logo

4/3/2017 10:28

Nova forma de defender dá resultado, mas Cruzeiro sofre gols 'parecidos' em 2017

Marcação alta e jogadas de infiltração têm preocupado Mano Menezes

Nova forma de defender dá resultado, mas Cruzeiro sofre gols parecidos em 2017
Forte no alto, defesa do Cruzeiro não tem sofrido com bolas alçadas na área por equipes rivais
O Cruzeiro de 2017 empolga os torcedores. No ataque, o quarteto formado por Thiago Neves, Robinho, Arrascaeta e Rafael Sobis chama atenção. A marcação também tem se mostrado segura. Os números da defesa são bons. Entretanto, a forma semelhante como o time sofreu parte dos gols faz Mano Menezes cobrar os comandados.

A equipe celeste foi vazada cinco vezes em nove jogos na temporada - média de 0,55 gols sofridos por partida. Se comparado aos outros times da Série A, o Cruzeiro possui a sexta melhor marca, atrás de Bahia (0,2), Flamengo (0,22), Avaí (0,5), Corinthians (0,5) e Palmeiras (0,5).

Dos cinco gols sofridos, três se originaram em lances que expõem as principais dificuldades da defesa cruzeirense no ano até aqui: adaptar-se à marcação alta e enfrentar jogadas de infiltração do adversário.
Nova forma de marcar

Em 2016, o Cruzeiro de Mano preferia se defender no próprio campo. Nesta temporada, a forma de marcar mudou, a equipe adiantou as linhas e passou a pressionar o adversário.

Por um lado, a estratégia rendeu vários gols à equipe azul. Por outro, o time fica mais suscetível a lançamentos rivais. E foi dessa forma que a Caldense marcou na partida dessa quinta-feira.

Em entrevista ao Superesportes no final de janeiro, o próprio Mano Menezes admitiu que a equipe ficaria vulnerável a esse tipo de jogada.

“O futebol moderno exige que você jogue com marcação alta. Mas, quando o time joga com marcação alta, ele corre mais riscos. Porque escapa de vez em quando uma bola longa. É mérito deles. O Cruzeiro tem que estar preparado para resolver o problema. E de vez em quando o problema vai existir”, disse.

No início da temporada, o time sofreu apenas uma vez com os lançamentos - o que prova a compactação do sistema montado pelo treinador. Apesar do bom momento, ajustar e se adaptar à marcação alta é prioridade, especialmente para competições que exigirem mais da equipe.
Movimentação rival

Contra URT e Tricordiano, jogadas de infiltração resultaram em gols adversários.

No empate por 1 a 1 contra o time de Patos de Minas, Carlinhos deixou Ariel Cabral e Henrique para trás. Em seguida, Leo deu o bote e saiu da marcação de Gabriel Ceará. O atacante, livre, recebeu a bola e marcou.

Já o gol do Tricordiano começou numa jogada individual de Lucas Vieira. O jogador achou Gilberto Carrara entre Caicedo e Diogo Barbosa. O atacante só tocou na saída de Rafael e diminuiu .



As jogadas terminaram em gol tanto por erros individuais como por problemas no posicionamento no meio de campo - uma vez que as duas assistências foram feitas após jogadas individuais em que os marcadores não deram o bote com tanta consistência.

O próximo teste para o sistema defensivo do Cruzeiro será neste domingo, às 16h, contra o América-TO. A partida, válida pela sexta rodada do Campeonato Mineiro, será disputada no Nassri Mattar, em Teófilo Otoni.

1707 visitas - Fonte: superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.