4/2/2017 11:15
Parceria de sucesso: Lucas Silva e Henrique reeditam dupla campeã
Volantes se consagraram campeões brasileiros em 2013 e 2014 pelo clube celeste
Cria das categorias de base, bicampeão brasileiro e, agora, com mais bagagem no futebol aos 23 anos. Lucas Silva, o novo reforço do Cruzeiro para esta temporada, volta à Toca da Raposa com status de contratação de peso. Não à toa, a torcida celeste compareceu em bom número ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para recepcionar o jovem, na última quarta-feira. E não é só isso que deve animar os cruzeirenses. Na Toca, o volante pode reeditar uma parceria de sucesso com Henrique. Ambos foram alicerces do time na conquista do Brasileirão de 2014.
Na temporada da conquista do bicampeonato brasileiro, Lucas Silva e Henrique atuaram juntos em 34 partidas. Se somadas aos duelos disputados pela dupla em 2013, foram 36 jogos, sendo 23 vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas. Um aproveitamento de 71,3%. Com eles em campo, o Cruzeiro fez 72 gols e foi vazado em 35 oportunidades.
O jogo que iniciou a parceria dos jogadores, no meio de campo celeste, aconteceu pela 17ª rodada do Brasileiro, no Mineirão, na vitória da Raposa por 5 a 3, diante do Vasco. Lucas Silva foi o grande nome da partida, com dois belos gols de fora da área, os primeiros com a camisa azul.
- Volto um Lucas um pouco mais maduro, apesar de ser jovem. Venho de dois anos de experiência na Europa. Vejo o futebol brasileiro com outros olhos. Vejo que não tenho que fazer nada diferente no meu futebol, que foi o que me levou até o Real Madrid. Volto com muita tranquilidade, com outros olhos e uma experiência um pouco a mais.
Lucas Silva e Henrique no esquema de Mano Menezes
Na atual formação do Cruzeiro, o técnico Mano Menezes utiliza Henrique como primeiro volante. Ele é responsável por atuar centralizado no meio de campo, na proteção à zaga, enquanto Ariel Cabral joga mais solto pelo lado direito, assim como Robinho no lado esquerdo.
Tanto Lucas Silva quanto Henrique podem fazer a função de primeiro (mais marcador) e segundo (mais solto) volantes. O novo reforço do Cruzeiro, inclusive, disse estar pronto para atuar em qualquer uma das funções, mas revelou sua preferência em campo.
Estatísticas: Lucas Silva e Henrique
Jogos: 36 (2 em 2013 e 34 em 2014)
Vitórias: 23
Derrotas: 5
Empates: 8
Gols pró: 72
Gols contra: 35
Aproveitamento: 71,3%
- Em relação ao posicionamento, gosto de jogar na função de segundo volante. Mas já exerci a função de primeiro volante e não sinto dificuldade. Venho com total disposição, muito feliz e muito motivado.
Apesar de ter feito sucesso no Cruzeiro em 2013 e 2014, Lucas Silva não terá vida fácil para conseguir uma vaga nos 11 iniciais de Mano Menezes. Além de Henrique, capitão e camisa 8 do time, o técnico conta no grupo com Ariel Cabral, Robinho (que também faz a função de armador), Lucas Romero, Hudson e Lucas Ventura.
- Sei muito bem da concorrência que vou ter pela frente, não só no setor de volante, porque o Cruzeiro tem um elenco qualificado em todos os setores. Tenho que estar muito bem para jogar, quero buscar o meu espaço, como foi antes. Estou à disposição do treinador e respeito qualquer decisão dele.
Lucas Silva volta ao Cruzeiro, após uma passagem não tão bem sucedida pelo Real Madrid, da Espanha, clube que detém seus direitos econômicos e o emprestou à Raposa até a metade de 2018. O jogador ainda aprimora o condicionamento físico na Toca, antes de iniciar atividades com os companheiros.
(*) Sob supervisão de Gabriel Duarte e colaboração de Marco Antônio Astoni.
903 visitas - Fonte: GloboEsporte