a diretoria para a chegada de peças de reposição. Grande contratação do ano, o volante Elias veio do Sporting, de Portugal, com status de “cereja do bolo”, em um time que já tinha grandes nomes, como Victor, Robinho e Fred. Para tirar Elias do futebol português, o Galo pagou cerca de 2,5 milhões de euros (pouco mais de R$ 8 milhões) ao time europeu. O valor foi o maior investimento do clube na atual temporada.
História cruzadas
Os caminhos de Elias e Mano não se cruzaram apenas no Corinthians, entre as temporadas 2008 e 2010, com direito ao título da Copa do Brasil de 2009. Ambos trabalharam no Flamengo em 2013, ano em que o clube carioca faturou a Copa do Brasil. Mano saiu antes da reta final da competição, e Elias seguiu o protagonismo no Rubro-Negro, com gols decisivos, inclusive na decisão.
A primeira convocação de Elias para a Seleção também teve o dedo de Mano Menezes, em 2010. A oportunidade emocionou Elias à época.
- O Mano é uma pessoa fantástica. Ele que me deu uma oportunidade em um time grande. Eu estava na Ponte jogando as finais do Campeonato Paulista e tinha propostas de dois clubes da Série A (Inter e Grêmio). O Mano ligou para o meu pai, disse que queria me contratar, que eu jogasse com ele e que me daria tranquilidade. Essa conversa foi fundamental. Ele mudou minha posição. Eu era meia-atacante e ele me colocou de segundo volante. Eu não sabia se ia me destacar. Mas, com a confiança dele, pude mostrar meu futebol. Se eu não tivesse vindo para cá, acho que não estaria na Seleção -, declarou Elias ao Globoesporte.com, após a convocação daquele ano.
No primeiro encontro entre os personagens no futebol mineiro, Mano levou a melhor. Elias fez até gol no clássico da primeira fase, mas o técnico cruzeirense foi quem levou a melhor no fim, com a vitória de 2 a 1. O tira-teima ocorre nos próximos domingos. Quem vai sorrir por último?
651 visitas - Fonte: GloboEsporte
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAPP 11949348549