Análise: com bom elenco, Cruzeiro precisa de reforços pontuais e jovens
Comentarista Henrique Fernandes analisa grupo da Raposa para 2017; para ele, diretoria precisa contratar um volante e um atacante de área: "Variar a característica"
Para Henrique, Cruzeiro tem elenco equilibrado e precisa de reforços pontuais (Foto: Washington Alves/Light Press)
Desde que se livrou matematicamente do rebaixamento no Brasileirão 2016, o Cruzeiro já começou a pensar em 2017. O planejamento já começou a mostrar resultados, e a Raposa já contratou dois jogadores para a nova temporada: o lateral Diogo Barbosa, do Botafogo, e o zagueiro equatoriano Caicedo.
Naturalmente, mais contratações vão chegar. Mas para quais posições o clube precisa, realmente, de reforços? O GloboEsporte.com convidou o comentarista Henrique Fernandes, do SporTV, para analisar o elenco celeste já pensando no próximo ano e nos desafios que o clube tem pela frente.
Apesar de não ter tido bons resultados em campo em 2016, o elenco cruzeirense, para Henrique, é bom. O problema é que foi montado durante as competições que disputou e não teve tempo suficiente para brigar por objetivos maiores.
- Entendo como um bom elenco, principalmente depois dos reforços que vieram na janela do meio do ano. Um elenco, porém, que foi montado com o campeonato em andamento e que só na reta final do ano teve tranquilidade para trabalhar. Sóbis, Robinho, Ábila, Rafinha... jogadores com plenas condições de serem titulares do time no ano que vem. Defensivamente, o Cruzeiro é um dos times com mais opções para a zaga.
A saída de Bruno Rodrigo foi reposta à altura com o promissor Caicedo, da Seleção do Equador. Léo e Manoel são jogadores consolidados. A incógnita é Dedé. Se estiver em condições, é titular. Se ele não voltar fisicamente bem, o Cruzeiro pode ter que buscar mais um zagueiro, uma quarta opção para o Brasileiro.
Sobre os setores do campo, Henrique acredita que o Cruzeiro precisa focar os esforços na contratação de um meia defensivo e um atacante de área.
Diogo Barbosa e Caicedo são exemplos do perfil das contratações que o Cruzeiro precisa (Foto: Vitor Silva/SSpress/Botafogo)
- Ao contrário do que pensa Mano Menezes, que já disse abertamente que busca laterais, acho que o Cruzeiro possui boas opções para o setor. De forma geral, o elenco é bem equilibrado. Há a necessidade de um primeiro volante para ajudar na estabilidade defensiva do time, para jogar ao lado de Henrique ou revezando com o atual capitão. Do meio para frente, boas opções. Para variar a característica, talvez valha investir em mais um atacante de área.
Qual o perfil?
Mas qual é o perfil dos jogadores que o Cruzeiro precisa buscar? Experiente ou jovem? Aposta ou aquele cara para chegar e vestir a camisa? Henrique acredita que o clube precisa buscar jogadores que se destacaram no período recente, mas que tenham um bom potencial de revenda - ou seja, atletas jovens, que podem ser vendidos por um valor maior no futuro.
- O Cruzeiro começou o ano de 2016 investindo em jovens e em jogadores do mercado sul-americano. No meio do ano, o perfil foi mudado para jogadores experientes vindos do exterior. Dessa forma, o elenco equilibra bem juventude e experiência.
Para este momento, acho que o interessante é trazer jogadores com potencial de revenda e que tenham se destacado por suas equipes anteriores. É exatamente este o perfil dos dois primeiros reforços já confirmados para 2017, Diogo Barbosa e Caicedo.
8286 visitas - Fonte: globoesporte.com
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Enviar Comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.