logo

7/1/2017 18:17

Futebol 24h: a intensa rotina da delegação celeste na Copinha

Futebol 24h: a intensa rotina da delegação celeste na Copinha
Rotina. Dentre vários de seus significados, um deles chama a atenção e remete ao que seria uma “prática constante”. Pois é esta definição que especifica muito bem o trabalho realizado pela comissão técnica e jogadores do Cruzeiro durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Sem desligar do meio que a rodeia, a delegação celeste vive intensamente durante todo o dia. De acordo com o treinador Marcos Valadares, a rotina da comissão técnica tem início logo pela manhã e prossegue até as útimas horas da noite, inclusive os momentos de lazer. Tudo isso para que a Copinha seja observada de uma maneira ampla, seja buscando analisar equipes rivais ou avaliando os destaques do torneio.

“A nossa rotina faz com que nosso envolvimento seja o dia inteiro, desde o momento que a gente acorda, sempre de olho e presentes nas refeições dos jogadores, que é um momento de convívio. Na Copa São Paulo, além de estarmos observando equipes que podem ser adversários futuros, estamos atentos aos talentos das outras equipes, avaliando a possibilidade de virem para o Cruzeiro. Ficamos atentos a todo momento”, destacou.

“Assistimos televisão, já que existem programas esportivos que passam os melhores momentos dos jogos e falam dos jogadores que têm se destacado. É importante estarmos ligados, porque sempre surgem jogadores em equipes menores. É importantíssimo fazermos este trabalho, mesmo no momento de lazer, de uma academia, onde a TV está ligada e estamos atentos a tudo que está acontecendo”, completou.

Assim como a comissão técnica, os jogadores cruzeirenses também não se desligam do futebol, como bem ressalta o meia Marco Antônio. Seja na hora do almoço ou no momento de descanso no quarto do hotel, as jovens promessas celestes estão sempre acompanhando partidas e lances de jogos pela internet.

“Quando ligamos a televisão, buscamos o futebol mesmo. Podem ser adversários futuros na Copinha, jogos maiores da Europa que a gente se espelha. É muito importante isso para o aprendizado. Os programas de notícias também nos ajudam a saber de tudo e estar mais ciente do que está acontecendo”, afirmou

“Não é só dentro de campo, que nos preparamos. Fora dele, tem muita coisa envolvida e temos que fazer por onde para estarmos mais bem preparados quando entrarmos em campo”, acrescentou.

No detalhe

Em meio aos integrantes da comissão técnica, um elemento não aparece muito, mas em campo tem seu trabalho claramente mostrado através da evolução, jogo a jogo, evidenciada pelos atletas celestes. Um dos membros do departamento de análise de desempenho do Clube, Thales Affá, é a “mão invisível” que, também trabalhando 24 horas, auxilia bastante o técnico Marcos Valadares.

“Temos a análise de desempenho, que exerce um papel muito importante. No pós-jogo, é feito um trabalho de correção da nossa equipe, um momento para acertarmos as coisas e vermos alguns vídeos para que possamos ajustar o time. No dia anterior ao jogo, o trabalho é mais voltado para o adversário: análise de vídeo para ver como jogam, os principais jogadores, bolas paradas, se é uma equipe que se fecha mais, o sistema de jogo... São coisas importantes para que a gente aumente a possibilidade de ter êxito nas partidas”, salienta o treinador.

“Tudo que pode ser passado aos atletas, como informação, estudo, organização, é sempre importante para que eles aumentem a chance de jogarem bem e se destacarem”, completou.

O trabalho feito pela análise desempenho também é muito elogiado pelos jogadores que, com todos os dados à disposição, entendem exatamente aquilo que pode ser aprimorado de uma partida para outra.

“Admiro muito esta função que o Clube aderiu em todas as categorias, que é a análise de desempenho. Os analistas se doam ao máximo para pegar os mínimos detalhes que, às vezes, passam despercebidos. Ele (Thales) analisa uma, duas, três vezes para passar o melhor para nós e, assim, a gente aprimorar, vendo o que fizemos de bom e ruim, visando o próximo jogo”, enalteceu o meia Marco Antônio.

Com todo este trabalho feito em completa sintonia entre comissão técnica e jogadores, o Cruzeiro volta a Copinha neste domingo, às 19h, contra o União Mogi, em jogo que valerá vaga na próxima fase da competição.

5034 visitas - Fonte: Site oficial




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.