logo

21/3/2017 16:29

Conheça o trabalho realizado pela Escola de Esportes do Cruzeiro

Conheça o trabalho realizado pela Escola de Esportes do Cruzeiro
Fundada em 1996 por José Francisco Lemos Filho, atual vice-presidente do Cruzeiro, a Escola de Esportes é um dos projetos mais bem-sucedidos da história do Clube. Criada com o objetivo de oferecer lazer esportivo e reabilitação clínica aos sócios dos parques esportes celestes, a iniciativa se consolidou através das escolas de natação, futsal, vôlei, dentre outras modalidades.

Em 2005, porém, o projeto recebeu uma nova paginação, conforme explica Marco Túlio Martins, superintendente da Escola de Esporte. A partir desta mudança, a iniciativa passou a ser terreno fértil para o desenvolvimento de jovens atletas para o futebol e vôlei.

“Resolvemos ter o início da formação de atletas lá dentro. Começamos a ter equipes de dez, 11, 12 e 13 anos. Todas estas equipes são compostas por alunos, que pagam mensalidade. Os alunos de destaque recebem bolsa. Temos, então, a parte de formação básica que é separada da Escola de Esportes. Desde então, tivemos jogadores vindo da Escola de Esportes que foram da Seleção Mineira, Seleção Brasileira. No vôlei, também temos a formação básica”, explica.

“A Escola de Esportes trabalha o futebol de forma mais lúdica. A formação básica que oferecemos, por outro lado, envolve mais o trabalho de fundamentos, de questões táticas e técnicas, o que não acontece nas escolas”, completou.

Com alunos advindos de diferentes regiões de Belo Horizonte, a formação básica cruzeirense disputa torneios da IMEF (Instituto Mineiro de Escolas de Futebol), mas também tem como objetivo introduzir aspectos de cidadania aos atletas. Tal processo, contudo, não envolve uma ligação integral entre Clube e atleta, já que os mesmos treinam e retornam aos seus lares logo depois.

“Formamos o cidadão respeitoso, que entende a hierarquia e, se este menino virar atleta, vai ser excelente. Se não, vamos ao menos ter cumprido o papel de formar cidadãos”, afirmou Marco Túlio.

“Os meninos têm os horários estipulados e não treinam apenas futebol de campo. Todos os alunos treinam futsal, futebol soçaite e vão a Toca da Raposa I uma vez por semana. Eles treinam e regressam para seus lares. Nenhum atleta fica conosco”, acrescentou.

À medida que avançam em termos de faixa etária, os alunos passam a ser monitorados pelos profissionais da base cruzeirense. Se aprovados, os destaques têm a chance de integrar a equipe sub-14 da Raposa, ao completarem 14 anos, podendo um dia chegar à equipe profissional do Maior de Minas.

“A função da Escola de Esportes, sob o olhar da formação básica, é iniciar os garotos na formação. Hoje, nós temos em todas as categorias aproximadamente 22 atletas oriundos da Escola de Esportes. Alguns deles chegaram a ser convocados para as seleções de base do país, o que demostra a qualidade da nossa formação”, concluiu Marco Túlio Martins.

636 visitas - Fonte: Site oficial




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.