logo

16/1/2017 11:03

James Freitas destaca a integração da base com o profissional

James Freitas destaca a integração da base com o profissional
Da Toca II

Alisson Guimarães

Novo auxiliar técnico fixo da comissão estrelada, o gaúcho James Freitas iniciou oficialmente sua trajetória no Clube na última semana, com o início da pré-temporada 2017.

Amigo antigo de membros da comissão técnica, como o técnico Mano Menezes, o auxiliar Sidnei Lobo, o preparador físico Eduardo Silva e o analista de desempenho Rafael Vieira, James se diz feliz por reencontrar os profissionais no Cruzeiro e também por iniciar uma nova fase em sua carreira.

“Tive a experiência de vivenciar esse cargo de auxiliar recentemente no Grêmio, em 2015 e 2016. Anteriormente, tive a mesma experiência no Guarani do Paraguai. Entendo que as atribuições desta função exigem um profissional inteirado tanto dos atletas que a gente dispõe na categoria de base quanto dos que estão na transição na categoria profissional, sempre tentando liga-los com a comissão técnica do profissional. No Grêmio, tínhamos 60% dos jogadores formados em casa e eles não tinham conhecimento de suas valências físicas, técnicas e psicológicas, e pudemos fazer este acompanhamento e suporte”, revelou.

James ressalta a importância de se trabalhar os diversos aspectos que envolvem o início de carreira de jovens jogadores, que devem ser lapidados nas categorias de base para que eles não sofram tanto impacto quando subirem ao nível profissional.

“Como tenho uma vivência grande com atletas de base, sabemos encontrar o melhor momento, a melhor palavra. É importante dar este suporte diário aos atletas jovens que passam por este momento de transição. Eles ainda não se firmaram na categoria profissional e necessitam de intervenções às vezes técnicas, físicas, ou até mesmo de uma palavra de incentivo, de ajuda, em um âmbito mais psicológico”, reforça.

As amizades de James com alguns membros da comissão técnica estrelada, na opinião do próprio, tendem a facilitar sua adaptação ao Clube. Freitas conhece o preparador físico Eduardo Silva desde 1999, quando trabalharam juntos no Internacional.

Foi também na equipe gaúcha que o auxiliar teve seu primeiro contato com Mano Menezes, entre os anos de 2001 e 2002. Quatro anos mais tarde, eles se reencontraram no Grêmio, época em que conheceu Sidnei Lobo. Outro amigo do profissional é Rafael Vieira, com quem tem amizade de longa data.

“Em qualquer área profissional a convivência tem que ser harmônica. Acho que é um facilitador, não apenas pela questão da amizade, mas também pelo respeito profissional. Entendo que estou aqui não apenas chancelado por eles pela amizade, mas também pelo que posso agregar profissionalmente para a equipe de trabalho. É uma satisfação estar em Belo Horizonte e poder trabalhar em uma grande equipe como o Cruzeiro, de tanta tradição e conquistas”, destacou.

924 visitas - Fonte: site oficial




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.