logo

14/1/2017 21:11

Cinco motivos para o cruzeirense 'esquecer' 2016 e confiar no ambiente da Toca em 2017

Diferenças em relação ao último ano chamam atenção no início de trabalho

Cinco motivos para o cruzeirense esquecer 2016 e confiar no ambiente da Toca em 2017
O clima na Toca da Raposa II não poderia ser melhor. Depois de temporada tumultuada em 2016, a segunda consecutiva sem troféus e disputando a fuga do rebaixamento em boa parte do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro se reergueu na reta final e iniciou 2017 com atmosfera propícia para deixar o torcedor confiar em resultados melhores. O Superesportes listou cinco diferenças cruciais que chamam atenção desde o período de pré-temporada.

1 Presença de Tinga


Diferentemente de 2016, quando a presença do então executivo Thiago Scuro provocava um ambiente mais sisudo, a chegada de Tinga trouxe boas energias para a Toca da Raposa II. Com sorriso sempre aberto e relacionamento próximo com os jogadores, o novo gerente de futebol diminuiu os espaços entre setores do clube e melhorou a convivência da diretoria com os jornalistas. Além disso, Tinga conseguiu convencer o torcedor da importância de seu trabalho no vestiário, tratando diretamente com os atletas. Nas entrevistas, se mostrou humilde para também aprender em seu primeiro trabalho num time grande. A identificação com o Cruzeiro, clube pelo qual foi bicampeão brasileiro, é outro fator que agrega.

2 Manutenção de um treinador reconhecido e testado


Em 2016, o Cruzeiro iniciava a temporada cheio de incertezas. A começar pelo banco de reservas, com Deivid recebendo a primeira oportunidade de sua carreira como treinador. A saída de Mano Menezes para a China, no fim de 2015, já havia sido um banho de água fria no planejamento para a temporada. Além de dividir a opinião do torcedor, o início de trabalho do ex-jogador não mostrou desenvoltura. Em 2017, a história tem capítulos muito diferentes. A permanência de Mano Menezes, já identificado com o clube, cria expectativa de um trabalho coerente e de confiança plena nas tomadas de decisões vindas do banco de reservas.

3 Contratação de um grande reforço


O período pós-bicampeonato levou do Cruzeiro os jogadores mais identificados com o torcedor. A temporada de 2016 acabou e a responsabilidade de ídolo seguiu com o goleiro Fábio, jogador que mais vezes vestiu a camisa celeste. Em 2017, porém, o camisa 1 ganhará um forte concorrente: Thiago Neves foi contratado como o grande reforço para a temporada e exaltado pelos cruzeirenses instantes após ser anunciado, na missa em comemoração aos 96 anos do Cruzeiro. Com história consagrada no Fluminense, o armador desembarca na Toca da Raposa II cercado de expectativa e como o grande nome que faltou ao clube em 2015 e 2016.

4 Atuação pontual no mercado de transferências


Nada de Sánchez Miño, Federico Gino, Matías Pisano ou pacotão de reforços desconhecidos contratado em 2016. Para esta temporada, o Cruzeiro apostou em peças pontuais e jogadores conhecidos pelo grande público. As chegadas de Diogo Barbosa, ex-Botafogo; Luis Caicedo, ex-Independiente del Valle e Hudson, ex-São Paulo, além de Thiago Neves, que estava nos Emirados Árabes Unidos, causam boa impressão e indicam planejamento bem desenhado, com as ações cumpridas no mercado de transferências. De modo geral, bem diferente da última temporada, as contratações ganharam apoio do torcedor celeste. Em enquete realizada pelo Superesportes, 90% dos votantes aprovaram os quatro reforços.

5 Manutenção do grupo


Embora boa parte do grupo tenha permanecido na transição de 2015 para 2016, o Cruzeiro perdeu algumas peças, principalmente do banco de reservas naquela ocasião. Já na pré-temporada, Ceará, Paulo André, Mena, Pará, Willians, Charles, Joel, Leandro Damião, Henrique Dourado e Marinho deixaram à Toca da Raposa II. Em 2017, porém, o único que deixou o clube foi o zagueiro Bruno Rodrigo, que não teve o contrato renovado. O conhecimento de grupo do técnico Mano Menezes certamente será fator determinante para realização de boa temporada.

876 visitas - Fonte: Superesportes




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.