16/1/2017 11:07
Atletas promovidos e saldo positivo: sub-20 encerra ano de competições
De Osasco
Gustavo Aleixo
De cabeça erguida e um saldo extremamente positivo, a equipe sub-20 concluiu o ano de competições pela categoria. Durante a temporada, os comandados de Marcos Valadares acumularam grandes campanhas, como no tetracampeonato inédito do Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil Sub-20, quando chegou à semifinal, além da boa participação, acompanhada de um bom futebol, na Copa São Paulo, que se encerrou para o Maior de Minas nesse domingo.
As boas exibições e os grandes campeonatos feitos pelo Cruzeiro na temporada ganham ainda mais importância ao se notar que o principal objetivo da base foi cumprido: promover jogadores ao elenco profissional. Antes mesmo da Copinha, quatro jogadores – Lucão, Murilo Cerqueira, Lucas Ventura e Raniel – ascenderam à equipe de cima da Raposa, o que, para o coordenador técnico Emerson Ávila, garante um saldo positivo à formação de atletas pelo Clube.
“Foi um bom ano, conquistamos o tetracampeonato mineiro inédito e fizemos boas campanhas. O saldo que fica, hoje, é termos a certeza de que temos bons atletas, que ainda estão em formação no nosso elenco sub-20. É a certeza de que 40% do nosso elenco profissional foi formado na base. É claro que em todo trabalho queremos conquistar todos os títulos, mas esta não poder ser nossa regra. Nossa regra tem que ser sempre a ideia de preparar bem nossos atletas e colocá-los em condições de servir nossa equipe profissional. Então, acho que este dever está sendo cumprido, é um trabalho de médio longo prazo”, salientou.
“Esta geração, que está saindo da Copinha, muitos ainda vão estar na equipe profissional. Acreditamos nisso, mas claro, ficamos chateados pela derrota de ontem (domingo), contra o Flamengo, pela forma que foi, no final da partida. Machuca um pouco, mas faz parte. Agora, vamos avaliar nossas virtudes e nossos erros e iniciar o ano de 2017, depois das férias, com empenho e dedicação máxima para continuarmos alcançando nossos objetivos”, completou.
Técnico da equipe sub-20 do Cruzeiro, Marcos Valadares ponderou sobre a reestruturação da equipe celeste pouco antes da Copinha, mas enalteceu o lastro conquistado pelos jovens atletas cruzeirenses que, durante a competição, cresceram bastante em diversos quesitos, deixando uma perspectiva muito boa para a próxima temporada.
“É um momento de transição no ano e precisamos, bem em cima da competição, dar uma reformulada, já que jogadores sobem para o profissional, o que, obviamente é algo positivo e valoriza o nosso trabalho. A primeira fase foi importante para nós e temos que valorizar as dificuldades que tivemos, pelos jogos difíceis, que ajudam no crescimento dos atletas, inclusive emocionalmente e mentalmente. Se tivéssemos pego equipes mais fracas e ganhado por um placar elástico, talvez não estivéssemos tão preparados em termos de formação dos nossos atletas. Isto, nós temos que valorizar”, afirmou.
“A equipe cresceu dentro da competição quando enfrentou equipe mais fortes, num momento que a pressão é mais dividida e, assim, o desempenho melhorou bastante. No geral, ficamos muito felizes pelo rendimento da equipe e acreditamos muito no potencial dos nossos atletas. Vamos ter um ano muito legal e o principal: em breve, teremos novos jogadores no profissional”, encerrou.
Jogos do Cruzeiro na Copa São Paulo 2017:
Grupo 22 (Sede em Mogi das Cruzes-SP)
04/01 – Cruzeiro 2 x 0 River-PI – gols: Thonny Anderson e Luan
06/01 – Bragantino-SP 1 x 0 Cruzeiro
08/01 – União Mogi-SP 0 x 2 Cruzeiro – gols: Vander e Marco Antônio
Segunda fase
11/01 – Bahia 0 x 2 Cruzeiro – gols: Vitinho e Cesinha
Terceira fase
13/01 – Bragantino 0 x 3 Cruzeiro – gols: Thonny Anderson, Vitinho e Rick Sena
Oitavas de final
15/01 – Cruzeiro 1 x 2 Flamengo – gol: Tonhão
Artilharia celeste
2 gols: Thonny Anderson e Vitinho
1 gol: Luan, Vander, Marco Antônio, Cesinha, Tonhão e Rick Sena
9804 visitas - Fonte: site oficial